Mateus Bonomi/Agif/Folhapress

Lewandowski pede perícias feitas pela PF em mensagens roubadas da Lava Jato

14.04.21 16:05

O ministro Ricardo Lewandowski (foto), do Supremo Tribunal Federal, determinou nesta quarta-feira, 14, a entrega à corte de cópia das perícias realizadas em materiais apreendidos na Operação Spoofing, que investigou ataques hacker a contas de Telegram do ex-juiz Sergio Moro e de procuradores da Lava Jato.

Lewandowski pediu, ainda, cópias da perícia conclusiva, do relatório final produzido pelo delegado da Polícia Federal e da denúncia apresentada pelo Ministério Público Federal no caso.

O despacho, endereçado ao juiz Ricardo Leite, da 10ª Vara Federal do Distrito Federal, foi expedido dois dias após a revelação de relatório da Polícia Federal que concluiu não ser possível confirmar a autenticidade das mensagens hackeadas da extinta força-tarefa da Lava Jato de Curitiba.

No documento, o delegado Felipe Leal, chefe do Serviço de Inquéritos da PF em Brasília, afirma que “não se presume”, com base nos laudos feitos pelos peritos federais, a autenticidade e integridade dos diálogos apreendidos pela Operação Spoofing, e que há “indícios de que o invasor agiu com o dolo específico não apenas de obter como também de adulterar os dados”.

Mais cedo, o comando da PF retirou Felipe Leal do comando do Setor de Inquéritos, o Sinq. Para o seu lugar foi escolhido o delegado Leopoldo Lacerda, que chefiava a delegacia de combate ao crime organizado em Alagoas.

O material hackeado da Lava Jato foi mencionado tanto por Lewandowski quanto por Gilmar Mendes em julgamentos no Supremo. Os ministros chegaram a ler trechos das mensagens durante o julgamento da suspeição de Sergio Moro.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

Só R$ 1,90* no primeiro mês

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

*depois, 11 x R$ 14,90

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. O PT tem ainda o seu mecanismo pro-poder operando. As mesmas táticas de desinformação usadas e descritas por ÍON PACEPA, são as mesmas usadas na ascensão do partido nacional socialista dos trabalhadores alemães, para acusar o Papa, matar JFK, dizimar o sionismo, invadir o Afeganistão e Iraque, manter o regime de CUBA, etc. Muitos do PT, foram treinados nestas doutrinas e estão aí, vivos. Instruam-se para serem homens livre da manipulação.

  2. Lewandowski e Gilmar Mendes, tenham vergonha na cara, deixem de defender seus amigos corruptos do PT e PSDB. Qualquer idiota sabe que estas mensagens hackeadas são totalmente ilegais.

  3. A verdade realmente não interessa, quando as notícias não agradam substituem o mensageiro. Eles querem a qualquer custo desqualificar o Juiz Sérgio Moro. Podem tentar mas a nação brasileira sabe que ele é o herói nacional que em conjunto com os heróis Procuradores da República tiveram a coragem de expor os intestinos podres dos poderes da República à luz do dia. A história do país neste episódio triste já está contado e ninguém apagará.

  4. Quem periciar os dados conseguidos de forma ilegal, o pessoal da CUT de São Bernardo do Campo ou algum delegado da PF dos tempos aúreos do PT no poder? O Lewan não sabe o que mais fazer para justificar a falsa narrativa da suspeição de Sérgio Moro. Será que não daria para contar com o perito do caso do PC Farias para uma "arrumação " na coisa. Provas ilegais simplemente são provas ilegais, conforme diz a Constituição Federal de 1988. Viu, Lewan.

  5. Só agora esse inocente lembrou que NÃO se pode usar evidências obtidas de forma ilegal e não autenticadas? Primeiro, criminaliza a vítima; depois, procura formas de sustentar o porquê da criminalização. Aquele negócio de presunção de inocência, nem pensar. Hipócritas!

  6. Respeitosamente, parece que o ministro agora vai mirar sua artilharia contra o Laudo Pericial elaborado por técnicos da melhor polícia que o país tem, a Polícia Federal. Já dúzia o velho João Monteiro que “a imparcialidade do Juiz para com as partes é a primeira garantia de Justiça”. Contra Moro tudo vale para destruir sua reputação até mesmo provas ilícitas. Triste Brasil!

  7. Os “juízes superiores” dão sinais claro que tornaram-se receptadores para manter impune criminosos de elite, tornando todas as demais instâncias párias do sistema de justiça do país onde estão, de fato, os verdadeiros juízes.

