Universidade de Oxford

Lote com 2 milhões de doses da vacina de Oxford chega ao Brasil

22.01.21 17:47

O avião da companhia aérea Emirates que transportava 2 milhões de doses da vacina de Oxford/AstraZeneca importadas do Instituto Serum, na Índia, pousou no aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, na tarde desta sexta-feira, 22, por volta das 17 horas e 30 minutos. O lote de imunizantes será enviado ao Rio de Janeiro, onde está localizada a sede da Fundação Oswaldo Cruz, a Fiocruz.

A entrega dos imunizantes foi acompanhada por uma comitiva do governo federal, formada pelos ministros da Saúde, Eduardo Pazuello; das Relações Exteriores, Ernesto Araújo; e das Comunicações, Fábio Faria. O embaixador da Índia no Brasil, Suresh Reddy, marcou presença.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Anvisa, autorizou o uso emergencial e temporário das 2 milhões de doses da vacina de Oxford no último domingo, 17. Chegando à Fiocruz, o lote será inspecionado, divido proporcionalmente e despachado aos estados e ao Distrito Federal no sábado, 23, segundo estimativas do governo. A imunização vai priorizar profissionais da saúde e idosos.

A gestão Jair Bolsonaro esperava buscar as doses na semana passada. Contudo, a iniciativa do governo de anunciar a importação e adesivar uma aeronave com a imagem do Zé Gotinha, símbolo da imunização nacional, incomodou os indianos, que haviam pedido discrição máxima, uma vez que, naquele momento, a vacinação no país asiático nem sequer tinha começado.

Foram necessários dias de negociação para reverter o quadro. Para evitar um novo desencontro, o Itamaraty sugeriu a Eduardo Pazuello que a operação logística fosse contratada diretamente na Índia, em um voo comercial. O transporte até o Brasil custou 55 mil dólares.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

Só R$ 1,90* no primeiro mês

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

*depois, 11 x R$ 14,90

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Felipe Moura Brasil, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Uniao Européia ainda não aprovou essa vacina da AstraZeneca, empresa do Reino Unido e Suécia. Na Suécia até agora não podem usar essa vacina. Quando aprovada, a AstraZeneca já informou a U.E. que não terá o volume solicitado pela Europa para entregar agora.

  2. Ontem na cerimônia de recebimento das vacinas, no aeroporto, Pazuello disse com TODAS AS LETRAS que '(...) NÓS estávamos em tratativas com a Índia desde junho do ano passado (...)'. Só eu ouvi isso? Ele se apossou das tratativas da Fiocruz com os parceiros da AstraZeneca para sair bem na foto? Ninguém percebeu isso?

  3. Lembrando. O Brasil precisa de 440 milhões de doses, coisa que o governo federal não sabe de onde cai tirar. Por fim, se não fossem os empresários indianos, as poucas vacinas indianas nunca teriam chegado aqui.

  4. Estes dias estava discutindo com um tal de Pedro, a questão da logística para buscar estas vacinas na Índia. Qual o avião mais adequado levando em conta o custo-benefício. Então tomei conhecimento que o transporte seria gratuito, tornando a conversa desnecessária. Lembro que um leitora levantou a questão do custo do adesivo. Os bolsonaristas falaram que o adesivo era barato. Tudo neste governo é norteado pela incompetência. O adesivo custou pelo menos 55 mil dólares. O mais caro do mundo.

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO