Variedades - Crusoé
  • Política de Privacidade
  • Termos de uso
  • Contato
  • Política de Privacidade
  • Termos de uso
  • Contato
Sem resultados
Ver todos os resultados
Variedades - Crusoé
Sem resultados
Ver todos os resultados

A ideia que pode resfriar uma capital no Brasil e acabar com os alagamentos

O projeto pode também ser um investimento ecológico nas regiões contempladas

Por Júlio Nesi
30/03/2026
Em Geral
0
Reprodução: Unsplash / Pablo Azurduy

Reprodução: Unsplash / Pablo Azurduy

A Câmara Municipal de Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, analisa um Projeto de Lei (PL) que pode reduzir os alagamentos na região. O programa chamado “Bosques de Bairro” propõe a expansão de áreas verdes no município, o que pode aumentar a drenagem natural das chuvas, além de um investimento sustentável.

A proposta, que é de autoria do vereador Roberto Robaina (Psol), prevê a instalação de novas “microflorestas” comunitárias em diversas regiões da capital, incluindo áreas privadas, caso os proprietários tenham interesse.

De acordo com o autor, a construção dessas florestas deve reduzir a sobrecarga no sistema de drenagem da cidade através da absorção natural da água pela terra e pelas plantas, reduzindo o escoamento das chuvas.

Além disso, Robaina ainda afirmou que a construção dessas áreas verdes também irá contribuir para o resfriamento de Porto Alegre, pois irá reduzir o número de ilhas de calor na capital.

O que é o projeto?

O programa propõe transformar espaços urbanos “esquecidos” em pequenos ecossistemas de alta densidade vegetal. O programa terá três frentes de atuação principais; são elas:

  • Microflorestas Comunitárias: Plantio de espécies nativas em alta densidade para acelerar o crescimento e a biodiversidade.
  • Jardins de Chuva: Sistemas de drenagem natural que ajudam a mitigar alagamentos.
  • Restauração Ecológica: Foco na recuperação do solo e na criação de corredores ecológicos locais.

Como as microflorestas ajudam a reduzir o alagamento?

As chamadas microflorestas funcionam como uma espécie de “esponja natural” dentro do ambiente urbano. Isso porque o solo com vegetação tem maior capacidade de absorver e reter a água da chuva quando comparado a superfícies como concreto e asfalto.

Além disso, as raízes das plantas ajudam a melhorar a infiltração da água no solo. Esse processo reduz o escoamento superficial, que é justamente um dos principais responsáveis pelos alagamentos em áreas urbanizadas.

Já os jardins de chuva, outro ponto previsto no projeto, atuam direcionando e armazenando temporariamente a água da chuva. Com isso, o líquido é absorvido de forma gradual, evitando acúmulos rápidos em períodos de precipitação intensa.

O que falta para sair do papel?

O projeto ainda está em análise na Câmara Municipal de Porto Alegre e precisa passar pelas etapas de tramitação antes de uma possível aprovação. Caso avance, a proposta ainda dependerá de regulamentação e planejamento para que seja implementada na prática.

A adesão de moradores e proprietários de áreas privadas também deve ser um fator importante para o alcance da iniciativa, já que o programa prevê a participação voluntária da população.

Dúvidas, críticas ou sugestões? Fale com o nosso time editorial.
Tags: AlagamentoBosques de Bairrocrise climáticaEcologiameio ambienteporto alegresustentabilidade
Júlio Nesi

Júlio Nesi

Jornalista alagoano formado pela UFAL, já atuei em produção de conteúdo digital para portais, rádio e redes sociais.

Próximo post
Reprodução: Unsplash / Scott Rodgerson

Novo projeto de R$ 104 milhões quer espalhar o 6G pelo Brasil inteiro

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira!

Longas esperas podem nos fazer passar horas sentados e a ciência mostra que esse tempo pode ser ruim para nossa saúde.

Reprodução: Unsplash / Joao Vitor Marcilio

Passar o dia sentado faz mal ao coração? Veja o que a ciência diz

18/04/2026
Apesar de ser um hábito comum, seu corpo pode pagar um preço por dormir com a TV ligada.

Reprodução: Unsplash / Yiquan Zhang

Dormir com a TV ligada pode afetar seu cérebro de um jeito que pouca gente imagina

18/04/2026
Foto: Dan/Pexels

Sentir cansaço durante o dia pode indicar que seu coração não está funcionando como deveria

18/04/2026
  • Política de Privacidade
  • Termos de uso
  • Contato

Agradecemos por escolher a “CRUSOÉ”, revista eletrônica de conteúdos jornalísticos de titularidade da “Mare Clausum Publicações Ltda.”, sociedade empresária limitada, com sede na Cidade de São Paulo, Estado de São Paulo, na Av. Brigadeiro Faria Lima, 1234 - Jd. Paulistano - São Paulo - SP - CEP 01451-001, inscrita no CNPJ/MF sob o nº 25.163.879/0001-13 e com IE/SEFAZ nº 118.877.810.111.

Bem-vindo de volta!

Faça login abaixo

Esqueceu a senha?

Recupere sua senha

Insira seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Log In

Adicionar nova Playlist

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Política de Privacidade
  • Termos de uso
  • Contato

Agradecemos por escolher a “CRUSOÉ”, revista eletrônica de conteúdos jornalísticos de titularidade da “Mare Clausum Publicações Ltda.”, sociedade empresária limitada, com sede na Cidade de São Paulo, Estado de São Paulo, na Av. Brigadeiro Faria Lima, 1234 - Jd. Paulistano - São Paulo - SP - CEP 01451-001, inscrita no CNPJ/MF sob o nº 25.163.879/0001-13 e com IE/SEFAZ nº 118.877.810.111.