Captura tela EVTV

Juízes venezuelanos moram de favor em complexo militar

07.01.19 13:15

O juiz Christian Tyrone Zerpa, do Tribunal Supremo de Justiça (TSJ) fugiu da Venezuela com a família e está colaborando com as autoridades americanas na Flórida. Em uma entrevista para a jornalista venezuelana Carla Angola, do canal EVTV, ele falou sobre a podridão da ditadura de Nicolas Maduro.

Ao falar da ausência de separação de poderes no país, Zerpa revelou como o governo exerce pressão sobre os juízes do TSJ. “Boa parte dos magistrados vive no Forte Tiúna (um complexo militar em Caracas) em apartamentos cedidos pelo governo. É muito difícil garantir a independência de um poder quando o juiz vive em um apartamento que o governo cede, mas não dá. Até esse elemento tão importante —o teto em que o juiz vive com a família mas não pode dispor de maneira direta— condiciona as posturas que o magistrado pode assumir no tribunal”, disse Zerpa.

Em 2011, Zerpa começou como deputado do Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV), criado pelo falecido Hugo Chávez. Em 2015, foi instado a se candidatar a juiz pela esposa de Maduro, Cilia Flores. “Você sabe o que esperamos de você”, teria dito ela.

O juiz também disse que muitas decisões políticas são tomadas por Maduro após reuniões com o embaixador de Cuba no Palácio Miraflores, a sede do Executivo. “No alto nível, há muita coordenação e muita conversa para desenvolver políticas internacionais ou tomar decisões internas inspiradas pelo que Cuba manda”, disse Zerpa.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Tudo isso era de conhecimento de magistrados, deputados, e senadores. Não me enganam esse pessoal. Aqui senadores deveriam ter barrado tofolli, Gilmar e outros. Parece defesa de tese acadêmica. Nunca reprova. Tudo armado.

  2. Será que os membros e comparsas da seita corruPTa leram isso? Encaminhem para a atual presidente da OCRIM, Gleisi "amante" Hoffmann.

    1. corruPTo se escreve com PT. E onde há PT , há PSOL , PCdoB e MDB. MDB é pior, porque se disfarça de republicano.

    2. Aqui não estava diferente ! Por muito pouco , estaríamos em situação semelhante

  3. O Foro de SP a pleno vapor na Venezuela. Não fosse pela opção “fora PT”, feita pela imensa maioria do povo brasileiro nas últimas eleições, estaríamos amargando algo parecido com essas as disfunções criminosas da Venezuela.

    1. Vem isto... Imagina que em 16 anos PT MDB deixará o Brasil assim. Mas antes com FHC que não fez as reformas ... E a era Sarney que queria fazer o Brasil o que a família dele fez no Maranhão... Estávamos mau de políticos. Agora tenso JUIZES, DELEGADOS GENERAIS e CAPITÃO no poder Federal , eleitos democraticamente para trazem um senso patriótico ao cidadão mais necessitado, OPORTUNIDADE de crescer.

    2. Pois é Donizeti Muito bem lembrado ! A um alto preço diga-se de passagem Dr Sérgio Moro e Bolsonaro que o digam.

Mais notícias
Assine agora
TOPO