Foto: Jaime Bayly via YouTube

Milei diz que houve fraude no 1º turno da Argentina

08.11.23 10:51

Pela primeira vez na campanha eleitoral, o candidato libertário à presidência da Argentina, Javier Milei (foto), afirmou que houve fraude no primeiro turno das eleições argentinas, em que o ministro da Economia, Sergio Massa, saiu à frente. Em entrevista ao jornalista peruano Jaime Bayly, Milei disse — sem apresentar provas ou indícios — que as eleições foram manchadas.

“As eleições de 22 de outubro não foram limpas”, disse o presidenciável, que concorre no segundo turno no dia 19 deste mês. “Houve irregularidades de tal tamanho que colocam em dúvida o resultado. O poder eleitoral está muito influenciado pelo poder político. Quem conta os votos é quem controla tudo.”

O entrevistador peruano questionou se seria possível aceitar um resultado contado por Máximo Kirchner (filho da atual vice-presidente, Cristina Kirchner) e por alas do peronismo (a contagem dos votos fica a cargo da Direção Nacional Geral e uma prévia é divulgada pelos Correios). Milei se mostrou dúbio em relação ao que pensa sobre a questão. “Não se pode aceitar [o resultado], mas qual a alternativa?”

Milei cobrou maior esforço das fiscalizações e disse que apenas sua campanha pode evitar uma “espiral Venezuela” que, em sua visão, seria deflagrada pela eleição de Sergio Massa. Atual ministro da Fazenda no país, Massa é o responsável por uma economia com inflação anual de 140% ao ano, quase o triplo do registrado no início do mandato de Alberto Fernández, em 2019.

A eleição argentina foi reconhecida pela comunidade internacional. Nomes brasileiros acompanharam a votação, como a ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) Cármen Lúcia.

Leia na Crusoé: Como a vitória de Milei impacta o governo Lula

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
Mais notícias
Assine agora
TOPO