Lewandowski permite que Pazuello fique em silêncio na CPI da Covid
O ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal, atendeu pedido da Advocacia-Geral da União e concedeu ao ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello (foto) o direito de ficar em silêncio na CPI da Covid. A audiência está marcada para a próxima quarta-feira, 19. Na decisão, publicada na noite desta sexta-feira, 14, Lewandowski autoriza o general a...
O ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal, atendeu pedido da Advocacia-Geral da União e concedeu ao ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello (foto) o direito de ficar em silêncio na CPI da Covid. A audiência está marcada para a próxima quarta-feira, 19.
Na decisão, publicada na noite desta sexta-feira, 14, Lewandowski autoriza o general a deixar de responder "a perguntas que possam, por qualquer forma, incriminá-lo", uma vez que o ex-ministro é investigado pelo Ministério Público Federal em razão do colapso do sistema de saúde de Manaus, no Amazonas. O magistrado, porém, frisa ser vedado que Pazuello falte "com a verdade relativamente a todos os demais questionamentos".
"Como se vê, a circunstância de o paciente responder a um inquérito criminal sobre os mesmos fatos investigados pela CPI emprestam credibilidade ao receio, exposto na inicial deste writ, de que ele possa, ao responder determinadas perguntas dos parlamentares, incorrer em autoincriminação, razão pela qual se mostra de rigor o reconhecimento de seu direito ao silêncio", anotou.
Além disso, Lewandowski proibiu senadores de ameaçarem o ex-ministro da Saúde de prisão ou de processo, enfatizando o direito dele de "ser inquirido com dignidade, urbanidade e respeito". O magistrado autorizou que Pazuello seja assistido por advogado durante todo o depoimento.
Lewandowski, por outro lado, rejeitou pedido da AGU para livrar Pazuello de perguntas relativas à "emissão de juízos de valor ou opiniões pessoais, salvo quando inseparáveis da exposição fática". "Não compete ao Judiciário estabelecer o teor das perguntas que podem ou não ser articuladas pelos senadores integrantes da CPI. Uma determinação dessa natureza representaria uma indevida intromissão nos trabalhos parlamentares, por pressupor, de antemão, que determinados questionamentos apresentarão um viés subjetivo ou incriminador", ponderou.
Em princípio, o depoimento de Pazuello ocorreria em 5 de maio. O ex-ministro, no entanto, informou à CPI que não poderia comparecer presencialmente à sessão naquela data, porque havia tido contato com pessoas infectadas pelo novo coronavírus. A audiência, então, foi remarcada para 19 de maio.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Marcello
2021-05-15 13:28:18Como naquele filme: eles sabem o que fizeram no verão passado!
Leandro
2021-05-15 13:23:42Acho q a lei não o impede de levar tb penico e fraldão, pro caso dele se borrar. Cada resposta não dada será uma declaração evidente de culpa. Lewandowisk sendo Levandowski quando não solta bandido, protege genocida. Pasuelo, nós não esqueceremos a montanha de cadáveres q vc e seu líder deixaram como legado de seres das trevas q são.
Sergio
2021-05-15 09:44:46cadê a turma do presidente para dizer que esse STF não presta, ficam todos calados,, o nosso bananão não tem jeito.
BOCCA DELLA VERITÀ
2021-05-15 08:59:13uéééé... o general FODÃO, TUDÃO amerelou.????
Max
2021-05-15 08:21:46Passadas mais de três décadas da ditadura, o BR e o mundo serão testemunhas de cenas abertas nas quais um general da ativa do Exército, protegido pela justiça, poderá se manter calado diante dos seus inquisidores, os quais também estarão proibidos de constrangê-lo e de supor sua culpa sem o devido processo legal. Ainda que ocorram “barracos”, muito adequados a VSas. daquela casa do legislativo, a ordem democrática e o respeito deverão prevalecer como conquistas resistentes do povo brasileiro.
Jose
2021-05-15 08:00:52Kkkkkkkkkkkk. General de trás estrelas se escondendo embaixo de uma toga qualquer com o esfíncter na mão. A música descreveu muito bem o caráter dos bozistas.
VOTO SALVA 2022
2021-05-15 01:12:16Imagina esse general sem postura de homen de verdade numa guerra, sera que ele ia aparecer ? imagina ele dando ordem para o soldado ir para a frente da batalha e ele la atras escondido, maior mutuca!! ta com dedinho general!!! são 430 mil mortos de COVID 19 e sua especialização em lojista mostrou que não vale nada, so fez mer.da!!!
VOTO SALVA 2022
2021-05-14 22:30:23ESSE STF NAO DA UMA DENTRO !!! LAVA TOGA JA!!! Senadores Bundxmoles e enrolados com a justiça!! Infelizmente o Brasil acabou, o mecanismo voltou mais forte e mais raivoso, nao so eles querem tudo de volta, como também botar na cadeia o procuradores, policias que os investigaram. A qualquer dia vamos acordar numa Venezuela. Nao da para contar com o STF, STJ, PGR e os mais de 380 politicos enrolados com a justiça. Fim do foro privilegiado para JA, prisão na segunda estancia JA! a COAF sumiu!!!
Maria
2021-05-14 22:18:36Que covarde!
Odete6
2021-05-14 19:51:59QUE CAMARILHA SUPERLATIVAMENTE NOJENTA, INDECENTE, MALDITA!!!!!!!