Reprodução

Lançamento de biografia de Xi Jinping na Alemanha é cancelado por pressão da China

27.10.21 08:33

A editora de livros alemã Piper Verlag cancelou dois eventos de lançamento do livro Xi Jinping — o Homem Mais Poderoso do Mundo (foto) por pressão do cônsul chinês em Dusseldorf, Feng Haiyang, e do Instituto Confúcio, em Hanover.

Segundo a editora, Hayiang interveio pessoalmente para impedir a realização do evento que estava previsto para ocorrer na Universidade Duisburg-Essen.

O outro evento, que seria na Universidade Leibniz, em Hanover, foi cancelado a pedido da Universidade Tonghi, em Xangai, que coordena o Instituto Confúcio nessa instituição alemã.

Um funcionário do Instituto Confúcio resumiu a questão da seguinte maneira para a editora: “Não se pode falar sobre Xi Jinping como se fosse uma pessoa normal. Ele não deve ser tocado ou falado“.

A biografia foi escrita por Adrian Geiges, correspondente da revista Stern na China, e por Stefan Aust, que trabalhou na Der Spiegel.

A intervenção chinesa coloca em xeque o papel do Instituto Confúcio, uma escola cujo papel é o de divulgar o mandarim, mas que também funciona como um braço do Partido Comunista ao redor do mundo.

Existem 20 escolas do Instituto Confúcio na Alemanha. No Brasil, há dez, principalmente dentro de universidades públicas.

O deputado do partido Verde alemão Reinhard Butikofer, integrante do Parlamento Europeu, chamou de “ultrajante” o cancelamento dos eventos de lançamento da biografia. “Os burocratas chineses demonstraram claramente por que devemos agir e nos livrar dos Institutos Confúcio“, disse Butikofer.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Que absurdo, até entre ateus há endeusamento de pessoas! Como não se pode falar ou tocar no cara? E como a Alemanha se dobra a isso?

    1. O Fuhrer deles....o nosso fuhrer....de divindades terrenas intocaveis so vem morte e destruiçao

Mais notícias
Assine agora
TOPO