Reprodução

Mudanças de Biden na imigração devem beneficiar brasileiros

23.01.21 12:01

As mudanças que o governo de Joe Biden está promovendo na área de imigração devem beneficiar dois grupos de brasileiros. Ao menos é o que prevê o advogado Alexandre Piquet, que atua no setor, com escritório no sul da Flórida.

O primeiro grupo a ser beneficiado deve ser o de brasileiros que entraram ilegalmente nos Estados Unidos quando ainda eram crianças, levados por seus pais. Em 2012, o ex-presidente Barack Obama concedeu uma anistia para 750 mil imigrantes nessas condições, o que os protegeu de deportações (foto). O ex-presidente Donald Trump ameaçou acabar com essa anistia. Assim que assumiu o poder nesta quarta-feira, 20, Biden procurou acalmá-los. Nesta sexta-feira, 22, entrou em vigor uma medida que impede a deportação de imigrantes por 100 dias. Biden também pretende ajudá-los a cursar universidades federais.

Sem documentos, muitos brasileiros que entraram ilegalmente quando pequenos conseguiram estudar em escolas públicas. O problema é que eles não podem ingressar em uma faculdade, porque aí correm o risco de serem deportados pela agência de imigração“, diz Piquet.

O outro grupo que pode ganhar com Biden é o de brasileiros que ainda esperam um visto de trabalho temporário ou um green card. O novo presidente prometeu contratar mais oficiais para trabalhar na agência de imigração. Com mais mão de obra, o tempo de análise dos pedidos deve diminuir. Atualmente, a imigração oferece um serviço em que o interessado paga 2,5 mil dólares para ter sua resposta em 15 dias. Mas muitos pedidos acabam demorando até dois anos na fila. “Antigamente, o tempo de espera era de 90 dias“, diz Piquet.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

Só R$ 1,90* no primeiro mês

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

*depois, 11 x R$ 14,90

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Felipe Moura Brasil, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Escreverei para o Biden pedindo para ele expulsar todos estes brasileiros bozistas que se aglomeram no Sul da Flórida. Eles querem os benefícios dos democratas, mas, no fundo, são racistas e delinquentes igual aos Bozotrumpistas. Pensam que são arianos, mas não passam de cucarachas métodos a besta!

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO