Lula vai levar um puxão de orelha de Blinken?
O presidente Lula, que foi declarado "persona non grata" em Israel nesta segunda, 19, terá um encontro nesta semana em Brasília com o secretário de Estado americano Antony Blinken, que é judeu. Blinken já esteve cinco vezes em Israel (foto) desde o atentado terrorista do Hamas, em 7 de outubro. Na primeira vez, na semana...
O presidente Lula, que foi declarado "persona non grata" em Israel nesta segunda, 19, terá um encontro nesta semana em Brasília com o secretário de Estado americano Antony Blinken, que é judeu.
Blinken já esteve cinco vezes em Israel (foto) desde o atentado terrorista do Hamas, em 7 de outubro. Na primeira vez, na semana posterior ao ataque, ele afirmou: "Meu avô, Maurice Blinken, fugiu dos pogroms na Rússia. Meu padrasto, Samuel Pisar, sobreviveu aos campos de concentração — Auschwitz, Dachau, Majdanek", afirmou Blinken. "Como secretário de Estado, como judeu, eu entendo no nível pessoal as repercussões angustiantes do massacre do Hamas para os judeus israelenses e para os judeus em todos os lugares. Eu também venho até vocês como marido, pai de crianças pequenas."
https://twitter.com/SecBlinken/status/1712602105049977196?lang=en
Desde os ataques, os Estados Unidos têm mantido uma posição oscilante com Israel. O país deu todo apoio militar necessário na guerra contra o Hamas, mas Biden tem dado declarações pedindo contenção do governo de Benjamin Netanyahu. Os Estados Unidos também buscaram punir colonos judeus na Cisjordânia.
Mas as declarações de Lula, comparando a ofensiva de Israel na Faixa de Gaza com o Holocausto de judeus na Segunda Guerra Mundial cruzaram uma "linha vermelha", como disse o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu. O governante israelense também falou que as palavras do presidente foram "vergonhosas e graves" e que Lula "banalizou o Holocausto".
Sendo assim, será importante acompanhar os gestos de Blinken em sua visita ao Brasil.
Nesta segunda, o ministro de Relações Exteriores israelense, Israel Katz, encontrou-se com o embaixador brasileiro, Frederico Meyer, no Memorial do Holocausto, em Jerusalém.
Katz pediu o encontro para constranger o embaixador brasileiro e para reprimir as declarações atrapalhadas de Lula.
“Não esqueceremos nem perdoaremos. É um ataque antissemita grave. Em meu nome e em nome dos cidadãos de Israel – digam ao presidente Lula que ele é persona non grata em Israel até que o retire”, afirmou o ministro.
Blinken passará por Brasília, Rio de Janeiro e Buenos Aires, na Argentina, entre terça, 20, e sexta, 23.
Em Brasília, ele terá o encontro com o presidente Lula para "discutir questões bilaterais", como informou o Departamento de Estado.
Leia também na Crusoé: Por que os terroristas do Hamas amam Lula
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (9)
Maria
2024-02-20 11:01:45Lula é uma besta!!!
CARLOS
2024-02-20 10:29:09Lula é um inconsequente. Infelizmente, os votos de 60 milhões de eleitores o levaram a presidente da república, mesmo sabendo de suas sucessivas e crescentes lambanças. Lastimável.
Tania Maria Fernandes De Carvalho
2024-02-20 00:06:52Ainda bem que é claro que Lula não nos representa em suas opiniões. Continuemos livres de retaliações.
Clayton De Souza pontes
2024-02-19 22:00:32O Lulactem uma agenda não pública que visa agradar aos países de ditadores e autocratas. Está gagá e não gosta de democracias
MARCOS ANTONIO RAINHO GOMES DA COSTA
2024-02-19 18:12:23EM PRIMEIRO LUGAR, ESSE CORRUPTO NÃO REPRESENTA A MAIORIA DOA BRASILEIROS. O LADRÃO NÃO FALA POR MIM. EM SEGUNDO, DAQUELA BOCA SÓ SAI BOSTA.
Franco
2024-02-19 18:10:35Esse infame lula nos envergonha. Alia-se aos parias do mundo. Como essa desgraca e sua puta podem representar nosso Pais?
JCB
2024-02-19 16:05:27Impeachament Já! Chega de mandar nosso suado dinheiro para esses bandidos da esquerda internacional.
100413CAIO02
2024-02-19 15:01:26Como era de se esperar, Lula, na sua ignorância e inconsequência, envergonhou mais uma vez o Brasil com suas declarações estapafúrdias e parciais aos seus irmãos terroristas. Como previsto por muitos, criou uma situação difícil e quase intransponível ao "cruzar uma linha vermelha" como declarou o governo israelense.
ANDRÉ MIGUEL FEGYVERES
2024-02-19 14:12:50Ao roubar bilhões de reais do povo brasileiro, qualquer fala, narrativa, pronunciamento de Lula, soa falso. Sempre vingativo, aplaudido por milhões de bajuladores que vivem às custas dos trabalhadores brasileiros, só fala mentiras e bobagens, não é levado a sério mas os mais prejudicados somos nós os brasileiros!