Maduro ignora o anão diplomático
Com a decisão do Tribunal Supremo de Justiça da Venezuela de suspender as eleições primárias da oposição, o ditador Nicolás Maduro (foto) joga no lixo as negociações entre o seu regime e a oposição feitas há duas semanas em Barbados, com a presença do assessor para assuntos internacionais da Presidência, Celso Amorim (foto). Pelo acordo...
Com a decisão do Tribunal Supremo de Justiça da Venezuela de suspender as eleições primárias da oposição, o ditador Nicolás Maduro (foto) joga no lixo as negociações entre o seu regime e a oposição feitas há duas semanas em Barbados, com a presença do assessor para assuntos internacionais da Presidência, Celso Amorim (foto).
Pelo acordo costurado em Barbados, foi oferecido um alívio nas sanções para a exportação de petróleo venezuelano. Em troca, a ditadura deveria aceitar as primárias da oposição e realizar eleições presidenciais limpas e monitoradas no ano que vem.
Celso Amorim até viajou para Barbados, a mando de Lula, para acompanhar as tratativas. Na semana passada, o presidente brasileiro ainda conversou por telefone com o ditador. Amorim acompanhou a ligação.
Mas Maduro, consciente de que perderia de lavada para a opositora María Corina Machado em uma eleição minimamente limpa, optou por rejeitar as primárias da oposição.
"Todos os que acompanharam essas negociações em Barbados, como Celso Amorim, emprestaram seu prestígio para o regime e se colocaram como garantidores do que foi combinado", diz o sociólogo venezuelano José Guillermo Pérez, mestrando em ciências sociais na Universidade Federal de Santa Maria. "Hoje parece muito improvável que Maduro faça uma eleição limpa no ano que vem. Com ele, a Venezuela está indo no mesmo caminho da Nicarágua."
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (3)
Marcia Elizabeth Brunetti
2023-10-31 13:32:09Queria que o Celso Amorim fosse ridicularizado em mídias públicas pelo seu péssimo desempenho. E, além disso, que Lula voltasse a ser questionado sobre o comportamento de Maduro após saber que este perderá a presidência se não tomar medidas ditatoriais.
Odete6
2023-10-31 01:37:28Conjunto de facção criminosa asquerosa a dessa subespécie!!! E ainda tem esse nano lambedor de botas de párias, infelizmente nascido aqui, prestando-se continuadamente ao triste papel de ""abraçador de ditador"", típico do indigente mental que ele é, nos envergonhando e nos humilhando perante o mundo. Como podem se locupletar com a perversidade, o crime e a predação sem o menor pudor, sabendo perfeitamente do sofrimento das nações sob as patas desses crápulas ditadores?!!!!
ANDRÉ MIGUEL FEGYVERES
2023-10-30 22:50:37Bobagem! Segundo nosso culto, erudito e ético presidente Lula, são fofocas dos liberais, da direita, são simples narrativas. O bom justo, competente, puro e grande estadista Nicolás Maduro, parido de mãe esquerdista, não é nada daquilo que falam dele: Assassino cruel e sanguinário, torturador, manda prender seus opositores, corruptor e corrompido, sócio dos narcotraficantes, covarde e ignorante! Sabe pilotar ônibus e está dirigindo a Venezuela como se fosse tal veículo rumo direto ao precipício!