Agência Brasil

MEC consultará inscritos sobre adiamento do Enem, afirma Weintraub

19.05.20 15:37

O ministro da Educação, Abraham Weintraub (foto), anunciou nesta terça-feira, 19, que a pasta vai consultar os candidatos sobre a possibilidade de adiamento do Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem, na última semana de junho.

De acordo com o ministro, a enquete será feita pela “página do participante”, que fica no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, o Inep. “Vamos manter a data? Adiar por 30 dias? Suspender até o fim da pandemia? O Gov @jairbolsonaro quer saber a opinião dos brasileiros. Democracia é isso!”, escreveu no Twitter.

Weintraub informou que, até agora, 4 milhões de pessoas se inscreveram para a realização da prova. O processo vai até sexta-feira, 22. “Há um debate sobre seu adiamento. Nosso posicionamento é saber a opinião dos principais interessados, perguntando diretamente aos estudantes inscritos”, completou.

Mais cedo, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, disse que o Congresso Nacional tem maioria para aprovar a mudança no calendário. Ele garantiu que não vai segurar a votação da proposta, que consta na pauta do Senado desta tarde e, depois, segue para a avaliação dos deputados. O parlamentar, entretanto, ressaltou que “seria melhor” se a decisão partisse do presidente Jair Bolsonaro.

O edital original prevê a aplicação das provas presenciais em 1 e 8 de novembro. A prova virtual, por sua vez, ocorrerá nos dias 22 e 29 de novembro. Na segunda-feira, 18, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, o Inep, admitiu a possibilidade de mudança no cronograma.

Mais notícias
Assine agora
TOPO