Khamenei diz que ataque foi tapa na cara dos EUA e líderes mundiais pedem calma
O líder supremo do Irã, Ali Khamenei (foto), deu um discurso público nesta quarta-feira, 8, após o ataque iraniano a duas bases americanas no Iraque. "Até agora, os americanos só levaram um tapa na cara. Vingança é uma coisa diferente. Ações militares como essas não são suficientes. A presença americana (no Oriente Médio) deve acabar",...
O líder supremo do Irã, Ali Khamenei (foto), deu um discurso público nesta quarta-feira, 8, após o ataque iraniano a duas bases americanas no Iraque.
"Até agora, os americanos só levaram um tapa na cara. Vingança é uma coisa diferente. Ações militares como essas não são suficientes. A presença americana (no Oriente Médio) deve acabar", disse Khamenei.
Diversos líderes mundiais deram pronunciamentos nas últimas horas pedindo para que Irã e Estados Unidos não sigam com suas ações militares. Vários deles também condenaram o ataque iraniano.
O secretário de Relações Exteriores do Reino Unido, Dominic Raab, criticou o ataque. "Nós condenamos este ataque a bases militares iraquianas que abrigavam forças da coalizão (contra o Estado Islâmico), incluindo soldados britânicos. Nós estamos preocupados com os relatos de danos e com o uso de mísseis balísticos", disse Raab.
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, pediu mais diplomacia. "A atual crise afeta não apenas a região, mas todos nós. O uso de armas deve acabar agora e dar espaço para o diálogo", disse Ursula.
França, Alemanha e Reino Unido publicaram um comunicado conjunto. "Condenamos os recentes ataques às forças de coalizão no Iraque e estamos seriamente preocupados com o papel negativo que o Irã desempenhou na região, inclusive através da Guarda Revolucionária do Irã e da Força Quds sob o comando do general Soleimani. Agora, há uma necessidade urgente de redução de escala. Apelamos a todas as partes para que exerçam o máximo controle e responsabilidade. O atual ciclo de violência no Iraque deve ser interrompido”, diz o texto.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (3)
Mauro
2020-01-08 11:21:28Agora fica fácil imaginar porque a Europa está cheia de árabes....muçulmanos. O que vai acontecer com a Europa?
Eduardo
2020-01-08 10:38:30Enquanto muito "gênio" direitista sem noção pede guerra e até ataque nuclear, os adultos pedem calma. Srs. pais, afastem as crianças dos computadores.
MARIO KUME
2020-01-08 10:01:15Bando de terroristas...