Latitude#25: privatização já é uma realidade em Cuba
O diretor de pesquisas da Fundação Human Rights in Cuba (FHRC), Hugo Achá, afirmou no podcast Latitude que o regime da ilha comunista está se tornando cada vez mais parecido com o da Rússia: oligárquico e corrupto. Empresas militares e estatais são, na realidade, comandadas por grupos familiares. Em investigações realizadas pela FHRC, Achá descobriu...
O diretor de pesquisas da Fundação Human Rights in Cuba (FHRC), Hugo Achá, afirmou no podcast Latitude que o regime da ilha comunista está se tornando cada vez mais parecido com o da Rússia: oligárquico e corrupto. Empresas militares e estatais são, na realidade, comandadas por grupos familiares.
Em investigações realizadas pela FHRC, Achá descobriu que a Gaesa, empresa militar que comanda 87% da economia da ilha nem sequer cubana é. "É uma empresa que foi constituída no Panamá e que tem reuniões de diretoria na Europa. Em sua composição, tem membros da família Castro e era administrada como se fosse uma corporação pelo general (Luis Alberto) López-Calleja", diz Achá. Calleja, que faleceu em 2022, foi genro de Raúl Castro.
Achá acredita que informações como essa, hoje mais acessíveis, estimulam os cubanos a se manifestar nas ruas. "Quando um cubano carente fica sabendo que a família Castro e o grupo ao redor dela vivem como bilionários lá fora, isso vai se acumulando e se reflete nos protestos", diz o pesquisador.
Achá também explica por que o governo petista não incluiu cubanos no novo Mais Médicos. Segundo ele, membros do atual governo e pessoas que participaram do projeto durante o mandato de Dilma Rousseff têm medo de enfrentar problemas na Justiça americana.
O podcast Latitude irá ao ar no Youtube neste sábado, 13 de maio, às 18h.
Assista aqui:
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (3)
Lucia
2023-05-16 19:26:06Torcendo muito para o povo cubano finalmente conseguir a tão sonhada liberdade!!
Dalton
2023-05-13 22:47:13Assim é a AL, elegem corruptos que ficam bilionários, com o Slogan de que irão erradicar a pobreza, melhorar a educação, isso tudo é só fachada eleitoreira, jamais irão querer um povo educado, ou em melhores condições, quem os irá eleger?
Marcia E.
2023-05-13 13:22:37Estarei assistindo!! Gosto de me atualizar sobre as condições daquele país que ainda é ponto de referência para quase metade dos eleitores brasileiros.