Adriano Machado/Crusoé

Além de blindagem pessoal, Bolsonaro quer ter controle da pauta do Congresso

23.01.21 10:05

Não é mais segredo para ninguém o apoio de Jair Bolsonaro a Arthur Lira, do Progressistas, e Rodrigo Pacheco, do DEM, na disputa pelas presidências da Câmara e do Senado, respectivamente. Seja nas negociações de bastidores ou mesmo nas declarações públicas, a preferência do presidente da República pelos dois candidatos ficou mais do que evidente nas últimas semanas.

As articulações em favor de Lira e Pacheco têm como pano de fundo o interesse do presidente em proteger o próprio mandato, hoje mais ameaçado do que nunca pelo processo de impeachment, que ganha cada vez mais apoio no próprio Parlamento e na sociedade, além de já ser debatido até por ministros do STF.

Para além da blindagem pessoal, Bolsonaro também quer exercer controle sobre a pauta de votações do Congresso Nacional. Defendida reiteradas vezes pelo Planalto, a ampliação do escopo do chamado excludente de ilicitude é um dos temas da lista de prioridades. Em dezembro, Bolsonaro afirmou que “se Deus quiser” o governo conseguirá viabilizar a votação após a eleição das novas mesas diretoras.

Hoje, o Código Penal isenta os cidadãos de punições em três situações: no estrito cumprimento do dever legal, em casos de legítima defesa e em estado de necessidade. Em 2019, Bolsonaro enviou ao plenário um projeto que beneficia, ainda, agentes de segurança e militares envolvidos em operações de Garantia da Lei e da Ordem, GLO, definindo em que situações é justificada a legítima defesa.

A flexibilização da política armamentista é outra pauta no horizonte do Planalto. Neste mês, Bolsonaro afirmou que, a depender de quem assumirá o comando do Congresso, um projeto de lei do Poder Executivo que amplia o porte de armas pode ser colocado em votação, sem especificar a qual proposta se referia.

Há dois anos, os deputados aprovaram um texto substitutivo a um projeto do governo que afrouxa regras para a compra e a posse de armas por colecionadores, atiradores e caçadores, os chamados “CACs”. A matéria aguarda o aval do Senado. No acordo com o plenário, o Planalto apresentou uma nova proposta que trata, em separado, da autorização ao porte de armas para diversas categorias, como guardas municipais e agentes de trânsito. O texto ainda não andou.

Na área econômica, Bolsonaro quer tirar do papel a ampliação da faixa de contribuintes isentos do imposto de renda. O presidente pretende beneficiar os trabalhadores que ganham até 3 mil reais por mês — hoje, não paga o tributo quem tem renda mensal de até 2,3 mil reais. A promessa de campanha era isentar quem recebe até 5 mil reais, mas o Planalto argumenta que as despesas com a pandemia enterraram as chances de emplacar o projeto inicial.

Nesta semana, o presidente falou em alterar também a Lei de Migração, de autoria de Aloysio Nunes Ferreira, antecessor de Ernesto Araújo no Ministério das Relações Exteriores.O texto garante hoje aos imigrantes condições de igualdade com os brasileiros e a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade e o acesso aos serviços públicos de saúde e educação, bem como registro da documentação que permite ingresso ao mercado de trabalho e direito à Previdência Social.

Vamos mudar isso aí? Vamos. Mas depende de muita coisa. Depende de quem está à frente da Câmara, do Senado, da Mesa Diretora, do convencimento junto a parlamentares”, afirmou o presidente em uma transmissão nas redes sociais.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

Só R$ 1,90* no primeiro mês

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

*depois, 11 x R$ 14,90

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Felipe Moura Brasil, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Só o fato do PR apoiar esses dois corruptos já mostra a deslealdade dele para com seus eleitores.Votei nele,mas não pensei que iria ver tamanha incoerência com os discursos que fazia durante tda sua vida política!Só enganação!Fraude eleitoral!

    1. Pqp! Acorda gente! As vezes fletar com o bandido, e a melhor solução! Nesta revista e cheio deles!

    2. Excelente comentário, faço minhas as palavras da Regina. Acrescento que, ele vai entregar tudo para o Centrão e não terá comando de nenhuma pauta. E a blindagem será usada contra JB como chantagem. Deste "acordo" ele vai direto para a guilhotina... É muito burro e mau caráter, não necessariamente nesta ordem...

  2. Os parlamentares que votarem nessa dupla de parceiros de Bolsonaro serão INIMIGOS DA DEMOCRACIA E DO BRASIL! Por sua torpe motivação, estará sendo entronizado um governo ditatorial no país!!!

  3. E as reformas tributária e administrativa ?? Nada ??. E as privatizações ??? nada tbem??. Se esses tópicos não forem apreciados pelo CN será mais um governo medíocre como está sendo. Outra fraude.

  4. Sabe quando um doente mental torna-se definitivamente perigoso para as pessoas e é preciso interná-lo, isolando-o da sociedade?.... Pois é o caso desse psicopata. Internem-no e à sua prole na Papuda, urgentemente, antes que vocês próprios também """percam seu emprego""" com a chegada do """cabo e do soldado"""!!!!! CAPTOU, CONGRESSO NACIONAL?????????????? Tenho certeza de que essa linguagem você entende, com toda certeza agora ficou claro...  congresso nacional.

    1. Essa caterva desgovernante há quase 2 décadas é a nossa pior pandemia que já se tornou endemia!!!! É preciso urgentemente VACINAR o BRASIL!!!!!!

  5. Depois de muitos anos como deputado federal, Bolsonaro sabe muito bem como fazer para ter nas mãos as rédeas do Congresso e, assim, proteção permanente.

  6. NÃO, IDIOTA ANTA ACÉFALO. ERRADO. O QUE BOLSONARO QUER É QUE AO MENOS OS PROJETOS ENTREM NA PAUTA, O QUE ERA IMPEDIDO PELO MAIA BOTAFOGO AMIGO BANDIDO DOS ANTAS TUCANOIDES PILANTROIDES.

  7. Hoje eu estava curtindo Painkiller do Judas Priest e me veio na mente que os bolsonaristas sumiram. Será que eu sou a causa? Sou um exterminador de bolsonaristas? Segue parte da letra traduzida: Mais rápido do que uma bala Com um rugido aterrorizador Enfurecido e cheio de ira Ele é metade homem e metade máquina Pilota o Monstro de Metal Exalando fumaça e fogo Aproximando-se com a vingança impondo-se sobre tudo Ele é o Exterminador E um salvador vem dos céus Em resposta às suas preces

    1. Ricardo, "o cara é foda"?? kkkkkk Segundo a Michele, não. kkkkkkkk

    2. Vocês são doentes mentais? Parece q tem paixão pelo Bolsonaro ! Homem íntegro, honesto! Fala tudo q agente do bem gostaria de falar! Patriota! Fez mais para nós cidadãos comuns do q todos os outros presidentes juntos! O cara e foda!

    3. Paulo, não desafie os Bozistas para um duelo intelectual. Você sabe muito bem que eles não podem fazer este tipo de atividade por limitações genéticas. Afinal de conta não deve ser fácil ter somente dois neurônios!

    4. Você acertou PAULO. Eu sou um servo do governador João Doria. Doria é bonito. Bolsonaro é feio. Doria é viril. Bolsonaro é broxa. Doria cuida das pessoas. Bolsonaro mata as pessoas. Doria é inteligente. Bolsonaro é estúpido. Doria conseguiu as vacinas. Bolsonaro deixou pessoas morrerem por falta de oxigênio. Doria sabe negociar. Bolsonaro sabe fazer palhaçada. Doria é respeitado por todos. Bolsonaro é idolatrado pelo cercadinho. Doria se cerca de pessoas competentes. Bolsonaro de idiotas.

    5. XARÁ PAULO, QUE VERGONHA. LENDO O QUE VOMITOU ABAIXO, CONSTATA-SE QUE SOMENTE ESCREVE ASNEIRAS DESVAIRADAS INSANDECIDAS E RANCOROSAS. ALÉM DE CHUTAR SANDICES, DEVE ESTAR CHEIRANDO MUITA DROGA, OU NÃO DEVE ESTAR TOMANDO SEU REMÉDIO FAIXA PRETA DOBRADA. CARA, VAI SE TRATAR, POIS SEU ODIO TUCANOIDE DORIANA TOSCO O CEGA PARA A REALIDADE.

    6. Jose, escreveu olhando no espelho. Crítica o que escrevi. Se contraponha.

    7. Vamos bolsonaristas reagem. Se organizem e venham para cá. Convoquem o gabinete dos bobos. Coloca o cachorrinho de painel de carro que está no Ministério de Ciência e Tecnologia para trabalhar. Ele não tem diploma do ITA? Coloca o Mendoncinha, a franguinha garnizé. Chama o Alexandre Garcia. Acorda o Olavo de Carvalho. Eu estou humilhando todos os bolsonaristas. Vocês acham que eu exagero quando digo que sou o brasileiro mais inteligente. Provem que eu não sou. Vamos, façam alguma coisa.

  8. e essa de os imigrantes terem os meanoa direitos dos brasileiros ? quem vai pagar essa conta ? É justo ou injusto para com os brasileiros ? o q eata por trás ?

    1. Seria o ideal se não tivéssemos mais de 15 milhões de desempregados. O brexit é resultado do gosto amargo que o Reino Unido sentiu com as fronteiras escancaradas. A Inglaterra vem mostrando o caminho a mais de meio século.

    2. EDVALDO, você é um estúpido. Vários estudos correlacionam países abertos à imigração, com o desenvolvimento da economia. Imigrantes são trabalhadores. Quanto mais aberta uma economia, mais próspera era será. Mentes doentias como a do Bolsonaro são fechadas por natureza. E como inteligência não é o forte dos bolsonaristas, essa ignorância parece fazer sentido

  9. Vão vendo com o que esse estrupicio se ocupa! Essa obsessão por armas, de duas uma:- ou é patológica ou ele tem algum interesse não confessado. Tudo desse mandrião tem a ver com morte. Ele cultua a violência letal! Onde essas pautas beneficiam o povo e o pais? É preciso defenestra-lo do poder antes que faça mais sandices. #impeachmenturgente

    1. Ele,o monstro do lago Paranoá deveria ser abençoado, ungido, batizado com uma Golden shower para desenrustir os desejos da flor de sua pele e aliviar a mente, mas isso poderá ser ruim para nós ou muito ruim, para ele seria a realização,mas liberar essa fera enrustida teria suas consequências.

  10. Medidas TOSCAS ! Apenas..Nada de Reformas estruturais,nada de privatizações nem tributaria NADA !! P Guedes entrou numa fria ,pois esse cara é maluco e despreparado..agora vai ser " marmita " do centrão...

  11. Bolsonaro tem um objetivo em querer armar parte da população, quem não é segredo para ninguém. Ele quer criar uma milícia armada para defendê-lo. Mas toda ação gera uma reação. Bolsonaro e todos os bolsonaristas são estúpidos. São incapazes de fazer um raciocínio sistêmico. Na tomada de decisão, eles só enxergam às árvores, porém existe uma floresta. Imagina eu, um cidadão que nunca pensou em ter uma arma. De repente eu me sinto ameaçado, porque várias pessoas desequilibradas compraram.

    1. Verdade Jose. Deve ser por isso que você se limitou a escrever de forma tão sucinta. Nem provocando vocês reagem. Vocês são muito limitados intelectualmente. Por isso que gostam do autoritarismo. Somente através da força pensam que podem subjugar os outros. Má notícia Jose. A força bruta não está nos músculos ou nas armas. A maior força agora é a mente.

    2. Concluindo. Um líder de verdade tem que se concentrar em cuidar do seu povo. Isso Bolsonaro foi incapaz de fazer. O impeachment dele já é ponto pacífico no Brasil. Isso nem uma guerra pode impedir.

    3. Minha decisão racional quanto a minha segurança, é também comprar uma arma, ou talvez mais de uma, ou uma mais mortífera. Mas Bolsonaro ou o déspota de plantão, pode colocar barreiras para que pessoas de bem tenham acesso. Isso fazia sentido no passado. Hoje temos impressoras 3D que podem fabricar armas ou qualquer outra coisa em pequenos galpões. E mais, temos outras estratégias de enfrentamento à tirania: guerrilha cibernética, uso da biologia para matar.

  12. Fiquemos de olhos bem abertos para partidos e políticos que apoiam tais "maracutaias". A imprensa precisa divulgar o nome de cada um que compactuar com essa traição ao povo brasileiro. Não podem se reeleger nunca mais.

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO