Najara Araújo/Câmara dos Deputados

Após adiamento, votação da PEC da Impunidade será retomada nesta sexta

26.02.21 08:59

A votação da PEC da Impunidade, que aumenta a blindagem de parlamentares, será realizada na manhã desta sexta-feira, 26, após a obstrução realizada na véspera. Diante da dificuldade para fechar um acordo em torno do texto, aliados do presidente da casa, Arthur Lira, adiaram a votação.

A deputada Margarete Coelho (foto), do Progressistas, fez um último esforço para tentar aprovar a PEC ainda na noite de quinta-feira. Para atender a um apelo do PT, a relatora propôs a retirada de um trecho que amplia os poderes dos conselhos de ética da Câmara e do Senado. Não houve consenso e os líderes concordaram em adiar a votação.

A tentativa de acordo foi feita porque, na avaliação de líderes do Centrão, o texto não tem apoio suficiente para ser aprovado. O problema é que o PSL rejeitou a suavização da proposta de emenda à Constituição, por entender que, pelo acordo sugerido por Margarete, o STF continuaria tendo o poder de determinar a prisão de parlamentares em situações como a de Daniel Silveira. Com a recusa do PSL, ainda não existe um acordo para que a PEC seja aprovada.

Líderes do Centrão e de partidos da oposição acreditam que o relatório original da deputada Margarete Coelho já tem condições de ser votado. O receio de Arthur Lira e seus aliados é que a margem de vitória ainda é bastante apertada, o que poderia levar à rejeição da PEC.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

Só R$ 1,90* no primeiro mês

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

*depois, 11 x R$ 14,90

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Felipe Moura Brasil, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Kkkkkkkk. Nem os corruptos conseguem chegar a um consenso sobre a magnitude da corrupção a ser permitida. Como são bravos os nossos heróis bozolulistas!

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO