Irrecuperável politicamente, Mamãe Falei ‘molotovizou-se’
Fazia tempo, na política brasileira, que uma imagem não era tão flagrantemente premonitória. Na quinta-feira, 3, o então pré-candidato ao governo de São Paulo Arthur do Val, o agora ínclito Mamãe Falei, publicou uma foto direto da Ucrânia em que aparecia sentado ao lado de dezenas de garrafas de vidro supostamente destinadas à produção de...
Fazia tempo, na política brasileira, que uma imagem não era tão flagrantemente premonitória. Na quinta-feira, 3, o então pré-candidato ao governo de São Paulo Arthur do Val, o agora ínclito Mamãe Falei, publicou uma foto direto da Ucrânia em que aparecia sentado ao lado de dezenas de garrafas de vidro supostamente destinadas à produção de coquetéis molotov. Abaixo, a legenda “molotove-se”. Os fatos que se seguiriam dali em diante mostrariam que o deputado estadual conseguiria a proeza de “molotovizar-se”, para ficar na expressão cunhada por ele mesmo.
Arthur do Val havia embarcado para a Ucrânia no domingo, 27, a pretexto de reforçar a resistência local contra a invasão russa. Menos de 24 horas depois da publicação da tal foto em suas redes sociais, o parlamentar conspurcou indelevelmente sua carreira pública. Graças ao já notório áudio em que regurgitou, entre outras barbaridades, que as ucranianas são "fáceis" de "pegar" por serem “pobres”. O efeito mais imediato foi a implosão da candidatura ao governo de São Paulo. Decerto, haverá outras consequências políticas – o Podemos, partido ao qual está abrigado, aguarda a desfiliação para as próximas horas e, a não ser que reine o espírito de corpo, ele dificilmente irá escapar da cassação no Conselho de Ética da Assembleia Legislativa de São Paulo.
“Cancelado”, para pegar emprestado um termo da moda, pelos brasileiros, o parlamentar, criado nas redes sociais, deveria saber que a internet não costuma perdoar. Segundo deputado estadual mais votado de São Paulo em 2018 com 478 mil votos, Do Val ganhou projeção publicando vídeos de lacração no youtube após infiltrar-se malandramente em protestos de esquerda. Já suspeitava-se que o deputado não era nenhum virtuose. Até ele jogar o coquetel molotov contra si próprio.
Por óbvio, os áudios, enviados a colegas do MBL, movimento do qual Do Val é dirigente, não foram apenas um deslize, uma imprevidência, fruto de um “erro” num “momento de empolgação” cometido num ambiente “privado”, como o parlamentar quis fazer crer ao desembarcar no Brasil. A indigência contida ali naquela gravação é de natureza moral.
O filósofo grego Epicuro de Samos costumava dizer que “caráter é tudo aquilo que você é quando ninguém está olhando”. Quem teve estômago para ouvir a integralidade do áudio, e a sorte de não sentir engulhos, percebeu claramente que não se tratava de uma brincadeira, uma troça. Não. Ali estava o deputado em sua quintessência. O episódio apenas o desvelou para o país. O show de horrores nas patéticas justificativas apresentadas por ele ao desembarcar no Brasil apenas reforçou a ausência completa de valores civilizatórios. Como bem lembrou o jornalista Jamil Chade, em artigo para o UOL, a violência sexual é uma das armas de guerra recorrentes e demonstra o poder sobre o destino não apenas das vidas, mas também dos corpos e almas de mulheres indefesas e em situação máxima de vulnerabilidade.
Síntese de tudo o que não se deve fazer como político, como ser humano e como homem, o deputado parece irrecuperável politicamente. Do ponto de vista pessoal, também não enfrentará uma quadra simples daqui em diante. Às vésperas do Dia Internacional da Mulher, “Falei” agiu como se não tivesse “Mamãe”. A namorada, sabe-se, ele já perdeu. A dignidade, faz tempo.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
NELSON VIDAL GOMES
2022-03-08 13:07:05Qualquer parlamentar norte-americano ou europeu em situação semelhante já teria renunciado ao mandato. Esta defesa que resta ao Deputado Arthur do Val, que ainda poderá marcá-lo com algo de positivo em sua carreira política para o futuro. Que Deus nos ilumine a todos e abraços fraternos em agnósticos e ateus! Namastê!
NELSON VIDAL GOMES
2022-03-08 11:55:05Está na hora de Moro começar a analisar com muita serenidade e seriedade, a sugestão de Claudio Dantas para a sua candidatura a Deputado por São Paulo. Ademais, considerando a perspectiva do advento do Semipresidencialismo ou quiçá o Parlamentarismo, ante nosso Presidencialismo insepulto. Namastê!
NELSON VIDAL GOMES
2022-03-08 11:47:15Moro deverá compreender que "candidato é igual a goleiro no futebol", além de bom tem que ter sorte. Do jeito que a sorte tem lhe escapado nessa pré-candidatura, é melhor deixar Ciro Gomes cuidar de Lula e a direita tacanha bolsonarista S. FD. Namastê!
NELSON VIDAL GOMES
2022-03-08 11:34:56Moro deverá compreender que "candidato é igual a goleiro no futebol", além de bom tem que ter sorte. Do jeito que a sorte tem lhe escapado nessa pré-candidatura, é melhor deixar Ciro Gomes cuidar de Lula e a direita tacanha bolsonarista S. FD. Namastê!
Fabio
2022-03-07 19:18:20Totalmente desproporcional a "indignação" desse povo. Foi uma fala infeliz? Sim, mas nada muito diferente do que se ouviria normalmente numa turma de futebol etc. Quem nunca soltou uma barbaridade dessas? Agora ter que ouvir esses bozistas/petidstas, todos rachadores, desviadores e lavadores de dinheiro público numa falsa indignação, pagando de santos, é fogo.
JOEL
2022-03-07 16:17:21Sem comentario, cassacao e responder pelos crimes na justica. Pelo povo este ja se fufu. Deveria ter falado antes com a mamae. Falou merda, alias, dizem que a boca fala do que o coracao esta cheio, imagina, se este sujeito fosse eleito governador de S. Paulo! Ia querer trazer as mulheres polonesas todas pra ele no Brasil. Psicopata ao extremo. Eta Brasilzinho prodigo em politicos psicopatas!
CARLOS EDMUNDO MILLER NETO
2022-03-07 13:04:21Isso mesmo. Sujeitinho sem caráter. Não fará falta.
Elda Aparecida Sampaio Mulholland
2022-03-07 12:44:21Ainda bem que desmoronou. Imperdoável!
Reinaldo
2022-03-07 11:52:48Brilhante artigo. Sério, como o 'Mamãe' não é, e contundente.
Murilo Carvalho Festoso
2022-03-07 11:47:12Errou feio. Mas o pior é ver que ele deu munição a vermes bolsopetistas que já fizeram pior e passam pano pra quem faz pior.