Lewandowski pede perícias feitas pela PF em mensagens roubadas da Lava Jato
O ministro Ricardo Lewandowski (foto), do Supremo Tribunal Federal, determinou nesta quarta-feira, 14, a entrega à corte de cópia das perícias realizadas em materiais apreendidos na Operação Spoofing, que investigou ataques hacker a contas de Telegram do ex-juiz Sergio Moro e de procuradores da Lava Jato. Lewandowski pediu, ainda, cópias da perícia conclusiva, do relatório final...
O ministro Ricardo Lewandowski (foto), do Supremo Tribunal Federal, determinou nesta quarta-feira, 14, a entrega à corte de cópia das perícias realizadas em materiais apreendidos na Operação Spoofing, que investigou ataques hacker a contas de Telegram do ex-juiz Sergio Moro e de procuradores da Lava Jato.
Lewandowski pediu, ainda, cópias da perícia conclusiva, do relatório final produzido pelo delegado da Polícia Federal e da denúncia apresentada pelo Ministério Público Federal no caso.
O despacho, endereçado ao juiz Ricardo Leite, da 10ª Vara Federal do Distrito Federal, foi expedido dois dias após a revelação de relatório da Polícia Federal que concluiu não ser possível confirmar a autenticidade das mensagens hackeadas da extinta força-tarefa da Lava Jato de Curitiba.
No documento, o delegado Felipe Leal, chefe do Serviço de Inquéritos da PF em Brasília, afirma que "não se presume", com base nos laudos feitos pelos peritos federais, a autenticidade e integridade dos diálogos apreendidos pela Operação Spoofing, e que há "indícios de que o invasor agiu com o dolo específico não apenas de obter como também de adulterar os dados".
Mais cedo, o comando da PF retirou Felipe Leal do comando do Setor de Inquéritos, o Sinq. Para o seu lugar foi escolhido o delegado Leopoldo Lacerda, que chefiava a delegacia de combate ao crime organizado em Alagoas.
O material hackeado da Lava Jato foi mencionado tanto por Lewandowski quanto por Gilmar Mendes em julgamentos no Supremo. Os ministros chegaram a ler trechos das mensagens durante o julgamento da suspeição de Sergio Moro.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
ANTONIO
2021-04-16 01:20:05Lewandowski e Gilmar Mendes, tenham vergonha na cara, deixem de defender seus amigos corruptos do PT e PSDB. Qualquer idiota sabe que estas mensagens hackeadas são totalmente ilegais.
ADRIANO
2021-04-15 22:23:57A prova já está melada, malandro. Não tem como usar mais.
Robson
2021-04-15 13:36:33A verdade realmente não interessa, quando as notícias não agradam substituem o mensageiro. Eles querem a qualquer custo desqualificar o Juiz Sérgio Moro. Podem tentar mas a nação brasileira sabe que ele é o herói nacional que em conjunto com os heróis Procuradores da República tiveram a coragem de expor os intestinos podres dos poderes da República à luz do dia. A história do país neste episódio triste já está contado e ninguém apagará.
Silvino
2021-04-15 13:23:48Quem periciar os dados conseguidos de forma ilegal, o pessoal da CUT de São Bernardo do Campo ou algum delegado da PF dos tempos aúreos do PT no poder? O Lewan não sabe o que mais fazer para justificar a falsa narrativa da suspeição de Sérgio Moro. Será que não daria para contar com o perito do caso do PC Farias para uma "arrumação " na coisa. Provas ilegais simplemente são provas ilegais, conforme diz a Constituição Federal de 1988. Viu, Lewan.
Jaime
2021-04-15 13:01:59Só agora esse inocente lembrou que NÃO se pode usar evidências obtidas de forma ilegal e não autenticadas? Primeiro, criminaliza a vítima; depois, procura formas de sustentar o porquê da criminalização. Aquele negócio de presunção de inocência, nem pensar. Hipócritas!
Messias
2021-04-15 11:40:14Respeitosamente, parece que o ministro agora vai mirar sua artilharia contra o Laudo Pericial elaborado por técnicos da melhor polícia que o país tem, a Polícia Federal. Já dúzia o velho João Monteiro que “a imparcialidade do Juiz para com as partes é a primeira garantia de Justiça”. Contra Moro tudo vale para destruir sua reputação até mesmo provas ilícitas. Triste Brasil!
José
2021-04-15 09:37:03O hacker vai autenticar
IAS
2021-04-15 08:46:49Os “juízes superiores” dão sinais claro que tornaram-se receptadores para manter impune criminosos de elite, tornando todas as demais instâncias párias do sistema de justiça do país onde estão, de fato, os verdadeiros juízes.
ADEMIR
2021-04-15 08:39:40Isto sim é parcialidade se as mensagens foram roubadas não importa se verdadeiras ou falsas se fosse de ministros do STF elas ja teriam sido descartadas a tempos e o bandidos do hackers estariam presos
José
2021-04-15 07:05:14Não se presume autenticidade , logo ... Parece forçar para que se tornem legítimas , autênticas e inalteradas . Sendo que o hacker até se fez passar por integrante da força tarefa .