Latitude#47: peronismo sem horizontes na Argentina
O cientista político Cristian Solmoirago, diretor do instituto de pesquisas Solmoirago, da Argentina, acredita que o peronismo não terá chances na eleição presidencial deste ano. Nas pesquisas de intenção de voto, os argentinos estão praticamente divididos em três grupos. Um com o libertário Javier Milei, outro com a candidata da oposição macrista Patrícia Bullrich e...
O cientista político Cristian Solmoirago, diretor do instituto de pesquisas Solmoirago, da Argentina, acredita que o peronismo não terá chances na eleição presidencial deste ano.
Nas pesquisas de intenção de voto, os argentinos estão praticamente divididos em três grupos. Um com o libertário Javier Milei, outro com a candidata da oposição macrista Patrícia Bullrich e outro com o candidato oficialista e peronista Sergio Massa. Solmoirago acredita que Milei é figura certa no segundo, e tudo dependerá de quem for com ele para a disputa final.
"Qualquer uma dessas três forças políticas podem ir para o segundo turno. Mas o que temos certeza e podemos prever é que Sergio Massa não ganha sob nenhum ponto de vista nem de Milei nem de Patricia se ele for ao segundo turno com um desses atores", diz Solmoirago.
O cientista político não acredita que o empréstimo aprovado por Lula via Banco de Desenvolvimento da América Latina para ajudar o governo peronista tenha algum impacto na eleição. O assunto foi ignorado na campanha local. "O governo e a campanha estão preocupados em mitigar o efeito do escândalo", diz Solmoirago.
O "escândalo" em questão é o que foi causado pelo vazamento de imagens de Martín Insaurralde, assessor que foi flagrado aproveitando a vida em um iate de luxo, rodeado de champanhe, bolsas Louis Vuitton e relógios Rolex. O caso tem atrapalhado muito o desempenho de Massa. Insaurralde era assessor de Axel Kicillof, peronista que busca a reeleição na província de Buenos Aires.
"O que mais impacta é o escândalo. É a indignação. A Argentina, com mais de 100% de inflação, com níveis de pobreza altíssimos, vê um funcionário do governo peronista passeando por Marbella com uma modelo em um iate muito caro. Isso gerou muita indignação, muita rejeição e muita bronca não apenas no eleitor da oposição, mas também no eleitor próprio do União Pela Pátria, que é do governo", diz Solmoirago.
Solmoirago conversou com os jornalistas Duda Teixeira e Rogério Ortega.
LATITUDE, UM PODCAST PARA SITUAR VOCÊ NO MUNDO
Assista ao programa completo aqui:
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (1)
Rosele Sarmento Costa
2023-10-14 21:47:49Pena que o meu espanhol não alcançou todo o conteúdo! O Rogério Ortega foi mais explicativo do que o Duda Teixeira.