Adriano Machado/Crusoé

Moro no STF seria risco para Lava Jato, alertam aliados a Bolsonaro

22.10.18 15:45

Parte dos aliados de Jair Bolsonaro ligados ao mundo jurídico desaconselha o presidenciável do PSL a, se eleito, indicar o juiz federal Sérgio Moro (foto) para o Supremo Tribunal Federal (STF).

Esses bolsonaristas argumentam que a indicação de Moro pode prejudicar a Operação Lava Jato. O magistrado não poderia julgar no STF os recursos questionando decisões dele na primeira instância.

Se eleito, Bolsonaro poderá indicar pelo menos dois ministros do Supremo. Um para substituir o decano Celso de Mello, que se aposenta em 2020. Outro para a vaga do ministro Marco Aurélio Mello, que terá de deixar a corte em 2021.

O nome de Moro foi sugerido em entrevista do presidente do PSL, Gustavo Bebianno, neste domingo, 21, publicada em O Estado de S. Paulo.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Moro não poderá ser ministro do STF. Existe uma regra constitucional para admissão de ministros. Existem na fila vários desembargadores e procuradores à espera das vagas. Já disse em outro comentário e repito neste aqui, esse governo Bolsonaro vai ser o mais engessado pelo Judiciário com essas ações impensáveis de Bolsonaro. Mas..., ele vendeu esse peixe para um bando de irracionais.

    1. O nobre escriba Max está coberto de razão: existem os cânones para serem cumpridos e um deles é a Constituição Federal . Sei também que os magistrados do STJ terem prioridades na escolha de acesso ao STF. A gente sabe -- e toda a torcida do Fluminense Futebol Clube também -- que o nome para essa vaga seria do eminente Juiz SÉRGIO MORO. Mas assim que ele lá estiver instalado em sua cadeira curul, certamente vai deparar com as condenações promovidas por ele!

  2. De pleno acordo com a reportagem, para um juiz integro como Moro, em chegando ao stf, nos casos acima citados, vai sim se declarar impedido, o que não é o caso de Gilmar, Lawando e Toffoli, três péssimos exemplos de conduta moral e ética.

  3. Pensando desta maneira, certamente seria uma perda INESTIMADA. Mas, por outro lado, todos os que ainda não foram julgados (por foro privilegiado) teriam certamente o seu destino correto.

  4. E o Ministério da Justiça, não seria um posto estratégico para fortalecer a operação? Moro escolheria a dedo aqueles que comandariam com ele a Lava-Jato.

  5. Não acredito que Sérgio Moro seja o único Juiz honesto com vontade de trabalhar dentre 3000 juízes na ativa?? Jesus este judiciário é caro de + para sociedade

  6. Creio que Moro é mais importante para o país à frente da Lava Jato. Não podemos deixar que esse importante instrumento de Limpeza se desfaça em mãos não tão competentes.

  7. Na verdade haverão 3(três) novas indicações, só que uma delas, aberta pela prometida aposentadoria do Gilmar Mendes até o reveillon 2.019, será feita ainda pelo atual governo Temer que, desejoso de concluir com chave de ouro, abrilhantará ainda mais a sua despedida consultando o Capitão.

    1. O importante é ser a favor da prisão após condenado em segunda instância

Mais notícias
Assine agora
TOPO