Marlene Bergamo/Folhapress

Janaina quer homenagear Hélio Bicudo com nome de presídio

22.11.20 16:18

A deputada estadual Janaina Paschoal (foto), do PSL, apresentou um projeto de lei na Assembleia Legislativa paulista para batizar um presídio da cidade de Mogi das Cruzes, na Grande São Paulo, com o nome de Hélio Bicudo. A ideia é homenagear o jurista com quem ela protocolou, em setembro de 2015, o pedido de impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, que deixou o cargo em agosto do ano seguinte.

Nascido em Mogi das Cruzes em 1922, Bicudo formou-se advogado na Faculdade de Direito da USP, foi promotor de Justiça e destacou-se como defensor dos direitos humanos, combatendo o Esquadrão da Morte, organização paramilitar dos anos 1970. Na década de 1980, ele foi um dos fundadores do PT, partido pelo qual foi eleito deputado federal e vice-prefeito de São Paulo, ao lado de Marta Suplicy. Bicudo deixou a sigla em 2005, após o escândalo do mensalão.

Em dezembro de 2017, ao lado de Janaina e outros advogados, o jurista denunciou o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, à Corte Internacional de Haia. Ele morreu em julho de 2018, aos 96 anos. “Justifica-se a homenagem de dar a um Centro de Detenção Provisória seu nome. Como um verdadeiro defensor dos Direitos Humanos, defendia a dignidade de todas as pessoas envolvidas em um eventual conflito”, afirma Janaina no projeto de lei.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

Só R$ 1,90* no primeiro mês

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

*depois, 11 x R$ 14,90

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Isso é uma gelada, em meu estado a família pediu e conseguiu que se retirasse o nome do homenageado de uma unidade prisional

  2. A nobre deputada quer dar nome de presídio pra alguém? Sugiro alguns nomes: Lula, Dilma, Pimentel, Jacques Wagner. Rui Costa, Flávio Dino, Haddad, Gleisi Hoffman, Lindenberg, Sergio Cabral, Pesão, Ciro Gomes, etc,etc. Todos são ótimos nomes e estão intimamente ligados ao crime, não é mesmo?

    1. Até um imbecil de sempre não faria uma lista incompleta. Acrescentaria, por enquanto, a filharada e noras e os amigos milicianos do capitão cloroquina.

  3. Não concordo com esse projeto de lei. Há possibilidades mais elevadas para homenagear essa personalidade importantíssima da política brasileira.

  4. Realmente Hélio Bicudo combateu o Esquadrão da Morte, que vem a ser o precursor das atuais Milícias. O que diria Hélio Bicudo disso se ainda fosse vivo?

  5. A deputada, depois que se aliou ao Bolsonaro, perdeu a bússola e, portanto, o rumo. Primeiro: Helio Bicudo já e’ uma homenagem (para o Brasil, tão carente de Sapiens como ele) e segundo isso é deboche nao homenagem. Qualquer homenagem que fizerem neste pais para quem merece é uma “desomenagem”. Nao merece a companhia de tantos pilantras, amigo do amigo do amigo do vizinho colarinho branco...

    1. eu não gostaria de ter meu nome ou de algum parente em um presídio ou cemitério. Energia pesada.

    1. PORQUE HOMENAGEAR O TAL BICUDO? É VIADUTO,PONTE RUA OUTRAS COISAS MAIS COM NOME DESSES POLÍTICOS QUE NÃO FAZEM OUTRA COISA A NÃO SER ROUBAR O PAÍS.

  6. Janaína, aproveita para pedir para inaugurar o tal presídio o sujeito que tu ajudou a eleger - mas inaugurar como hóspede permanente, logicamente com a filharada e os amigos milicianos.

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO