Lava Jato apreende mais de 100 obras de arte de filhos do ex-ministro Edison Lobão

12.01.21 07:58

A Polícia Federal cumpre na manhã desta terça-feira, 12, mandados de busca e apreensão em endereços relacionados a Márcio Lobão e Edison Lobão Filho, filhos do ex-ministro de Minas e Energia no governo de Dilma Rousseff, do PT, Edison Lobão. Os dois são alvos da Operação Vernissage, 79ª fase da Lava Jato.

Segundo o Ministério Público Federal, um dos objetivos da ação é apreender mais de 100 obras de arte que teriam sido adquiridas pela família Lobão com dinheiro proveniente de desvios na Petrobras e na Transpetro, entre 2005 e 2011. A nova investida da Lava Jato é um desdobramento da Operação Galeria, deflagrada em outubro de 2019.

A suspeita dos investigadores é que as obras de arte tenham sido adquiridas de forma subfaturada por meio de pagamentos por fora, em espécie. Segundo a PF, a diferença entre o valor declarado à Receita Federal e a cotação no mercado chega a 500% em algumas obras.

As buscas, diz o MPF, também têm como objetivo avançar na apuração sobre possível lavagem de dinheiro da família Lobão por meio de transações imobiliárias. Um dos casos investigados é a compra, em maio de 2007, de um apartamento de luxo em São Luís, no Maranhão, por 1 milhão de reais. O imóvel foi vendido pouco tempo depois por um dos filhos de Lobão por 3 milhões de reais.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

Só R$ 1,90* no primeiro mês

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

*depois, 11 x R$ 14,90

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Felipe Moura Brasil, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Esse é o "modus operandi" da elite corrupta no Brasil. Obras de arte, carros importados e mais. Tudo escondidinho e muitas vezes até abandonados em depósitos sem a devida manutenção. É a famosa gestão incompetente desses novos pobres metidos a ricos.

    1. cria do Sarney depois do Lula o maior ladrão da história do Brasil

  2. A ratazana Mor Lula ladrão e sua quadrilha tem o apoio do triunvirato do STF garantista da impunidade, o GM concederá um salvo conduto ou habeas corpus para voltar ao status quo de antes, pois o brasileiro é desunido, logo esquecerá de tudo, pois nas eleições os corruptos serão eleitos.

  3. Esse Edison Loba e toda sua familia ja estão presos? Chega de demora, tem que prender logo e punir como exemplo, uma punição caprichada. Mas como sempre ja espero o STF, PGR, STJ deixarem ele livre mais uma 20 anos ate prescrever mais um caso. Operação padrão nas altas cortes brasileiras, preescricao de pena, por falta de vontade de fazer o trabalho que a população paga caríssimos para eles fazerem.

  4. Na hora derradeira que for para finalizar a condenação ou soltura ou devolução das obras rertidas, vai surgir aquele personagem de todas as cenas de34 sempre, o Sr. João Plenário e evidentemente a impunidade prevalecerá. Não mesmo, André Esteves.

    1. Só um acréscimo. A PF vive levando o crédito sozinha e isso é injusto. Trabalham em conjunto na Lava Jato a PF, o MPF e a Receita Federal.

  5. Como pode velho deste sem vergonha deixar de exemplo para filhos e netos! Colocou o filho no meio de seu trambique! Perdemos a dignidade da família!

  6. E tem gente afirmando categoricamente até hoje que tudo foi perseguição, e quando o político é corrupto maior é seu Clã participando ou melhor ocupando todas as tetas, e por consequencia se cria uma rede familiar de proteção, que é muito mais confiável, aí se nomeia delegado alinhado, barra investigações, distorcem fatos, e no final temos nosso supremo para garantir a impunidade.

  7. Fico me perguntando porque alguns políticos colocam seus filhos na politica!! Esta família Lobão tem muito a explicar ao MPF, PF, etc.... mais de 100 obras de arte sem declarar a receita não seria crime de sonegação fiscal???

  8. Tal filhos tal pai....Porcos ladrões que deveriam ter todos os seus patrimônios sequestrados assim como toda essa corja de políticos corruptos que matam indiretamente milhares. Olha penso que a solução será a invasão pelo povo brasileiro do Congresso e tbm dos outros poderes. Ou administram com probidade ou o povo assume diretamente...Utopia, talvez, mas do jeito que está a corrupção irá continuar.

  9. É uma nojeira a política brasileira. Os pais dos novos políticos os ensinam como e fácil viver bem e roubar muito com a política. Esses filhos e parentes de políticos estão fazendo o que seus avós,país,tios e amigos sempre fizeram e continuam praticando o ilícito. Por outro lado temos a FORD que e a Mercedes Benz Que vão para a produção aqui. Esses FDP não estão nem aí para os milhares de país e mães de famílias que ficarão desempregados. Muitos funcionários não poderão continuar os estudos.

    1. José está coberto de razão. O Brasil não pode mais tolerar nenhum político que seja bandido.

  10. Sr. Gilmar corre... Solta os homens!!! São tudo da "tchuma". Sr. levando uisk... Dá 24 horas para a Pf Achar as Nf ou o processo tá cancelado. Sr.Toffe . Veja com o amigo qual deve ser o procedimento para não ferir acordos. VIVA BRASIL!!!! .

  11. E pensar que essa figura era um jornalista setorial em Brasilia a puxar o saco de Sarney, presidente do PDS, e, por consequência, da ditadura dos generais. Na tal nova república virou senador. O que esperar do pais em que a carta 1 foi escrita pelo áulico Pero Vaz?

    1. Pois é Eduardo. Como eu sempre falo: ditadura militar foi o berço da geração mais corrupta de políticos brasileiros. Eu acho que é por isso que os bozistas querem restabelecer o regime para roubar sem serem incomodados.

    1. Concordo com o Wolney, e digo mais o povo de Alagoas é culpado por continuar elegendo e reelegendo esta quadrilha criminosa, adoram votar em ladroes, qdo precisam dos hospitais e serviços públicos são maltratados, mas para eles o importante é manter os ladroes no poder.

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO