Mourão admite que 'orçamento secreto' é 'manobra' para beneficiar base aliada
Hamilton Mourão (foto) afirmou nesta quarta-feira, 17, que o governo Jair Bolsonaro usa o chamado "orçamento secreto" como manobra para beneficiar a base aliada ao Planalto. O vice-presidente da República avaliou que a execução das emendas de relator, classificadas como RP9, "foge dos princípios da administração pública". "Onde está a impessoalidade, a publicidade, uma vez...
Hamilton Mourão (foto) afirmou nesta quarta-feira, 17, que o governo Jair Bolsonaro usa o chamado "orçamento secreto" como manobra para beneficiar a base aliada ao Planalto. O vice-presidente da República avaliou que a execução das emendas de relator, classificadas como RP9, "foge dos princípios da administração pública".
"Onde está a impessoalidade, a publicidade, uma vez que você não sabe para onde está indo esse recurso e, principalmente, a eficiência do gasto? O gasto público tem de ser eficiente, atender a um projeto e a uma necessidade", comentou, em entrevista ao portal Uol.
O número dois do governo, no entanto, afirmou que o movimento não pode ser comparado ao Mensalão, escândalo de compra de votos ocorrido em 2005, durante a gestão Lula.
"É totalmente diferente, né? O Mensalão era dinheiro, como dizia ... Quando eu morei na Venezuela, eu era adido militar lá, havia o auxiliar do adido da República Dominicana que dizia que o Hugo Chávez comprava os parlamentares a “billete limpio”. Ou seja, colocava o dinheiro na mão", pontuou o general. "Isso daí [orçamento secreto] é o uso do orçamento, de manobras orçamentárias, em benefício daqueles que apoiam o governo", emendou.
O vice-presidente acrescentou que, em sua percepção, a negociação de emendas faz parte do "presidencialismo de coalizão" e avaliou que o orçamento é "sequestrado aos poucos" há anos. Mourão deu exemplos. Ele lembrou que, na gestão Dilma Rousseff, houve a criação das emendas impositivas e, no governo Temer, das emendas de bancada.
Mourão afirmou ser "nítido" que a gestão Bolsonaro enfrentou problemas de interlocução e, por isso, passou a negociar emendas. "Passamos quase dois anos para conseguir ter uma base dentro do Congresso", admitiu.
A execução das emendas do "orçamento secreto" foi suspensa por decisão da ministra Rosa Weber em 5 de outubro. Na última semana, o plenário do STF referendou a liminar. Os magistrados entenderam que recursos da União têm sido distribuídos por meio das emendas de relator do Orçamento, sem critérios técnicos, às vésperas de votações de interesse do Palácio do Planalto.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Claudio Arraez
2021-11-19 00:19:44Sinto muito Sr Vice, a forma é diferente, mas é desvio de dinheiro público com finalidades diversas, ou seja é corrupção, de o nome correto, não floreies!!!
Leandro Domingues
2021-11-18 15:42:12Mourão está no governo errado, parece ser mais democrático que o Capetão obtuso.
Maria
2021-11-18 13:33:24MORO PRESIDENTE 2022!🇧🇷🇧🇷🇧🇷
Benedicto
2021-11-18 11:38:19Bolsonaro quer sequestrar os precatórios, falta pouco para sequestrar a poupança como fez o faminto Collor que por sinal é o amigo inspirador do Capitão.
Amaury Feitosa
2021-11-18 08:53:40só falta a Mourão ser vice do Ciro . com estes amigos tu tá lascado Bolsonaro.
Leandro
2021-11-18 08:28:59Esse governo acabou e não sabe. As propostas q estão rolando no senado são um misto de calote de Collor com um mensalão de Lula, com uma capa de q e’ pra atender a população mais pobre. Até vai ajudar, mas R$20 bilhões, são pra comprar votos dos deputados. Moro22 pra botar essa gente na cadeia.
Palhaço Bozo
2021-11-17 22:07:50Por onde será que andam as bandeiras de "política nova", "transparencia governamental" e "contra o toma-la-da-ca"? Pois esse atual governo nunca se preocupou em defender elas. Pensei que o ato de eleger Bolsonaro fosse para acabar com a velha política facilitadora da corrupção, do compadrio criminoso e da miséria. Não adianta querer inventar pelo em ovo, é impossivel querer defender esse atual governo e criticar os anteriores. Me pergunto quem era o poste afinal de contas?
Rogério
2021-11-17 21:53:05General Mourão Apoiou o FIM da #LavaJato.
Nyco
2021-11-17 20:46:19O Gal. Mourão é portador de uma virtude que os MUARES doutrinados não compreendem: A Lealdade. __ Só quem viveu uma vida inteira regida por um código de ética e conduta sabe o que isso significa. MITO reeleito em 2022, facinho, facinho, ..
KEDMA
2021-11-17 19:44:58General Mourão, está na hora do senhor sair dessa balbúrdia.