Moisés Naím sobre Unasul: "Muitas organizações, nenhuma integração"
Entrevistado de Crusoé na edição desta sexta (24), o cientista político Moisés Naím, do Instituto Carnegie para a Paz Internacional, analisou a cúpula da União das Nações Sul-Americanas (Unasul; foto), motivo da visita de Nicolás Maduro ao Brasil nesta semana. Criada por Hugo Chávez nos anos 2000, a Unasul servia a consolidar as relações entre os...
Entrevistado de Crusoé na edição desta sexta (24), o cientista político Moisés Naím, do Instituto Carnegie para a Paz Internacional, analisou a cúpula da União das Nações Sul-Americanas (Unasul; foto), motivo da visita de Nicolás Maduro ao Brasil nesta semana.
Criada por Hugo Chávez nos anos 2000, a Unasul servia a consolidar as relações entre os governos, e não Estados, da primeira “onda rosa” no continente.
A ascensão de governos de direita na década seguinte levou vários países a se retirarem da cúpula, incluindo o Brasil.
"Temos uma grande lista de organizações multilaterais latino-americanas para promover integração. O que não temos é integração", afirma Naím.
Ex-editor-chefe da revista Foreign Policy, posto que ocupou por mais de uma década, Naím ainda fala sobre a recepção a Maduro, a situação na Venezuela e as dificuldades no processo de integração da América Latina.
Clique no vídeo abaixo para assistir à entrevista com Moisés Naím.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (2)
Amaury G Feitosa
2023-06-04 15:16:03Organizações criminosas que seja bem entendido.
Odete6
2023-06-04 13:28:36Essas organizações inoperantes são apenas alegorias cucarachas. Não passam disso e de cabides de cargos.