Pedro Ladeira/Folhapress

PSOL pede ao MPF investigação de Damares por apoio a antivacinas

28.01.22 19:24

A bancada do PSOL na Câmara pediu a investigação da ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves (foto), pela edição de uma nota técnica contrária ao passaporte vacinal e à obrigatoriedade da imunização de crianças — no documento, a pasta abre o principal canal de denúncias do governo a antivacinas que se sintam “discriminados“.

Os parlamentares classificaram a nota como “irresponsável“. Na representação, eles destacam a explosão de casos de Covid-19 e a lotação de UTIS e afirmam que a posição do ministério colide com o entendimento da comunidade científica sobre a importância da imunização.

Colocar pessoas não-vacinadas como um ‘grupo discriminado’, como pretende a nota supracitada, é um insulto aos vitimados pela covid-19 e é um evidente incentivo à não-vacinação, mesmo com o quase-colapso do sistema de saúde em diversos estados, e com diversos estudos demonstrando que os leitos são ocupados, em sua grande maioria, por pessoas que não se vacinaram. É a institucionalização da estratégia de morte do Governo Bolsonaro“, argumentaram os congressistas.

O PSOL acrescenta haver indícios de que a ministra incorreu no artigo 268 do Código Penal, que tipifica como crime “infringir determinação do poder público, destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa“. A pena é de detenção, de um mês a um ano, e multa.

O partido aponta, ainda, para a possibilidade de prática do crime de prevaricação, de violação do Estatuto da Criança e do Adolescente e de cometimento de improbidade administrativa.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Boa ministra. A Senhora mandou e tem mandado muito bem. Admiro muito sua coragem de enfrentar os aristocratares deste mundo podre.

    1. Não José, estou falando dos aristocratares que vc defende.

    2. Faço minhas suas palavras, José. Não voto mais em Bolsonaro, mas não posso deixar de reconhecer que ele e seus ministros são os ÚNICOS a combaterem esta histeria coletiva que dominou o Brasil. Oxalá estejamos perto de uma Guerra Civil. Estou cansado de ver, ler e ouvir defensores de totalitaristas disfarçados de democratas/comunistas. É preciso varrer esse povo do Brasil. Que vão viver em Cuba ou no raio que os partam! Falam que querem o "bem comum" , mas, na verdade, querem destruir o país.

    3. Você está falando do Bozo e da sua familia? Eles são os aristocratas do mundo podre do Bozismo.

  2. Vacinados e não-vacinados podem PORTAR e TRANSMITIR a COVID-19. Sendo assim, um vacinado pode passar COVID pra um não-vacinado. Olhem o que aconteceu com navios de turismo? A exigência de comprovante de vacinação é discriminação SIM. Se quem tomou vacina e quem não tomou são iguais quanto ao porte e transmissão do vírus, PORQUE exigir documento de vacinação de um grupo? Por outro lado, a OMS NÃO apoia exigência de vacina. A Ministra está CORRETA! Perseguição para torrar dinheiro com vacina!

    1. José Geraldo, o Brasil fez - e faz! - timbre com todas as nações que vacinam crianças TESTADAS por mais de 10 anos. Estas vacinas, que a mídia nacional e pessoas como VC fizeram de tudo para que a ANVISA, coagida, aprovasse, nem sequer passou pela fase 3 (reações adversas), menos ainda pela fase 4 (casos raros). Isto leva ANOS. Em 1 ano, passaram por todas as fases. As farmacêuticas não assumiram a responsabilidade pelo que fabricaram, e VC quer compara com a vacina contra a poliomielite,...?

    2. Sempre tomamos vacinas recomendadas pelo Ministério da Saúde, através do SUS, onde a ciência sempre prevaleceu sem nenhum questionamento, nos últimos governos sempre ouve campanha e incentivos em nível nacional, seja de governos de direita, centro e esquerda, vivemos num momento de estrema vulnerabilidade e polarização, deixar de vacinar crianças de 5 a 11 anos demonstra o quanto esse desgoverno e irracional, irresponsável, genocida, nazista ignora a ciência que nos salva! Fora Genocida!

    3. Casos isolados de ignorância não justificam o ato. A Suécia foi um desastre no combate à pandemia. Os nórdicos isolaram o país. Ignorantes são os que evitam a ciência para assassinar crianças. Isso é genocídio puro! Bozistas são genocidas!

    4. Pergunte ao Governador Rui Costa, da Bahia, PORQUE existe urgência em vacinar os filhos dos outros mas não existe a mesma urgencia para vacinar seus dois filhos? A Suécia, por exemplo, aprovou vacina para crianças mas NÃO recomendou sua aplicação. Existe MAIS ciência no Brasil do que no país que adotou Einstein, Planck entre outros? No Brasil, o gado aprova. Em Bruxelas, protestam e vão pra cima da polícia. Diferença entre PENSANTES e gado? Eis aí.

    5. Mais uma prova da ignorância bozista. O problema não é a transmissão, mas sim a proteção. Quanto mais criança vacinada, menores são os riscos delas pararem no hospital ou morrerem. É isso que comprova a ciência. Portanto, a vacina contra COVID deveria ser obrigatória, tal como são várias outras vacinas fundamentais. Dado que os Bozistas são irracionais, eles trabalham contra a vida das crianças. Genocidas!

  3. Monstruosa! Está mulher nos envergonha! Mulheres brasileiras, batalhadoras, humanas, solidárias não merecemos ser envergonhadas pela presença desta mulher tão baixa, ignorante,sem noção.Fora Bolsonaro!

  4. Como é doida de jogar pedra e, simultaneamente, um caso de Polícia, a solução para o problema do BRASIL com essa maluca é uma só: "manicômio judiciário". PONTO FINAL. Captaram?! Aí resolve adequadamente.

  5. Nyco, o que se esperar de quem defende o fim da família, apoio a bandido, aborto, usar o órgão exceto para alcançar a felicidade ........... O mínimo que temos que fazer é ignorá-los.

    1. Kkkkk. O Nyco Júlio Penyco respondendo para ele mesmo, kkkkkkkkkkkk. Bozistas estão tão desorientados que eles pensam que estão adotando múltiplas personalidades. No final das contas eles todos são uma coisa só: a noivinha do Aristides!

  6. Grande Damares, a hecatombe política que aniquilou a indústria da anistia proclamada pelos PTralhas. A única Ministra que teve que responder inquérito junto ao MPF por 'gastar pouco' (kkkk!). ... Que viva Damares, a melhor Ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos de todos os tempos. __ Os ASININOS surtam, kkk!

    1. Nyco Penyco sonha todo dia com o Aristides no pé da laranjeira. Vai esperando. Ninguém te quer criatura fétida!

    1. Nyco Penyco, a criatura mais fétida e imunda que já habitou este planeta, zurrou de novo. Zurra Nyco Penyco, zurra!

Mais notícias
Assine agora
TOPO