Agência Brasil

Menos 6 mil, de uma vez só

05.01.19 13:15

O Diário Oficial de Minas Gerais teve de rodar uma edição extra na quarta-feira, 2, para publicar a exoneração de 6 mil servidores comissionados de uma vez só pelo governador de Minas Gerais, Romeu Zema (foto), do Novo.

A medida foi a primeira do governador para combater o desequilíbrio das finanças de Minas. “De grão em grão, a galinha enche o saco”, disse Zema, para justificar a medida.

Minas Gerais tem cerca de 376 mil servidores, sem contar os inativos. Destes, 13,6 mil, ou 1,1%, são comissionados.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Esquerda, direita, centro e os ismos existentes, para mim, são só rótulos para encobrir incompetência e mamar na viúva (com licença de Gaspari), nossos políticos fizeram uma Constituição Cidadã à sua medida. Assessores, cargos comissionados são para dar legitimidade depois ao direito adquirido e permanecer na folha de pagamento sem concurso público. Um especialista no programa Fatos e versões achou desnecessário dispensar 3 mil comissionados:economia só 20 milhões ao ano. Depois viram efetivos.

  2. Os sócios PT e PSDB conseguiram enriquecer as custas do povo mineiro. O PT é ainda pior, ocupou as margens do rio são Francisco com MST e hoje os fazendeiros tem que paga-se para usar duas águas para irrigação.

  3. Impressionante como o PT transforma qualquer ente público em cabide de empregos, sem a mínima preocupação com o dinheiro dos pagadores de impostos. Sao como gafanhotos, vivem para destruir tudo que estiver pela frente.

  4. Joaquim, Você está errado. Ficamos quebrados varias vezes. Ou você já esqueceu que até um pouco tempo atrás quem mandava no país era o FMI e que o presidente do órgão era o que mais aparecia na TV? Aparentemente todo mundo quer esconder o passado da direita brasileira. Qual a razão?

  5. Isso não me impressiona. É a mesma encenação de sempre. Limpa pra preencher com os seus logo adiante. Mais do mesmo, nada de novo.

    1. Roberto Esta é uma hipótese a ser testada. Vamos ficar olho nos diários oficiais dos próximos meses para ver se os cargos limpos serão preenchidos ou não. Espero quebra Crusoé faça este trabalho para a gente.

  6. Olha ascrefrencias que vocês usam. Pelo amor de Deus. Esse pessoal está ficando paranóico. Claro que os militares brasileiros e todos os caras associados ao governo militar foram da direita. Sempre se identificaram assim. Maluf, ACM, Sarney e outros mais. Tinham fundações e publicações para divulgar o pensamento da direita. Basta ler estas publicações. Eu não posso dizer se roubaram mais ou menos que o PT, porque na época deles não existia liberdade para investigar. Que roubaram, roubaram.

  7. Isso tinha de ser feito em todos os estados e municípios do Brasil, onde políticos e funcionários públicos não concursados tratam a coisa pública como uma prostituta de ubertosas e inesgotáveis tetas e agem como verdadeiros cafetões e cafetinas, numa exploração sem limites.

  8. Esqueceu de dizer, José, que, desde D. João VI, passando por Dom Pedro I, Dom Pedro II, os governadores das capitanias hereditárias, os presidentes militares da velha e da nova república, os governadores e prefeitos biônicos e não biônicos da ARENA e PDS, os governadores e prefeitos do DEM, do PSDB, do PP, do PR e incontáveis outros ocupantes de cargos de chefia do executivo de partidos da ultra-direita-conservadora são todos, na verdade, de esquerda, assim ninguém da direita dirigiu este país.

  9. Espero que o governo federal se inspire no governo de MG. Com tanto funcionário concursado, qual a razão de ter funcionário comissionado?

    1. vdd Mario. foi um copiar/colar de outra matéria que já tinha percebido esse equívoco.

  10. Quem não mantem o equilíbrio orçamentário, sempre vai ficar no vermelho, isto é , no devedor, e no caso do governo, não sobra nada para investimento. O governo que não investe, não tem Saúde, nem Educação e nem Segurança Pública.

    1. Não sei se você está certo. Nunca ninguém investigou a roubalheira nos governos militares e nem durante o governo Sarney para estimar a magnitude do mão. Só sabemos a do PT porque existia liberdade de investigação.

    2. Tudo bem, José, que a direita não é tudo isso. Mas após 24 anos da esquerda no governo federal e outros tantos nos estaduais, daria com certeza para a esquerda mostrar que é "o máximo", não é? Mas tudo o que conseguiram foi o maior escândalo de corrupção da história da humanidade. ACM, Maluf e Cia. são madres Carmelitas perto do PT. A direita ganha fácil.

    3. Como se a nossa direita fosse um primor de gestão pública. Alguém se lembra do Maluf, ACM, Sarney, e outros mais?

  11. Isso é só o começo. Zema, como empresário que é, jamais concordará em manter uma máquina inchada sob seu comando. Ele sabe muito bem que não dá pra manter o número imenso de funcionários no estado de Minas. Ouros virão.

  12. Parabéns. Que fique só os que verdadeiramente trabalham, e são os que menos ganham, como os professores. Sou aposentada, trabalhei 30 anos em sala de aula, mereço minha aposentadoria em dia, como todos, ativos e inativos.

    1. Concordo com você! Eu também sou professora do Estado e acho que estes cargos comissionados tem que ser extintos, para que o dinheiro vá para o lugar certo!Saúde, Educação e Saneamento básico, o resto o governo tem que dar para os empresários administrarem! Agora , o que tem que ter é uma honesta fiscalização para que tudo funcione direito!

  13. Agora está fácil o Lula juntar militantes perto da cadeia, basta juntar todos os desempregados lulistas no Brasil e já dá um bom palanque.kkkkk

  14. É pouco aonda e ele sabe disto, e sendo empresário responsável está usando um conta-gotas. Este leu a bula. Votei no Anastasia pois é craque em Adm. publica. Mas Zema é estilo combate. Tô gostando.

  15. e isso ai zema , acabamos com dilma , elegemos um governador que fala pouco e faz o que prometeu. Tambem votei no bolsonaro mas ele ja esta rateando. Marum , marum !!!!

    1. Parabéns Zema Votei em Bolsonaro , porque vocês do Novo , não teriam por ora a capacidade de enfrentar essas Facções criminosas. Voltem a ter candidato a Presidência , quando o País estiver em Ordem Bom ter vocês ajudando o Brasil

  16. Todos sabem que comissionado é cabo eleitoral em todo e qq lugar. Não deveria existir lugar para essas pessoas no serviço público!! Se querem ser servidores públicos estudem e passem num concurso pois, é aberto a todos !!! Os altos salários no serviço público em grande parte pertencem a esses servidores por exercerem “ cargos de confiança “ ou melhor, cabide de empregos.

    1. Tem que mudar. Corporativistas e arrimos de família não podem ser nossos representantes.

  17. se não extinguir os cargos, é só confete, pq no dia seguinte pode nomear outros no lugar; tem que mandar um PL pro legislativo extinguindo os cargos

  18. Excelente! Que sirva de exemplo ao Governo Bolsonaro, essa limpeza tem que ser total e imediata, e ponto final! Despetizar e Desratizar tudo.

  19. Os comissionados do PT , colicados por Pilantrel, recebiam TODOS acima de 10 mil Reais por mês! E os professores, médicos e enfermeiros ainda nem receberam o mês de dezembro. Muito menos o 13o. Salário...

    1. Onde o PT passa a destruicao eh total, mas ainda tem eleitor que votou no PT nos governos do Estado, coincidentemente no Nordeste onde o voto de cabresto impera! Mas tenho certeza que Bolsonaro ira livrar nossos irmaos do Nordeste deste cancer PT e sera rapido!

Mais notícias
Assine agora
TOPO