Mais uma força de segurança sob o comando de Flávio Dino
O Ministério da Justiça editou uma portaria, nesta terça, 14, que cria uma nova força de segurança sob o comando do ministro Flávio Dino: agora, a Força Penal Nacional (FPN) deve atuar para responder de crises dentro do sistema prisional brasileiro, com a cooperação entre União, estados, municípios e agências para a qualificação das condições...
O Ministério da Justiça editou uma portaria, nesta terça, 14, que cria uma nova força de segurança sob o comando do ministro Flávio Dino: agora, a Força Penal Nacional (FPN) deve atuar para responder de crises dentro do sistema prisional brasileiro, com a cooperação entre União, estados, municípios e agências para a qualificação das condições carcerárias e da segurança pública.
O texto foi assinado em cerimônia nesta segunda-feira, 13, e publicado hoje no Diário Oficial da União, e torna permanente uma força-tarefa na área penal existente desde 2017, quando o presidente Michel Temer convocou tais esforços após uma série de sangrentas rebeliões em presídios nas regiões Norte e Nordeste do país.
À época, conflitos entre facções rivais em estados como Amazonas, Roraima e Rio Grande do Norte causaram um banho de sangue com centenas de mortos, durante disputas por poder dentro das unidades de detenção, e hegemonia no crime organizado pelo lado de fora.
A Força poderá ser empregada a pedidos dos 26 governadores estaduais e pelo governador do Distrito Federal. A coordenação da Força Penal será a cargo da Polícia Penal Federal, que comporá parte do quadro de convocados pela FPN, quando esta for acionada. Para Flávio Dino, a pasta está “institucionalizando mecanismos de parceria que se revelam exitosos.”
Leia na Crusoé: O Teatro do Improviso
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (2)
MARCOS ANTONIO RAINHO GOMES DA COSTA
2023-11-14 18:34:03AS FORÇAS DO PCC E DO CV JÁ ATUAM SOB AS ORDENS.
JCB
2023-11-14 18:00:43Mais panos quentes para encobrir as besteiras que o chefe fala!