Adriano Machado/Crusoé

Marco Aurélio diz que proibição de reportagem foi ‘mordaça’

18.04.19 12:47

Na mesma entrevista em que disse aguardar um recuo de Alexandre de Moraes na censura a Crusoé e ao Antagonista, o ministro do Supremo Tribunal Federal Marco Aurélio (foto) afirmou que a decisão de proibir a reportagem “O amigo do amigo de meu pai” equivaleu a uma “mordaça” e que o STF não poderia ter instaurado o inquérito em que a decisão foi tomada.

“Mordaça, mordaça. Isso não se coaduna com os ares democráticos da Constituição de 1988. Não temos saudade de um regime pretérito”, disse Marco Aurélio à Rádio Gaúcha na manhã desta quinta-feira, 18. “Não me lembro, nem no regime pretérito, que foi um regime de exceção, coisas assim, tão violentas como foi essa. Agora o ministro deve evoluir, deve afastar, evidentemente, esse crivo que ele implementou”, afirmou o ministro do Supremo.

Marco Aurélio concordou com o posicionamento da  procuradora-geral da República, Raquel Dodge, de que caberia ao Ministério Público realizar a investigação sobre ameaças e fake news ao Supremo que levou à censura determinada por Moraes.

“Não cabia a instauração de inquérito pelo Supremo”, afirmou. “Cabia sim, se fosse o caso, se fosse o Ministério Público, que é quem atua como ‘estado acusador. O Supremo é um ‘estado julgador’, principalmente julgador. Ele só deve atuar mediante provocação.”

Para o ministro, os colegas do STF precisariam “tirar o pé do acelerador” e “ter menos autoestima”. Na opinião de Marco Aurélio, o Supremo está em crise. “Numa crise muito séria, mas instituições estão sedimentadas, elas são instituições fortes e devemos sair dessa crise, que cada qual faça a sua parte. Isso é importante na vida pública brasileira”.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. TEMPOS ESTRANHOS. Sr MINISTRO, este pouco saber juridico do seu colega, nao pode ser acompanhado, e sim disciplinado, para os demais, que chegaram. que esta casa, e de comprimento a constituiçao, e nao de aventuras, de experimentos, e de coreçao, se nao, o detento pobre, invisivel, tem que respeitar as leis vigentes, isso e tao grave, que tem que servir de exemplo, para que, qualquer um saiba que ai so cabe a constituiçao, e tem quem sabe interpretar, regimento interno e um, contituiçao e

  2. A troco de que ministro Marco Aurélio, se posiciona combatendo colegas da suprema corte. Final de ano próximo passado queria dar indulto a presos inclusive seu benfeitor lula. Aí tem caroço nesse angú

    1. a troco de que a opinião de Março Aurélio aparece depois de fatos ocorridos, onde a revista Crusoé foi multada em $100 mil reais. STF precisa ser reformulada, ser inovada algo precisa acontecer, pois a instituição está em declínio, falta credibilidade.

  3. O mais triste desta história é constatar a qualidade de juízes do supremo. Ao atropelar a constituição, o rito processual e tudo o mais, demonstram claramente o despreparo para exercer a função. Todo mundo já sabia das limitações do Tofoli, agora acompanhado pelo Moraes. Este episódio atesta a limitação dos dois.

    1. É o roto obedecendo o rasgado.... estamos bem arrumados com um Tribunal Superior dessa categoria 😏😏

  4. O que precisa ficar claro ao Ministro Dias Tófoli é que quem é alvo de suspeita É O SR., Sr Tófoli. Ninguém de fora do STF pôs em xeque a instituição! O "amigo do amigo de meu pai", segundo a declaração do Marcelo Odebrecht, na reportagem, É O SR. e não o STF. Agora, quem atenta CONTRA O STF é quem tenta transferir à instituição uma suspeita pessoal, usando e ABUSANDO DO PODER que é dado ao STF para subverter as regras processuais e APLICAR "A LEI" DA MORDAÇA, indo contra a Constituição.

    1. Ufa! Henrique. Teu comentário não foi censurado. A Crusoé estava esperando a trilha sonora. Kkkkk Mandou bem no comentário!

  5. Que chá é esse que o MA tomou? Parece que faz bem à saúde mental. Tomara que ele sirva um cadinho disso pros demais do STF. Vou fazer um esforço danado, mas vou tentar ouvir a fala arrastada dele quando analisarem o caso dessa censura imbecil.

  6. Se o próprio Marco Aurélio vem a publico falar isto, ele que sempre foi e será o mais fora da curva do $tf, então o que poderemos imaginar dos demais? Em que dimensão estarão agora? o silêncio é revelador!!

  7. Minha mulher tem medo de, por causa dos meus comentários, eu possa ser indiciado. Eu ia dizer que não vivemos um regime de exceção, mas refleti e vi que vivemos sim, a partir do dia 15. Então, para não mais preocupar minha mulher, vou passar a me referir aos dois patetas (ops, dois ministros) como Lex Luthor e amigo do amigo do pai de você sabe quem. Vai consumir mais caracteres, mas vai ser mais seguro (será?).

    1. Roberto 21 e JOSHUA. Os 2 trapalhões/patetas togados, com suas caneladas e trapalhadas, conseguiram o prodígio de fazer o MAM se descolar deles (talvez até por ressentimento, no caso do 169 mil presos).Mas o MAM tem tirado uma "casquinha/cascona" dos dois. Gilmar-beiçola e Lewandowski-lambança estão misteriosamente calados. Celso-prolixidade-inútil está calado e com vergonha alheia. E os outros 6 "divinos-notáveis" estão mais calados e misteriosos que a efígie de Gizé.O silêncio é ensurdecedor!

    2. Joshua, não temo. Inclusive meu texto foi uma tentativa de fazer humor. Concordo com você, há muito que o STF é refúgio dos poderosos e endinheirados, mas agora eles tem um problemão pois não conseguem mais disfarçar as picaretagens com palavras e frase incompreensíveis. Está evidente agora a que vieram esses 4 togados, o "teatro" caiu. Dos dois patetas, um se calou. O outro passou a falar como a Gleisi. Uma coisa é certa, muitos bastidores estão fervendo neste momento, incluindo os da Caserna.

    3. Roberto 21: eu acho que não deve haver temor. Milhões de brasileiros seriam indiciados hoje, pois manifestaram-se com nojo daqueles "meliantes". Está claro que o STF não mais é o garantidor da Justiça e se tornou refúgio de gente com medo da Lava-Jato. Até a PF está constrangida de ser usada como "capanga" da dupla. Puro arbítrio. E digo, há um mentor semi-oculto atrás daqueles dois, ainda apoiado por um outro, adivinhe quem são. O placar lá é de 7 x 4..

  8. Chega ministro Marco Aurélio, valeu! Está parecendo porta voz, tentando "relativisar" os graves acontecimentos arquitetados pelos seus colegas togados. Não se trata de "ter menos autoestima", mas de agirem com todos os recursos que o STF lhes proporciona, em causa própria, sem medir esforços e sem respeitar a Constituição Brasileira. Nada de "panos quentes", pois o incêndio já corroeu as estruturas. É preciso reconstruir a Instituição STF, extirpando os focos da corrosão. Coragem Brasil!

    1. Ei pessoal da Crusoé, é sério que meu comentário foi censurado!?

Mais notícias
Assine agora
TOPO