Crusoé
04.08.2026 Fazer Login Assinar
Crusoé
Crusoé
Fazer Login
  • Acervo
  • Edição diária
Edição Semanal
Pesquisar
crusoe

X

  • Olá! Fazer login
Pesquisar
  • Acervo
  • Edição diária
  • Edição Semanal
  • Entrevistas
  • O Caminho do Dinheiro
  • Ilha de Cultura
  • Leitura de Jogo
  • Poder
  • Colunistas
  • Assine já
    • Princípios editoriais
    • Central de ajuda ao assinante
    • Política de privacidade
    • Termos de uso
    • Política de Cookies
    • Código de conduta
    • Política de compliance
    • Baixe o APP Crusoé
E siga a Crusoé nas redes
Facebook Twitter Instagram

Moro e Dallagnol eram para ser outra coisa

No Brasil, a máxima segundo a qual na política não existem inimigos, somente adversários ultrapassa o limite do saudável e adentra o campo do cinismo e do seu substrato, a falta de princípios. Veja-se o caso recentíssimo de Geraldo Alckmin. Em nome da defesa da democracia -- dama que agora tem de reservar horários para...

avatar
Mario Sabino
4 minutos de leitura 22.08.2022 12:33 comentários 10
Moro e Dallagnol eram para ser outra coisa
Deltan Dallagnol (esq.) e Sergio Moro, ainda juiz, em evento sobre a Lava Jato
  • Whastapp
  • Facebook
  • Twitter
  • COMPARTILHAR

No Brasil, a máxima segundo a qual na política não existem inimigos, somente adversários ultrapassa o limite do saudável e adentra o campo do cinismo e do seu substrato, a falta de princípios. Veja-se o caso recentíssimo de Geraldo Alckmin. Em nome da defesa da democracia -- dama que agora tem de reservar horários para dar conta de tantos socorristas --, ele aliou-se a Lula, a quem chamava dos piores nomes e colocava-se como antípoda.

Dado o exemplo, adentremos o assunto espinhoso: o aceno de Sergio Moro a Jair Bolsonaro e a declaração de Deltan Dallagnol de que votará em Jair Bolsonaro em eventual segundo turno contra Lula. As duas figuras (na foto) emblemáticas da Lava Jato estão dispostas a apoiar o presidente da República cujo PGR ajudou a abater a operação anticorrupção, o presidente da República que entregou de vez a chave do cofre para o Centrão, o presidente da República que interferiu politicamente na Polícia Federal, para deter investigações que atingiriam em cheio os seus filhos, causando a saída de Sergio Moro do governo.

O aceno do ex-juiz foi num filmete de propaganda da sua campanha a senador pelo Paraná. Ele garantiu que "jamais" se aliaria ao PT. "Isso é impossível. Eu decretei a prisão do Lula, eu desmontei o esquema de corrupção do PT junto com as empreiteiras, como a Odebrecht. A Odebrecht tinha um departamento de propina e um dos principais clientes eram (sic) lá políticos vinculados ao Partido dos Trabalhadores. Jamais estarei ao lado do PT e do Lula, você pode escrever na pedra. Em relação ao Bolsonaro, uma coisa eu posso dizer: nós temos o mesmo adversário".

Já Deltan Dallagnol respondeu a um seguidor das suas redes sociais: "Por mais que eu não goste de muitas atitudes do atual governo, simplesmente não há nada pior e mais ameaçador para o o futuro do Brasil do que o PT e o ex-presidente Lula voltarem para a cena do crime".

De fato, só os muito tolos ignoram que o PT e Lula, uma vez reinstalados no Palácio do Planalto, vão aparelhar novamente a inteira máquina estatal, contaminando-a ideologicamente e abrindo espaço para novos esquemas de corrução, ainda que de maneira edulcorada por molduras institucionais, tal como Jair Bolsonaro fez com as emendas de relator. Estaremos diante, novamente, de um partido com um projeto de poder autoritário, que se especializou em minar a democracia de dentro para fora -- estratégia oposta à do atual presidente, que pretendia fazê-lo de fora para dentro, mas sem contar com estrutura para tanto, o que não o faz menos culpado, talvez só menos perigoso sistemicamente.

A ojeriza de Sergio Moro e Deltan Dallagnol ao PT é, portanto, legítima, e nem é preciso elencar os motivos pessoais para as suas posições. Ambos foram -- e ainda são -- objeto de vendetta da organização e do seu chefão. Mas eles precisavam colocar-se ao lado de Jair Bolsonaro? Não teriam aí adentrado o campo do cinismo e da falta de princípios? Ter um adversário em comum, em eventual segundo turno, deveria levá-los a dar uma piscadela a Jair Bolsonaro?

As perguntas são pertinentes porque, até o início do ano, Sergio Moro e Deltan Dallagnol colocavam-se como arautos da terceira via, símbolos que são -- ou eram -- de uma almejada limpeza e renovação do cenário político brasileiro. Agora, ao aceitar o jogo da polarização, eles se comportam como políticos não muito diferentes dos demais. Alguns dirão que o pragmatismo se impõe a idealismos e que quem entra na chuva é para se molhar. Só que a chuva, no Brasil, é de lama. Só que Sergio Moro e Deltan Dallagnol eram para ser outra coisa. Pena. Mais uma vez, o homem é sua circunstância.

Diários

Comando Sul dos EUA anuncia "total pressão" sobre cartéis

Redação Crusoé Visualizar

Renato Bolsonaro declara patrimônio R$ 2,9 milhões menor ao TSE

Redação Crusoé Visualizar

Família de Xandão perde para Alessandro Vieira na Justiça

Redação Crusoé Visualizar

Irã executa duas pessoas acusadas de espionagem para Israel

Redação Crusoé Visualizar

O embate entre Renan e Lula

Duda Teixeira Visualizar

75% já decidiram o voto e não vão mais mudar, aponta Nexus

Redação Crusoé Visualizar

Mais Lidas

75% já decidiram o voto e não vão mais mudar, aponta Nexus

75% já decidiram o voto e não vão mais mudar, aponta Nexus

Visualizar notícia
A missão (quase impossível) de Eduardo Leite no RS

A missão (quase impossível) de Eduardo Leite no RS

Visualizar notícia
Bolsonarismo dobra aposta na irracionalidade

Bolsonarismo dobra aposta na irracionalidade

Visualizar notícia
"Extremamente grave", diz TI Brasil sobre encontro "discreto" articulado por Wagner

"Extremamente grave", diz TI Brasil sobre encontro "discreto" articulado por Wagner

Visualizar notícia
Hilton defende cancelamento de programa com Kataguiri como "livre-mercado"

Hilton defende cancelamento de programa com Kataguiri como "livre-mercado"

Visualizar notícia
Janaina Paschoal se rebela contra cacique do PP

Janaina Paschoal se rebela contra cacique do PP

Visualizar notícia
O embate entre Renan e Lula

O embate entre Renan e Lula

Visualizar notícia
Procura-se um vice

Procura-se um vice

Visualizar notícia
Quem ganha na briga entre nacionalismo petista e bolsonarista

Quem ganha na briga entre nacionalismo petista e bolsonarista

Visualizar notícia
"Somos próximos do governo, igual irmãos Batista"

"Somos próximos do governo, igual irmãos Batista"

Visualizar notícia

Tags relacionadas

Artigo

campanha eleitoral

Crusoé

Deltan Dallagnol

eleições de 2022

Lula

Mario Sabino

PT

Sergio Moro

< Notícia Anterior

RealTime Big Data: França lidera corrida ao Senado em SP com 28%

22.08.2022 00:00 | 4 minutos de leitura
Visualizar
Próxima notícia >

Moraes ordena que PF identifique membros do grupo "Caçadores de ratos do STF"

22.08.2022 00:00 | 4 minutos de leitura
Visualizar
author

Mario Sabino

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

Comentários (10)

Victor

2022-09-04 11:35:45

Essa ação dos dois não significou aceno para Bolsonaro. Isso é uma interpretação sua. A mensagem foi muito clara. No caso do Moro, foi por causa de uma notícia plantada de que o União Brasil iria apoiar o PT. E o Deltan falou do seu voto, não pediu voto para Bolsonaro. Nessa aí você exagerou, Sabino.


Mário

2022-08-27 20:38:23

Concordo com a sábia reflexão de Mário Sabino. Eu diria apenas que está faltando espírito de Estadista. Quem é patriota e não alinha com maracutais, tem de apoiar uma terceira via, nem que ela seja derrotada pela mediocridade e falta de cultura democrática e cívica do povo brasileiro


Maria de Lourdes P C de Paula

2022-08-26 08:35:22

Eu votarei em branco no segundo turno mas um político tem que se posicionar. Isso não quer dizer que eles concordam plenamente com o candidato. Por acaso já perguntaram em quem Álvaro Dias vai votar no segundo turno?. Ciro Gomes é cobrado até hoje por ter ido para Paris.


PAULO

2022-08-25 17:17:35

Sim, estão jogando como se a eleição já estivesse decidida.


Marcia

2022-08-25 12:20:54

Acho o governo do Bolsonaro uma m, mas eu também não vou votar no Lula. Então minha posição é a mesma do Moro e do Deltan. Voto nulo não resolve nada.


Jefferson

2022-08-25 09:48:13

Acho tudo muito lamentável. Eu votarei NULO.


Cida

2022-08-24 22:38:16

Mario: eu o admiro muito mas discordo desse artigo. Moro não votar em Lula é o óbvio esperado. Ele não disse que votará em Bolsonaro. Disse que têm o mesmo inimigo, o que é verdade. Daí a afirmar que votará no Bozo...tem uma distância muito grande! Duvido que Moro vote em algum deles. Inconcebível votar no Bolsonaro. Simples assim! Fiquei decepcionada com a declaração do Dalagnol! Não dá para dar o voto a nenhum dos dois candidatos à Presidente que estão à frente nas pesquisas, infelizmente!


Marilda Antonini Ribeiro Bastos

2022-08-24 16:52:24

é isso mesmo..... uma vergonha.... o PT é uma calamidade, e Bolsonaro não é oposição....são todos iguais.... Sergio Moro e Dallangnol são ingênuos ou, o que é triste, têm uma visão política muito ruim e comprometedora...fica parecendo que estão apenas empenhados em salvar a própria pele


Rose

2022-08-24 13:54:54

Quero acreditar que o objetivo deles é maior. Entrar na política, uma vez dentro poderão tentar semear a honestidade, a competência e a verdade. Mário meu querido. Vamos dar uma chance a eles?


Roberto

2022-08-24 09:02:41

Este é o segundo comentário que faço neste artigo. O primeiro foi censurado!


Torne-se um assinante para comentar

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

Comentários (10)

Victor

2022-09-04 11:35:45

Essa ação dos dois não significou aceno para Bolsonaro. Isso é uma interpretação sua. A mensagem foi muito clara. No caso do Moro, foi por causa de uma notícia plantada de que o União Brasil iria apoiar o PT. E o Deltan falou do seu voto, não pediu voto para Bolsonaro. Nessa aí você exagerou, Sabino.


Mário

2022-08-27 20:38:23

Concordo com a sábia reflexão de Mário Sabino. Eu diria apenas que está faltando espírito de Estadista. Quem é patriota e não alinha com maracutais, tem de apoiar uma terceira via, nem que ela seja derrotada pela mediocridade e falta de cultura democrática e cívica do povo brasileiro


Maria de Lourdes P C de Paula

2022-08-26 08:35:22

Eu votarei em branco no segundo turno mas um político tem que se posicionar. Isso não quer dizer que eles concordam plenamente com o candidato. Por acaso já perguntaram em quem Álvaro Dias vai votar no segundo turno?. Ciro Gomes é cobrado até hoje por ter ido para Paris.


PAULO

2022-08-25 17:17:35

Sim, estão jogando como se a eleição já estivesse decidida.


Marcia

2022-08-25 12:20:54

Acho o governo do Bolsonaro uma m, mas eu também não vou votar no Lula. Então minha posição é a mesma do Moro e do Deltan. Voto nulo não resolve nada.


Jefferson

2022-08-25 09:48:13

Acho tudo muito lamentável. Eu votarei NULO.


Cida

2022-08-24 22:38:16

Mario: eu o admiro muito mas discordo desse artigo. Moro não votar em Lula é o óbvio esperado. Ele não disse que votará em Bolsonaro. Disse que têm o mesmo inimigo, o que é verdade. Daí a afirmar que votará no Bozo...tem uma distância muito grande! Duvido que Moro vote em algum deles. Inconcebível votar no Bolsonaro. Simples assim! Fiquei decepcionada com a declaração do Dalagnol! Não dá para dar o voto a nenhum dos dois candidatos à Presidente que estão à frente nas pesquisas, infelizmente!


Marilda Antonini Ribeiro Bastos

2022-08-24 16:52:24

é isso mesmo..... uma vergonha.... o PT é uma calamidade, e Bolsonaro não é oposição....são todos iguais.... Sergio Moro e Dallangnol são ingênuos ou, o que é triste, têm uma visão política muito ruim e comprometedora...fica parecendo que estão apenas empenhados em salvar a própria pele


Rose

2022-08-24 13:54:54

Quero acreditar que o objetivo deles é maior. Entrar na política, uma vez dentro poderão tentar semear a honestidade, a competência e a verdade. Mário meu querido. Vamos dar uma chance a eles?


Roberto

2022-08-24 09:02:41

Este é o segundo comentário que faço neste artigo. O primeiro foi censurado!



Notícias relacionadas

Comando Sul dos EUA anuncia "total pressão" sobre cartéis

Comando Sul dos EUA anuncia "total pressão" sobre cartéis

Redação Crusoé
03.08.2026 20:49 3 minutos de leitura
Visualizar notícia
Renato Bolsonaro declara patrimônio R$ 2,9 milhões menor ao TSE

Renato Bolsonaro declara patrimônio R$ 2,9 milhões menor ao TSE

Redação Crusoé
03.08.2026 17:30 2 minutos de leitura
Visualizar notícia
Família de Xandão perde para Alessandro Vieira na Justiça

Família de Xandão perde para Alessandro Vieira na Justiça

Redação Crusoé
03.08.2026 15:23 4 minutos de leitura
Visualizar notícia
Irã executa duas pessoas acusadas de espionagem para Israel

Irã executa duas pessoas acusadas de espionagem para Israel

Redação Crusoé
03.08.2026 12:59 2 minutos de leitura
Visualizar notícia

Variedades

Ver mais

Homem-Aranha destrona Vingadores e quebra recorde de maior bilheteria em estreia

Homem-Aranha destrona Vingadores e quebra recorde de maior bilheteria em estreia

Visualizar notícia
Mesmo com a suspensão de venda da Fifa, Uefa mantém plano de tirar Infantino da presidência

Mesmo com a suspensão de venda da Fifa, Uefa mantém plano de tirar Infantino da presidência

Visualizar notícia
Goleiro de seleção chega a novo clube ovacionado pela torcida em aeroporto

Goleiro de seleção chega a novo clube ovacionado pela torcida em aeroporto

Visualizar notícia
Administração vai desligar escadas rolantes e acesso ao Cristo Redentor será limitado

Administração vai desligar escadas rolantes e acesso ao Cristo Redentor será limitado

Visualizar notícia
Meio-campista campeão do mundo com a Seleção Brasileira em 2002 é internado nos EUA

Meio-campista campeão do mundo com a Seleção Brasileira em 2002 é internado nos EUA

Visualizar notícia
Apresentadora ex-Globo e CazéTV é anunciada por canal internacional

Apresentadora ex-Globo e CazéTV é anunciada por canal internacional

Visualizar notícia

Crusoé
o antagonista
Facebook Twitter Instagram

Acervo Edição diária Edição Semanal

Redação SP

Av Paulista, 777 4º andar cj 41
Bela Vista, São Paulo-SP
CEP: 01311-914

Acervo Edição diária

Edição Semanal

Facebook Twitter Instagram

Assine nossa newsletter

Inscreva-se e receba o conteúdo de Crusoé em primeira mão

Crusoé, 2026,
Todos os direitos reservados
Com inteligência e tecnologia:
Object1ve - Marketing Solution
Quem somos Princípios Editoriais Assine Política de privacidade Termos de uso