Lula peca com patrimonialismo nas redes sociais
O patrimonialismo acontece quando os representantes do povo não sabem separar patrimônio público e propriedade pessoal. Trata-se de uma praga do Brasil, onde os políticos costumam se locupletar no poder, tomando para si aquilo que é bem do Estado. As joias sauditas que o ex-presidente Jair Bolsonaro tomou para si são um exemplo disso. Mas...
O patrimonialismo acontece quando os representantes do povo não sabem separar patrimônio público e propriedade pessoal. Trata-se de uma praga do Brasil, onde os políticos costumam se locupletar no poder, tomando para si aquilo que é bem do Estado. As joias sauditas que o ex-presidente Jair Bolsonaro tomou para si são um exemplo disso. Mas Lula também sofre desse mal, e acaba de ser flagrado fazendo patrimonialismo nas redes sociais.
Nesta quarta, 28, o partido Novo acionou a Justiça Federal para impedir que o governo federal peça aos brasileiros para seguirem Lula nas redes sociais. As ações de propaganda estatais — financiadas com o dinheiro do contribuinte — estariam sendo usadas para autopromoção do presidente.
A ação mais recente nas contas da Presidência do Brasil neste contexto ocorreu há cerca de duas semanas. Nela, a Secom da Presidência faz o convite para acompanhar as contas do governo e também a conta pessoal do líder petista.
Para o Novo, "o veículo oficial de propaganda do governo federal foi utilizado como instrumento para autopromoção pessoal do usuário @LulaOfical, personificando o Estado na imagem do agente político."
Vale lembrar que o Tribunal Superior Eleitoral, TSE, está justamente julgando o ex-presidente Jair Bolsonaro pelo uso da TV Brasil, um canal público, para cobrir a reunião com embaixadores no Palácio do Alvorada em 18 de julho do ano passado. O ato está sendo considerado como parte de sua campanha a presidente, o que seria um objetivo pessoal.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (7)
Lucia
2023-07-02 01:58:49Getulio e o Estado Novo (1939), Hitler e Goebbels (1933-45), a história se repete… usam a máquina estatal pra difundir propaganda política… o Brasil anda pra trás!
Eduardo
2023-06-30 07:21:20Peca ou comete crime de lesar a pátria? Sem dúvida, e isto já está provado (e a história, se justa, tratorará o "garantista" e luloptista stf), o famoso líder de seita não é um simples e romântico trombadinha.
ANDRÉ MIGUEL FEGYVERES
2023-06-29 14:59:20Ou quando cobram propina e benesses em troca de obras, favores, cargos públicos, não é mesmo Lula & Bolsonaro?
Carlos Renato Cardoso Da Costa
2023-06-29 14:45:27Republiqueta das bananas. Isso não é nada perante advogados particulares no supremo, cargo em instituições públicas para amigos sem voto, etc.
ADRIANO
2023-06-29 13:09:50Lula é um vagabundo sem escrúpulo algum.
Amaury Feitosa
2023-06-29 08:43:20Ignorante e desonesto este criminoso se apropriou não apenas do dinheiro de um povo idiotizado e fanatizado que lhe redime crimes hediondos contra a nação acolitado com grandes empresários tão ladrões quanto, esta é a dura verdade que leva o país ao precipício e à escravização por ditadores encastelados nos podres poderes de uma falsa república que existe em favor de criminosos e não do povo como deveria ser ... assim o rumo do Brasil é a Argentina ou a Venezuela parceiros no caos e no lixo.
Eduardo
2023-06-29 07:27:26Canalhas, inclusive os garantistas judiciários. Perseguem e exorcizam a Lava Jato tal qual Torquemadas. O luloptismo é isto: protegido pelos supremacistas usam o tesouro público como da seita.