Ricardo Stuckert / PR

Lula já anuncia que vai fugir da raia com Maduro

29.02.24 14:16

Lula está a caminho da ilha caribenha de São Vicente e Granadinas, onde deve participar da cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) — e ter um encontro bilateral com Nicolás Maduro, o ditador venezuelano. Ao deixar a Guiana, nesta quinta-feira, 29, Lula indicou que não vai tratar com Maduro da sua tentativa de anexar o território de Essequibo, que integra a maior parte da Guiana.

“Da mesma forma, eu não irei discutir esta questão [Essequibo] com o presidente Maduro”, disse Lula. “A reunião não é pra isso, a reunião é para a Celac”. 

O mesmo valeria para a reunião que acabara de ter com Irfaan Ali, o presidente guianês, em Georgetown. Não discutimos a questão. Foi uma reunião bilateral para discutir desenvolvimento e investimento.

No lugar, o presidente brasileiro resolveu apelar para a cantilena diplomática. “O presidente Irfaan sabe, como o presidente Maduro sabe, que o Brasil está disposto a conversar com eles na hora necessária, quando for necessário”, continuou. “É possível, através de muito diálogo encontrar o caminho para a manutenção da paz.”

Ele ainda disse esperar, da parte do governo de Georgetown e da ditadura bolivariana em Caracas, é “muito debate, muito diálogo, para encontrar uma solução a mais amigável possível”. Maduro, pelo seu lado, não parece muito interessado nisso.

O brasileiro indicou que a reunião com Irfaan Ali teve uma homenagem curiosa: Lula agora é o nome de uma sala em um centro de convenções na cidade de Georgetown.

A homenagem teria partido do chefe de Estado guianês, que era vice-presidente do país em 2010, na última visita de Lula ao país. De acordo com o relato do presidente, um pedaço do forro da sala havia caído e, mesmo sem ar condicionado, sob forte calor, ele teria continuado a reunião com o então presidente Bharrat Jagdeo.

Leia mais em Crusoé: Lula parou a guerra? Ou foi Bolsonaro?

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Olhando a foto, petgunto: o que mequetre que chamam de primera dama faz na mesa das autoridades? Tenha modos, sra. Vá pra F. Do. Iguaçu. Tua turma. Pra ser gentil.

  2. Diariamente acompanho o noticiário sobre nosso País. Nossos problemas relatados por especialistas idôneos, mostram a necessidade de projetos urgentes para segurança, saúde, educação e principalmente projetos para nossa Prosperidade. Mas, o presidente está preocupado com Maduro um Ditador semianalfabeto, ex Condutor de Bondes.

  3. Na hora que desce do palanque ele sabe que não resolve problema nenhum, muito menos em boteco, como costuma dizer. Ele não é um bom estadista, ele é um medíocre indivíduo.

Mais notícias
Assine agora
TOPO