Wallace Martins/Futura Press/Folhapress

Maia critica flexibilização da reforma tributária e fala em ‘privilégios’

28.07.21 14:56

O ex-presidente da Câmara Rodrigo Maia (foto) criticou a flexibilização da reforma tributária após o relator, deputado Celso Sabino, anunciar que empresas cadastradas no Simples Nacional permanecerão isentas de taxação de lucros e dividendos.

Sabino falou sobre a mudança na versão original na tarde desta quarta-feira, 28, ao lado do ministro da Economia, Paulo Guedes. De acordo com o tucano, foi o presidente da Câmara, Arthur Lira, quem recebeu a sugestão do empresariado e a levou ao debate.

Em ironia, Maia afirmou que, pelo andar das tratativas, “daqui a pouco também vão excluir [da taxação] as empresas de lucro presumido“. O regime citado pelo demista pode ser acionado por empresas com faturamento inferior a 78 milhões de reais anuais e que não atuam em ramos específicos, como bancos e empresas públicas.

O parlamentar argumentou que, se as concessões seguirem, não haverá recursos para bancar a ampliação do Bolsa Família, prometida pelo presidente Jair Bolsonaro.

Brasil defendendo os privilégios. Pelo menos deveriam zerar a alíquota da CSLL [Contribuição Social sobre o Lucro Líquido]e não reduzir a alíquota do IRPJ [Imposto sobre a renda das pessoas jurídicas], assim não prejudicariam estados e municípios“, escreveu.

A votação da primeira etapa da reforma deve acontecer na próxima semana, logo ao final do recesso parlamentar, segundo anunciou Arthur Lira.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Crusoé tem como fontes Globo, Folha, Omar Aziz agora Maia ? Não há mais como confiar em sua " independencia" e credibilidade!

  2. Que covardia imperdoável e inesquecível héin, Maia???? Poderia ter livrado o BRASIL do genocida, poderia ter salvo milhares de vidas BRASILEIRAS, poderia ter pego o bonde da História, não é mesmo???!!!!!

  3. O maior erro do Maia foi não ter iniciado o impeachment do Bozo. Por isso ele é cor-responsável pelo genocídio, tal como o Joãozinho Nyco Penyco Takagado!

  4. por que crusoe da atenção a um político como Botafogo Maia tudo que vem dele não tem mais importância depois da mega derrota na câmera e sua expulsão do dem. dar holofotes a Maia ou moro é prova que crusoe é só porta voz dos enormes interesses contrariados pelo Presidente Eleito Jair Messias Bolsonaro

    1. são duas lideranças que caíram no ostracismo perderam a relevância que tiveram

    2. Comparar Moro ao Maia foi a coisa mais estapafúrdia que eu já li aqui nessa revista!

  5. Por que não simplificam as coisas, elimina o CSLL, cria um modelo novo de IRPJ, usa como base a progressividade do simples com tabela de IRPJ progressiva, exemplo de 0 a 120 sal. mínimos anual ou 10 sal. min por mês é isento, de 120 a 360 taxa 2,5% até acima de 4,8 milhões seria 17,5% e acima de 6 milhões 20%, tributação paga por trimestre sobre o lucro líquido(dividendos lança como débito), e pronto se criar empresa nova entra neste modelo e quem quiser migrar muda senão deixa como está.

  6. Como este Senhor gosta de dar palpites. Quando estava na presidência da Câmara não fazia nada a não ser viajar. Agora que está fora vive se intrometendo, sempre fazendo comentários. Porque engavetou todos pedidos de impchment e não fez nada pra ajudar o Brasil. Tomara que nunca mais se eleja para nada.

    1. Nunca fez nada de positivo pelo país, só gozou de privilégios e não foi capaz de dialogar com o Guedes quando teve inúmeras oportunidades!

    2. É porque criticar é mais fácil , sempre foi um banana metido a besta

    3. O Maia é engraçado.enrolou, enrolou e nao fez nada na época dele.....

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO