Adriano Machado/Crusoé

Maia nomeia mais um advogado para comissão sobre lavagem de dinheiro

02.01.21 18:40

Em um de seus últimos atos como presidente da Câmara em 2020, Rodrigo Maia nomeou o advogado Diogo Mentor Mattos Rocha para a comissão de juristas criada para preparar um projeto com mudanças na lei de lavagem de dinheiro.

Mentor é ligado ao Instituto dos Advogados do Brasil, o IAB. Em 2019, ele foi um dos responsáveis pela elaboração de um documento que rejeitou 17 das 19 medidas do pacote anticrime apresentado ao Congresso Nacional pelo ex-ministro Sérgio Moro. O advogado ficou encarregado de analisar especificamente a proposta de criar a figura do “informante do bem”, ou whistleblower, e se manifestou contra a ideia.

O relator da comissão de juristas, repleta de advogados garantistas críticos da Operação Lava Jato, é o desembargador federal Ney Bello, favorito de Gilmar Mendes para ocupar uma cadeira no Superior Tribunal de Justiça. Como mostrou Crusoé, a comissão pode propor o afrouxamento das regras sobre a lavagem de dinheiro.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Os mesmos de sempre, mancomunados com a advocacia chicaneira de escol, que abomina prisão a partir da condenação em segunda instância e tudo que possa significar aperfeiçoamento do sistema processual penal e ponha em risco a fonte de honorários polpudos cobrados da bandidagem graúda.

  2. Que diabos é "garantismo"? Leio essa palavra geralmente pronunciadas por figuras ligadas a grandes enrolados na corrupção. Isto posto deduzo que é garantir que culpados por politicagem não sejam punidos?

    1. "Garantismo", no bananão, quer dizer garantir a impunidade de quem puder pagar advogados caros ou filhos/cônjuges de ministros.

    2. Garantia de safadeza, de mau caratismo, de gente ordinária continuando a roubar o dinheiro que devia ir para a saúde, educação, segurança, etc.

    1. país bosta! políticos, bosta ! ministros e advogados bosta! todos protegendo seus bandidos de estimação. lena

  3. Vergonha alheia !!! Eles estão se sentindo soltos e livres para mitigar toda e qualquer lei que disciplinem os crimes que cometeram ou que querem cometer . Triste Brasil . Podemos mudar isso nas próximas eleições e não votar em nenhum deles .

  4. Incrível, mas estão conseguindo aparelhar o judiciário com o que há de pior. Andamos na direção contrária à expectativa que se criou quando Sérgio Moro assumiu o ministério da justiça. Sem uma “Justiça Justa” não iremos a lugar nenhum! Acho que a população tem que preparar um projeto de lei pra tentar miticar esta lixarada que está se empoleirando cada vez mais nesta área e vai entregar mais ainda o país aos bandidos de toga e por consequência ais do narcotráfico com o exemplo do bandido do PCC!

  5. Renovemos 90% do legislativo em 2022. Façamos um projeto de lei de origem popular, reeditando as 13 medidas anti-corrupção e neguemos no voto o acesso à quaisquer extremistas.Eu estarei fazendo-a minha parte.

  6. É lamentável que tanto o Congresso como a Câmara de Deputados defendam apenas os próprios interesses. Talvez culpa nossa que não analisamos bem antes de eleger esses "representantes" do povo. Na eleição passada fomos enganados. A imensa maioria dos candidatos foram eleitos porque pregavam o fortalecimento da Lava Jato e o combate a corrupção, incluindo aí o próprio presidente e, observem que está acontecendo justamente o contrário. Detonam de forma acelerada todo o sistema de combate a esse mal.

  7. Verdadeiro desmonte jurídico. Assim que funciona a política no Brasil. Vivemos à mercê, de grupos que manipulam às Leis com maestria criminosa.

  8. Ao que consta no noticiário o Congresso é formado em sua maioria por advogados. Aí devia haver a expectativa de que as leis, especialmente contra a criminalidade oficial, aquela que usurpa o dinheiro público, fossem votadas com mais celeridade e rigor. Infelizmente, não è o que se observa. Parece ser especialidade da casa a morosidade nas votações e o afrouxamento sistemático das penalizações aplicáveis. A criminalidade e a corrupção agradecem, penhoradamente.

  9. Mais um cupincha do botafogo para fazer uma estrovenga que amplie a blindagem de políticos inescrupulosos e corruptos das diversas quadrilhas do congresso espúrio.

  10. Independente de gostar ou não do Presidente , todos os comentários reconhecem que o Maia não presta. Apoiou o que era errado e brecou o que seria bom para o Brasil. FORA MAIA , e pelo amor de Deus, não deixa substituto. Chega!

    1. Jose, foram dois motivos para tanto. Primeiro ele e o centrão ganhariam muito mais sendo oposição e barganhando cada pauta ou voto comnesse exevutivo esquizofrênico q vivia batendo cabeça consigo mesmo. Segundo, tem processo dele da odebrecht q está na PGR a mais de um ano, sendo usado por Aras para pressioná-lo a não pautar os impeachments do Bozo.

    2. O erro mais grotesco do Maia foi não ter encaminhado o pedido de impeachment desta criatura do mal que algumas pessoas chamam de presidente.

    3. Acorda Bozete! Independente de quem assumir a presidência da Câmara, o desmonte das instituições e leis de combate a corrupção vai ser a realidade das pautas. A diferença está em ser um pau mandato do genocida louco ou um opositor capaz de botar em pauta os processos de impeachment dele. O Brasil sairá menos ferido se o Bozo der lugar ao Mourão.

  11. Enquanto isso nos EUA https://www.vox.com/22188223/congress-anti-money-laundering-anonymous-shell-companies-ban-defense-bill É o Brasil na contramão da história!

  12. 2022 Botafogo e muitos outros politicos enrolados com a Lava jato vao ser chutados para fora da politica. Esse Maia eh um nojen.to que tem poucos votos e quer mandar no Brasil, alguem avisa para ele que ele ( Botafogo) nao representa o cidadao brasileiro e nao aguentamos mais tudo de ruim que ele faz no congresso. Chega de corrupca, chega de impunidade, chega de aparelhamento e chega dessa casta politica milionaria que ficaram ricos dentro da politica, tem que investigar tudo e seguir o dinheiro

    1. Sem uma nova constituinte para mudar 100% as regras em vigor, não temos chances. As renovações do congresso não passam de mais do mesmo, piorado. Chegar ao STJ e ao STF por indicação política mostra a injustiça para com os merecedores e para com o povo. Não é um país para amadores.....

    2. Mas ainda assim, sera menos pior para o Brasil se o Baleia ganhar do Lira.

  13. O povo tem que se mobilizar igual o fez quando da iminência das eleições que elegeu o Bolsonaro que agora se mostra que é mais porcaria do que os que o antecederam, sendo estes tbm uns fisiologistas e corruptos da pior estirpe. Joguei fora o meu voto...De novo. MORO É A ALTERNATIVA

  14. Em tempo de pandemia que é novo, e de corrupção que é velho, não podemos traçar um paralelo entre as duas coisas? Lavar a mão, pode ser não aceitar propina, Usar álcool 70% seria estipular 70 % como alvo do gasto em.uma obra e ter 30% para as eventualidades. Manter o distanciamento do dinheiro dinheiro público. Já que a justiça não tem sido cega perante as decisões, o réu usando máscara não será reconhecido. A máscara também deve ser usada pelo advogado criminoso, quero dizer criminalista.

    1. Paulo, você fez um milagre digno de beatificação. Converteu o Takagado. Veremos quanto tempo dura o milagre antes de encaminharmos o pedido para o Vaticano!

    2. Paulo tô com vc Um assinante super lúcido, inteligente, não demagogo como a maioria dos esquerdopatas, melhor deixar os esquerdistas de lado. Gosto do seu comentário imparcial e coerente. Parabéns !!!!

  15. Rodrigo Maia é tão lixo quanto o pai... a goiaba não cai longe do pé! E nesse caso a goiaba está bichada! RJ é o maio produtor de políticos lixos do mundo!

  16. A corrupção é algo inerente à sociedade.Talvez atingindo a Singularidade e termos um cenário tipo Minority Report, quando conseguirmos predizer um roubo antes dele acontecer, poderemos chegar a zero corrupção. Até lá, temos que contar com os responsáveis por organizar a nossa sociedade, os políticos, para elaborarem mecanismos que diminua a corrupção. O que vemos no Brasil, seja por parte do Bolsonaro, ou dos demais atores, é exatamente o contrário. Deltan disse: quem rouba milhões mata milhões.

    1. Que pelo menos o roubo caia para se possível centavos; e mate cada vez menos brasileiros, por exemplo, na fila dos hospitais.

  17. E só colocar que lavagem de dinheiro público e caixa 2 eleitoral não são crime e sujeitos a multa de 1 salário mínimo que o projeto é aprovado rapidamente. Jabuti : isentos de imposto

  18. Esses advogados só pensam em garantir a existência dos políticos corruptos e bandidos de colarinho branco, que são os grandes pagadores de seus honorários milionários. MORO22 neles.

Mais notícias
Assine agora
TOPO