Reprodução

Irã esmaga a sociedade civil com fechamento de ONGs

06.03.21 18:20

A Sociedade de Socorro Estudantil Popular do Imã Ali (IAPSRS, na sigla em inglês) era uma das ONGs mais atuantes do Irã, onde tinha registro oficial do governo. Fundada em 1999 em homenagem ao Imã Ali, considerado pelos muçulmanos xiitas como o sucessor de Maomé, atendia a 7 mil crianças (foto) e mulheres pobres no país. No último dia 3 de março, a entidade anunciou no Twitter que encerrará suas atividades por ordem da Justiça.

Uma corte acusou o fundador da IAPSRS, Sharmin Meymandinejad, de insultar o líder supremo do Irã, Ali Khamenei. Veículos da imprensa oficial também acusam a entidade de manter contato com entidades “anti-Irã” no exterior. Mas profissionais que trabalham com o terceiro setor no país contestam as denúncias e afirmam que a ONG não tinha qualquer atividade política.

O governo está seguindo uma política determinada por suas agências de inteligência que visa a desmantelar quaisquer organizações não governamentais independentes, mesmo as de assistência e caridade, e substituí-las por organizações controladas por autoridades ligadas aos órgãos de segurança e de inteligência“, diz Hadi Ghaemi, diretor-executivo do Centro para os Direitos Humanos no Irã, nos Estados Unidos.

A repressão às ONGs começou em 2009, após protestos nas ruas contra fraudes nas eleições. Foram fechadas entidades como a Associação dos Jornalistas, a Sociedade em Defesa dos Direitos dos Prisioneiros, a Organização dos Voluntários Ativistas e o Centro dos Defensores dos Direitos Humanos.

As organizações da sociedade civil são instituições importantes para os cidadãos defenderem melhorias e mudanças em direção a um futuro melhor. No entanto, o governo iraniano quer manter o status quo e, como tal, não pretende tolerar agentes de mudança na forma de organizações da sociedade civil“, diz Ghaemi.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

Só R$ 1,90* no primeiro mês

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

*depois, 11 x R$ 14,90

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Felipe Moura Brasil, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Sonho de vida é ler uma manchete como esta em jornal: " Brasil ordena fechamento de todas as ONGs estrangeiras que atuam na Amazônia!"

    1. Cumpade, quando alguém escreve "bozista", logo perde meu respeito e atenção. A História precisa saber os nomes dos canalhas. Não tenha medo de escrever "Bolsonaro", "petista" ou "Lula". Uns PRECISAM ser citados como protetores de Kassio Marques e Aras (eliminar Lei da Ficha Limpa e destruir a Lava Jato), outros pelas LURIANS (filha de Lula q recebeu 5 milhões do governo e foi viver na França), Telemar e Odebrecht. Da nome aos bois. O resto? São tentativas de enganar a História.

    2. Verdade Emílio. Jaiminho sonha diariamente com o Aiatolá Bozo. Por apoiar o Bozo, ele pode ser considerado um anti-patriota e inimigo da pátria.

    3. Jaime, você é Bozista? Se sim, você não ama o seu país. Simples assim! Todos aqui sabem que os maiores anti-patriotas são os grileiros, garimpeiros e os Bozistas. Todos aliados para destruir as riquezas do país,

    4. Quem briga por seu país contra RATOS como vc, Emílio, não vai pra outros países, tipo Irã (ou França, como é gosto de comunistas do seu jaez). A br8ga contra a roubalheira e a matança so povo DEVE ser travada aqui. Ou vc ama esse país e luta por ele, ou vai vc e toda sua raça pro IINFERNO.

    5. Jose, que tal sugerir a este inspirado proponente ir pro Irã... Lá estarão logo "livres" de ONGs.

    6. A de Marina Silva, que foi acusada de receber verbas enquanto ela era ministra petista e a do cacique de meia-tigela Raoni, que conspirou com França de Macron contra o Brasil, seriam as primeiras da listona. É verdade q esse cacique de araque não vive na França e nem se envolveu em desvio de ouro como falam por aí, mas só o fato de conspirar potências estrangeiras contra o Brasil coloca o pilantra na minha linha de fogo. ONGS seriam dizimadas. Manaus tá um caos ppr causa desses pilantras.

    7. Bandidos como você merecem pegar essa doença que causou a pandemia. Dê uma prova de que as ONGs de lá são criminosas, seus verme? Você só acredita nisso porquê seu falso deus disse.

    8. Como eu falei. Fechar ONGs é o sonho erótico dos bozistas, grileiros e outros delinquentes mais. Né Jaiminho?

  2. Irá copia o Brasil. Odiar e perseguir ONGs é coisa típica de governos tirânicos e fundamentalistas. Este é o esporte predileto do Bozo e dos grileiros de terra brasileiros.

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO