Moro diz que tinha salário mensal de US$ 45 mil na Alvarez & Marsal
O presidenciável Sergio Moro (foto) revelou nesta sexta-feira, 28, que recebia um salário bruto mensal de 45 mil dólares da Alvarez & Marsal, empresa localizada em Washington, nos Estados Unidos, na qual trabalhou como consultor depois de deixar o Ministério da Justiça e Segurança Pública. O valor equivale a 242,5 mil reais por mês, na cotação...
O presidenciável Sergio Moro (foto) revelou nesta sexta-feira, 28, que recebia um salário bruto mensal de 45 mil dólares da Alvarez & Marsal, empresa localizada em Washington, nos Estados Unidos, na qual trabalhou como consultor depois de deixar o Ministério da Justiça e Segurança Pública. O valor equivale a 242,5 mil reais por mês, na cotação atual.
Especializada em recuperações financeiras judiciais, a consultoria tem entre os clientes empresas que foram alvos da Operação Lava Jato.
"Foi combinado que eu receberia um salário, nos Estados Unidos, de 45 mil dólares por mês. Considerando todos os descontos de impostos, no fundo, dava metade, dava mais ou menos uns 24 mil dólares por mês. O imposto lá nos Estados Unidos é bastante caro também", afirmou, em uma transmissão ao vivo.
Moro disse ainda que embolsou mais um bônus de 150 mil dólares, o que equivale a cerca de 800 mil reais. Dessa quantia, ele disse que devolveu 67 mil dólares em outubro do ano passado por ter encerrado o contrato antes do previsto para poder disputar as eleições de 2022.
O pré-candidato do Podemos ao Planalto fez questão de dizer que não "enriqueceu" na empresa. "Eu fui trabalhar e recebi um bom salário, porque, veja, além de todo o histórico e do reconhecimento internacional do meu trabalho na Lava Jato, eu recebi prêmios internacionais. É normal que você tenha, com todas essas qualificações, um salário bom".
Nesta sexta-feira, Moro repetiu que atuou na área de compliance da empresa. "Qual era meu trabalho lá? Não era defender quem fez coisa errada, não era em um escritório de advocacia. Era fazer aquilo que a gente chama de compliance anticorrupção: ensinar as empresas a fazer a coisa certa e não pagar suborno, criar mecanismos para a prevenção da prática de crimes", explicou.
O ex-juiz acrescentou que uma cláusula em seu contrato impedia que ele atuasse em processos relacionados a empresas comprometidas pela Lava Jato, como a Odebrecht. "Quando eu entrei na Alvarez & Marsal, para evitar qualquer confusão, eu falei: 'Olha, vamos colocar uma cláusula dizendo, especificamente, que eu não prestarei nenhum serviço de investigação ou de compliance anticorrupção para empresa envolvida na Lava Jato", contou.
Moro anunciou os recebimentos nas redes sociais após investidas do Tribunal de Contas da União e de adversários políticos. Na corte, a pedido do procurador Lucas Furtado, o ministro Bruno Dantas determinou que a Alvarez & Marsal detalhasse os rendimentos do ex-juiz no âmbito de um processo que investiga o ex-juiz por suposto conflito de interesses.
A empresa, porém, negou as informações, pois uma cláusula de confidencialidade impede que os valores sejam revelados, salvo se ela e o ex-juiz concordarem com a divulgação ou por meio de ordem judicial. Moro, então, decidiu abrir as contas.
Para além do TCU, parlamentares do PT e do Centrão chegaram a costurar a instauração de uma Comissão Parlamentar de Inquérito para apurar a atuação de Moro na consultoria norte-americana. Quando percebeu que a CPI esbarrava numa questão jurídica e poderia representar um tiro no pé, caso fosse adiante e não encontrasse irregularidades, o PT recuou.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Nilton Perez
2022-01-30 09:47:28O Bruno Dantas parece ser a fonte da Jornalista Renata Agostini, ela só publica a versão dele na CNN, emissora que cada vez mais deixa de ser imparcial.
Maria
2022-01-29 23:03:21MORO PRESIDENTE 2022! 🇧🇷🇧🇷🇧🇷
Eduardo
2022-01-29 19:33:13O precedente foi aberto, agora seria hora de todos os prováveis candidatos a presidente estarem obrigados a declarar, publicamente, seus ganhos, indicando fontes, serviços prestados e valores.
JO EL
2022-01-29 14:30:08Este sim tem carater, transparencia, honestidade para ser o PR que nos inspira confianca. Quem mais no Brasil de hoje faria isso, certamente nenhum outro, sobretudo no mundo politico onde impera a corrupcao da qual Moro sempre foi e sera um dos maiores combatentes.Este sim, merece ser PR do Brasil pra novamente combate-la com todas as forcas que almejam um Brasil o mais isento possivel deste cancer da corrupcao. NEM PASSADO, NEM PRESENTE, MORO PRESIDENTE. Jair caindo fora.
Sillvia2
2022-01-29 11:09:15O Brasil 🇧🇷 decente aguarda a abertura das contas de Bolsonaro e seus familiares, quanto ao exuberante patrimônio imobiliário já conhecido, bem como as de Lula, suas palestras, sítio com brinquedos dos netos etc etc etc
KEDMA
2022-01-29 10:04:01Foi muito bom ver a transparência do comunicado do Moro. Vamos aguardar o próximo ataque dos maniqueístas de plantão. #Moro2022!
Jose
2022-01-29 09:25:35Kkkkkkkkkkkk. Agora tem bozista querendo evoluir para ser morista, kkkk. Tudo, claro, baseado em profundas análises, como se bozista fosse capaz de qualquer capacidade cognitiva, kkkkkkkkkkkkkkk. Estou morrendo de tanto rir. Paulo, o que você acha desta conversão surpreendente? Será que a criatura ganhou um neurônio a mais por causa de alguma nova mutação?
AMAURY FEITOSA
2022-01-29 08:51:22questão é simples e óbvia pura perseguição a Moro coisa que mais de uma vez alertei em análises feitas aqui .. é mais um movimento da guerra revolucionária suja promovida pela quadrilha e tentáculos arrogantemente mostrada publicamente pelo criminosos Zédirceu e ninguém deu importância .. onde estavam os órgãos se segurança do Estado que engolem tantas ilegalidades de forma tão passiva? ainda há tempo de usar a proteção institucional do Estado e enquadrar esta escória ou o lixo virá fatal.
Odete6
2022-01-29 00:31:54QUEM PODE, PODE!!! MÉRITO TOTAL!!! Inteligente, íntegro, honrado, bom caráter, talentoso, preparado, capaz, competente, brilhante e trabalhador!!! O ESTUDO E O TRABALHO HONESTO E DIGNO COMPENSAM, captou corruptalha mequetrefe???!!! Que país no mundo não gostaria de ter o privilégio e a sorte de poder eleger um SUPER PRESIDENTE DA REPÚBLICA como ESTE???
VIDAL
2022-01-28 22:33:18Está claro o seguinte: Moro é o único candidato antissistema, o único da história política de centro do centro (para o juízo esclarecido de Aristóteles a virtude está no meio), o único que irá informar para a nação sua vida financeira privada, o único que não é político profissional, o único que é atacado por todos exceto os que acreditam que tudo pode ser melhor e o único no qual só existem dois motivos para não se votar: ter cargo no Governo Bolsonaro ou perdido algum nos do PT. Namastê!