Latitude #77 Teaser: O crescimento do sentimento anti-China
O sentimento anti-China tem crescido no Brasil: já foi tema de campanha em 2018 e deve se tornar ainda mais importante em disputas eleitorais no futuro. Essa é a opinião do pesquisador da Fundação Getúlio Vargas Matias Spektor, o convidado do podcast Latitude desta semana. "Existe uma dependência brasileira da China que é real e é...
O sentimento anti-China tem crescido no Brasil: já foi tema de campanha em 2018 e deve se tornar ainda mais importante em disputas eleitorais no futuro.
Essa é a opinião do pesquisador da Fundação Getúlio Vargas Matias Spektor, o convidado do podcast Latitude desta semana.
"Existe uma dependência brasileira da China que é real e é crescente. E o que eu acho muito interessante — e isso é assunto de outra pesquisa que fizemos na Fundação Getúlio Vargas — é que isso produz reações cada vez mais maiores do eleitorado brasileiro. O público tem uma atitude em relação ao investimento chinês que é muito mais negativa do que em relação a investimentos da Europa, dos Estados Unidos ou do resto da América Latina", diz Spektor.
Ele lembra que, Bolsonaro criticou bastante o país asiático na sua primeira campanha presidencial.
"Em 2018, o Jair Bolsonaro fez a escolha de passar uma semana inteira da campanha para fazer campanha contra a China em Taiwan, levando três filhos que à época tinham cargos políticos", diz Spektor.
Depois de eleito, Bolsonaro atenuou as menções à China por pressão principalmente do agronegócio, que exporta commodities para Pequim.
Durante a pandemia de Covid, o então presidente retomou o tom agressivo, acusando a China de provocar uma "guerra biológica" e afirmando que "os militares sabem disso".
Em gravação do podcast Latitude, Spektor também falou da dificuldade de Lula em ter boas relações com outros presidentes de esquerda da América Latina.
Ele comentou ainda uma pesquisa da FGV mostrando que o negacionismo climático se encontra tanto na direita quanto na esquerda do país.
O Latitude é um podcast semanal sobre os principais fatos da política internacional e da diplomacia brasileira que vai ao ar todos os sábados, às 18 horas.
O conteúdo integral do programa é exclusivo para assinantes de O Antagonista e da revista Crusoé, que poderão assisti-lo no YouTube ou ouvi-lo nas plataformas de áudio.
LATITUDE, UM PODCAST PARA SITUAR VOCÊ NO MUNDO
Assista a um trecho do Latitude abaixo:
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)