    1. Com todo respeito, amigo, ao que parece estão nas 1a. e 2a. Instâncias....!!

  8. Isto sim é parcialidade se as mensagens foram roubadas não importa se verdadeiras ou falsas se fosse de ministros do STF elas ja teriam sido descartadas a tempos e o bandidos do hackers estariam presos

  9. Não se presume autenticidade , logo ... Parece forçar para que se tornem legítimas , autênticas e inalteradas . Sendo que o hacker até se fez passar por integrante da força tarefa .

  10. Como é que um ministro do STF pede uma perícia em prova ilegal? Absurdo dos absurdos!!!! Até quando ministro se acha no direito de criar uma legislação própria para defender seus interesses partidários (só pode ser isso, porque prova ilegal NÃO TEM VALOR LEGAL, e o ministro quer transformá-la, com sua "varinha de condão" em legal!!!!!) Meu Deus do Céu, é o fim da picada!!!!!!!

    1. Fábio, o laudo da PF confirma a origem das mensagens (vieram de fato dos celulares dos procuradores e do ex-juiz), mas não confirma o conteúdo (ou seja, pode sim ter sido alterado). Logo, tais mensagens não servem de prova. Isso sim, é cristalino.

    2. Pq tanto medo dos diálogos? Ah, porque provam o que querem esconder. Ora, se o hacker foi denunciado por hackear é porque teve acesso a dados originais. E se não foi denunciado por adulterar os dados hackeados é porque os dados são os originais. Cristalino

  11. Nem disfarçam mais - rapidinho tiraram o Felipe Leal. Desmascou mais uma leviandade dos dois togados/ aloprados a serviço do PT

  12. O Ministro Lewandowski não se conforma com o resultado das perícias feitas pela Polícia Federal sobre conversas hackeadas na Lava-Jato consideradas sem possibilidades de autenticação.

  13. e agora Carminha? Foi claramente influenciada por Gilmar Mendes e essas mensagens adulteradas especificamente para que a senhora ficasse indignada. tem a chance agora de de rever o voto no Plenario. Não se deixe influenciar.

  14. alguém encomendou e pagou aos hackers para estas mensagens saírem só gosto de Gilmar Mendes que fez uma catarse lendo as mensagens

  15. E agora? os ministros do stf estão usando as mensagens roubadas como se legítimas fossem porém, pelo laudo, são manipuladas.

  16. Aparelhamento completo, da Polícia Federal pelo auto declarado rei: jair m. bolsonaro (letra minúscula para presidente ínfimo). Falta de confiança em PF, a mercê do pulha bolsonaro.

    1. Vão mudando os peritos segundo a conveniência até encontrar um que ateste a autenticidade das mensagens.

  17. Que ativismo político descarado, vergonhoso ver ministros do supremo com tamanho desrespeito a constituição, querendo a todo custo validar conversas hackeadas para inocentar o maior corrupto que surgiu neste país.

    1. tem ministros que age como advogados de bandidos é uma vergonha! não temos em quem , STF, STJ eu tenho vergonha! lena

    2. Realmente estão jogando pesado com o povo de bem. Da a impressão que esta tudo aparelhado, do mesmo jeito que o PT e puxadinhos faziam. 2022 vamos resolver isso no voto!!

    3. Verdade, o juiz Ricardo Leite já se pronunciou a respeito que são provas ilícitas. O delegado que concordou com a perícia da PF já foi mudado de setor. Brincadeira!

  18. Esse grupinho mal intencionado a serviço dos PeTralhas e do LuLarapio dentro do STF não desiste em forcar a barra e incinerar a imagem da justiça brasileira no mundo. Ja não bastava ele ter rasgado a constituição para manter a Anta elegível, agora quer usar mensagens hackeados que o o responsável da PF declarou que não tem como garantir se foram manipuladas ou não, e do Juiz do caso spoofing q declarou que essa mensagens ilícitas não valem como provas. Eles fazem tudo pela orcrim que saqueou🇧🇷

    1. 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻 🕵🏻‍♂️💰🚔👮🏽‍♀️

    1. Concordo. Só que os palhaços somos nós, enquanto que os donos do circo são os onze supremos.

  19. a coisa está tão doida no brazil, que não seria surpresa se algum dos supremos decidisse de ofício que as conversas são verdadeiras porque o jãodideus disse que são

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO