Mateus Bonomi/Crusoé

Marco Aurélio sobre decisão de Fachin: ‘O que temos é uma única voz. Acima está o plenário’

08.03.21 17:14

Decano do Supremo Tribunal Federal, o ministro Marco Aurélio Mello afirmou a Crusoé que ainda é preciso entender qual foi a base jurídica para a “reviravolta” causada pela decisão de Edson Fachin que anulou as condenações do ex-presidente Lula na Operação Lava Jato.

Mello lembrou que, por ora, o que há é uma “única voz” ordenando a anulação dos casos. Acima de todos os ministros, disse ele, está o plenário.

Disse Marco Aurélio: “Tem de esperar para ler a decisão do ministro Fachin e saber qual foi a base jurídica para essa reviravolta. Por enquanto temos uma única voz no sentido de afastar a condenação e afastar a inelegibilidade do do ex-presidente”.

Sobre anulação das condenações ter acontecido por decisão monocrática, Marco Aurélio afirmou: “Nós atuamos no campo da tutela de urgência. Agora, claro que acima de cada qual dos integrantes está o colegiado. A turma ou o plenário. Por isso é que temos que aguardar“.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. O MAIOR LADRÃO DO BRASIL FOI CONDENADO EM TRÊS INSTANCIAS POR NOVE MAGISTRADOS E AGORA ANULA-SE TUDO. TEM JUSTIÇA NESSE PAÍS?

  2. Uma dúvida. O apartamento vai ser devolvido ao Lula? E se outros condenados usarem a mesma tese e forem absolvidos o dinheiro que eles devolveram a Petrobrás também será devolvido a eles?

  3. Para mim tudo isso é articulação de Gilmar da Guiomar, juntamente com o demente que dá plantão no cercadinho do Planalto... considerando que não temos mais corrupção, também não temos mais corruptos! Só juizecos venais e partidários! A corja está extasiada! Liberem Cabral e Cunha urgentemente!

  4. Fim dos tempos. Em breve seremos uma Venezuela. Continuamos assistindo o BBB e batendo palma. Povo inerte e esculachado. Merecemos. Acorda Brasil!!! 🇧🇷🇧🇷🇧🇷

    1. Sum Fabricio, vc tem toda a razão, e nosso fururo será mesmo ser una Venezuela.

  5. E sustentamos (com muitas regalias) estes juízes que conseguem rasgar constantemente a nossa Constituição e as nossas leis.

  6. Não há dúvidas quanto o caráter plural da nossa justiça, ela só vale para pobres, sejam eles negros ou brancos, mas para os que podem pagar ela é rápida e favorável.

    1. O medo de uma guerra civil é muito grande, pois as turbas lutam pelo poder e não pelo país. Quem viver, verá..n

    2. Nas prisões estão pessoas a mais de dez anos que nunca tiveram uma audiência. E são na maioria pobres e negros. Taí a realidade. Sobre esses bandidos políticos, a regra é que se dêem bem. E ainda vão pegar toda grana confiscada. Até a bolsa caiu em quase 4%. Só afundam o Brasil.

    3. Perfeita colocação, estamos rumo a convulsão social

  7. Eu tenho uma dívida? será que Que Fachin sabendo que iria perder na segunda turna, não antecipou essa absolvição, para que o PGR recorra e ai o pleno vai votar se procede ou não essa anulação?

    1. Concordo com suas razões inteiramente, sem dúvida nenhuma!

  8. Marco Aurélio, o homem das decisões monocráticas. Me impressionam esses ministros, que mais parecem políticos discursando. Marco Aurélio deu uma decisão monocrática para soltar Lula em 2018, que causou maior alvoroço. Deu decisão monocrática para soltar André do Rap, outro alvoroço. Deu decisão monocrática para a Câmara votar o impeachment de Bolsonaro (acho que deveria ter decisão mesmo, mas não monocrática). Sério... Precisamos de substituição urgente de muitos Ministros... Tá muito complicado

    1. Substituição derradeira foi bastante ruim e desapontou o Brasil 🇧🇷 decente... mas, que fazer?

  9. Se meus cálculos estiverem certos só o ministro Kassio ainda não votou monocraticamente. Sinceramente é um mato sem cachorro e que passa boiada de um lado e fogo do outro.

  10. Quer dizer então, que aquelas, digamos assim, opiniões sobre a queda do avião com Teoria, não foram tão exageradas assim...

  11. Sim ! O plenário tem que apreciar . Mas Kassio nomeado por Bolsonaro vota com Lewandowski.vai daí .... parece que teremos Lula x Bolsonaro era o que ambos queriam.

  12. Esse STF, aparelhado pelo PT, não se podia esperará outra coisa. Certamente ele se baseou nas mensagens roubadas (não se sabe a mando de quem, mas agora fica claro) e não periciadas dos procuradores e do Moro. Apesar de os diálogos não serem adequados, nenhum deles (divulgados) anula as provas das condenações em 3 instâncias. O recado é: no Brasil alguns crimes (os que roubam MUITO DINHEIRO) compensam.

    1. Aparelhado pelo PT e agora pelo Bozo com o Kaçio rsrsss eita cabaré.

  13. Plenário também em que ele soltou um bandido de alta periculosidade do PCC que saiu pela porta da frente do presídio. Cada um tem seus eleitos...e o Brasil afundando.

    1. É só o idiota do presidente colocar outro ministro ruim como o que entrou, um puxa saco do beiçola...

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO