Jair Renan abriu empresa com ajuda de lobista investigado pela CPI, diz jornal
Empresa de Jair Renan, filho 04 do presidente da República, a Bolsonaro Jr Eventos e Mídia foi aberta com o auxílio de Marconny Albernaz de Faria, apontado pela CPI da Covid como lobista da Precisa Medicamentos. O caso foi noticiado pelo jornal Folha de S.Paulo. As informações constam de um acervo encaminhado ao colegiado pelo...
Empresa de Jair Renan, filho 04 do presidente da República, a Bolsonaro Jr Eventos e Mídia foi aberta com o auxílio de Marconny Albernaz de Faria, apontado pela CPI da Covid como lobista da Precisa Medicamentos. O caso foi noticiado pelo jornal Folha de S.Paulo.
As informações constam de um acervo encaminhado ao colegiado pelo Ministério Público Federal no Pará relativo à Operação Hospedeiro, deflagrada em outubro do ano passado para investigar um grupo responsável pelo desvio de recursos públicos do Instituto Evandro Chagas. Alvo da investigação, Marconny teve os sigilos quebrados.
O MPF decidiu remeter o material à CPI após constatar uma ligação entre Marconny e a Precisa Medicamentos, que atuou como intermediária do laboratório indiano Bharat Biotech na negociação de 20 milhões de doses da Covaxin com o Ministério da Saúde. A empresa e a pasta chegaram a fechar um acerto de 1,6 bilhão de reais, que acabou cancelado diante do surgimento de denúncias de corrupção.
Os diálogos que chegaram às mãos dos senadores da comissão mostram que Jair Renan e Marconny começaram a tratar da abertura da empresa via WhatsApp em 17 de setembro de 2020, cerca de dois meses antes de o negócio ser constituído oficialmente no site da Receita Federal
Na ocasião, Marconny escreveu a Jair Renan: “Bora resolver as questões dos seus contratos!! Se preocupe com isso. Como te falei, eu e o William estamos a sua disposição para te ajudar”, disse.
“Show irmão. Eu vou organizar com Allan [Lucena] a gente se encontrar e organizar tudo”, teria respondido o filho 04 de Bolsonaro. Na sequência, Jair Renan comenta que precisaria abrir um processo para registrar a marca no Instituto Nacional da Propriedade Industrial e abrir o registro de microempreendedor.
Marconny , então, dá andamento às tratativas: “Temos que marcar uma reunião para me dizer o que está precisando. bora marcar na segunda”. O filho de Bolsonaro responde “Talkei”, numa referência a "tá ok", expressão usada com frequência por seu pai.
No mesmo dia, o lobista envia uma mensagem para o advogado William de Araújo Falcomer dos Santos, que o representa na CPI da Covid: "Posso marcar uma reunião com o Renan Bolsonaro na segunda às 16h?”, indagou. O causídico responde que sim.
Cinco dias depois, em 22 de setembro, Marconny pede que William lhe envie a localização de seu escritório para repassar a Jair Renan. Tempos depois, em 11 de outubro, o lobista manda uma reportagem sobre a inauguração da empresa de Jair Renan para o advogado, que respondeu: “Fui lá ontem. Tava legal”.
Três dias depois, William afirma: "Renan veio aqui hj. Fiz o certificado. Conversamos algumas coisas”. Marconny respondeu: “Coisa boa”. O advogado, em seguida, comemora: “Amanhã ele assina a abertura da 1 empresa dele”.
Não é apenas essas trocas de mensagens que indicam o envolvimento do clã Bolsonaro com Marconny. Outros diálogos encaminhados à CPI pelo MPF no Pará indicam que Ana Cristina Valle, ex-mulher do presidente, atuou para emplacar uma indicação no Instituto Evandro Chagas, ligado ao Ministério da Saúde, a pedido do lobista. Em um dos diálogos, revelados pelo jornal O Globo, ela diz que a nomeação ficaria “na conta de Renan”, em alusão a Jair Renan.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Marci
2021-09-02 14:06:33Carinha de nazista.
Patricia
2021-09-02 07:05:22Qualquer semelhança com um dos membros do “Peaky Blinders” e mera coincidência.
Nyco
2021-09-02 01:11:14Os ANTAS picaretas/charlatães e demais mídias q ficaram órfãs do cascalho público já reviraram a vida do 01 - Flávio, do 02 - Carlos, do 03 - Eduardo e agora chegaram no 04 - Renan. Nunca encontraram nada, mas de vez em qdo tentam requentar velhas acusações sem prova. Até já prevejo que o próximo alvo será a 05 - Laura. Os pilantras ainda não foram pra cima dela porque ainda é uma criança. Tbém tem as esposas do PR, ele próprio e o irmão, todos investigados sem provas, só por vingança.
Odete6
2021-09-01 22:49:25É que o "cabelinho-pega-rapaz" pegou outro rapaz...dessa vez o lobista....🤗🤗🤗🤗🤗🤗🤗🤗🤗🤗
Odete6
2021-09-01 22:49:22É que o "cabelinho-pega-rapaz" pegou outro rapaz...dessa vez o lobista....🤗🤗🤗🤗🤗🤗🤗🤗🤗🤗
Marina
2021-09-01 20:55:19agora dá para entender a "mal estar" do Marcony
Jose
2021-09-01 19:08:49Hoje vivemos a ideologia dos cegos, pois , só vêm seus interesses . PAiS DE Faz DE ContA ..,.
Antonio
2021-09-01 18:55:28TEORIA DA CONSPIRAÇÃO. APOS O STF TER ENQUADRADO ESSA REVISTA , ELA SE TORNOU VERMELHA E TENDENCIOSA. LAMENTÁVEL NÃO RENOVAREI MINHA ASSINATURA . EU E TODOS QUE CONHEÇO.
Heitor
2021-09-01 18:18:22É inacreditável, o cara comete os mesmos atos que levaram a turma do PT para a prisão.
PAULO
2021-09-01 18:13:55O fato mais acintoso nessa tramoia, é o aluguel da mansão que nos remete ao arranjo adotado pelo ex-presidiário Lula, no caso do apartamento do primo do Bumlai. Tanto o corrupto Lula, quanto o sociopata Bolsonaro, fizeram muito mal aos seus filhos, ao não ter afastado eles das sujeiras da política. Talvez o dinheiro e o luxo, seja melhor do que a moralidade. Eu não acredito nisso. Melhor viver uma vida simples e limpa. Pela Moralidade Vote Moro. Com Moro Podemos Mais 🇧🇷