Reprodução

Joe Biden toma posse como presidente dos Estados Unidos

20.01.21 13:50

O democrata Joe Biden (foto), de 78 anos, prestou juramento na tarde desta quarta, 20, como o novo presidente dos Estados Unidos. Ele será o 46º presidente do país. A frase do juramento é sucinta:

Eu, Joe Biden, juro solenemente que vou executar fielmente o cargo de presidente dos Estados Unidos, e com o melhor de minha capacidade, preservarei, protegerei e defenderei a Constituição dos Estados Unidos“, disse Biden.

Quem orientou o juramento de Biden foi o chefe da Suprema Corte, John Roberts. A vice Kamala Harris prestou juramento como vice-presidente minutos antes de Biden. Ela foi acompanhada pela ministra Sonia Sotomayor, uma latina que foi nomeada por Barack Obama, em 2009.

Estavam presentes na cerimônia os ex-presidentes George W. Bush, Bill Clinton e Barack Obama. Donald Trump deixou Washington na manhã desta quarta, rumo a seu resort na Flórida. Na base de Andrews, antes de partir no avião Air Force One, Trump fez um breve discurso ao lado de sua família: “Eu sempre lutarei por vocês. Estarei assistindo. Estarei ouvindo“, disse Trump. “Vamos voltar de alguma forma.”

Antes do juramento, quem cantou o hino americano foi Lady Gaga, que apoiou Biden durante sua campanha à presidência. Jennifer Lopez também se apresentou, e fez uma declaração em espanhol, pedindo justiça para todos.

Por causa da pandemia do coronavírus, apenas duzentas pessoas foram convidadas para a cerimônia. Elas permaneceram sentadas, em lugares reservados e respeitando o distanciamento social. Biden e seus convidados permaneceram de máscara para se proteger do coronavírus. Só retiraram a peça aqueles que falaram ao microfone.

O embaixador do Brasil em Washington, Nestor Forster, assistiu à cerimônia ao lado do embaixador argentino, Jorge Aguello.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Os americanos fizeram a parte deles. Venceram o atraso, o racismo e necrofilia. Agora é a nossa vez. Será que perderemos novamente o bonde da história?

  2. Dias como hoje, em que Joe Biden toma posse como o 46° presidente dos USA, são a prova que os dias de treva não são para sempre. Espero que Biden consiga unir a maioria do povo americano, diminuindo cada vez mais, a parcela da população que não aceita viver numa democracia. Será um trabalho árduo. Trump avançou demais na divisão do país. Mas Biden tem as qualidades necessárias para ser exitoso nessa empreitada. Sucesso Biden. Desejo que o Brasil comece esse processo o mais breve possível.

    1. Pois é. Lembre-se que o ectoplasma do Trump ainda está no Brasil. Se não fizermos um exorcismo logo, continuaremos sofrendo com as chagas do genocídio e necrofilia.

    2. Ouvi o discurso de Biden quase todo. Isso que é discurso de um presidente! Falou que vai governar para todos, não só para os que o apóiam, falou em união, em unificação e não em separação. Lamentou a morte de tantas pessoas pela Covid 19 e prometeu se empenhar ao máximo para defender a população e não deixar o povo à deriva como fez Donald Trump, o louco. Em toda a sua fala exaltou e prometeu defender a democracia.

Mais notícias
Assine agora
TOPO