Antonio Molina/Zimel Press/Folhapress

A relutância do governo Doria em revelar os gastos com a Coronavac

06.03.21 16:04

Já faz nove meses que o Tribunal de Contas de São Paulo tenta obter, sem êxito, acesso a todos os acordos e contratos firmados pelo governo de João Doria (foto) com o laboratório chinês Sinovac, para a importação e produção da Coronavac, a vacina contra a Covid-19 patrocinada pela gestão tucana.

Segundo o governo paulista, o acordo, que é mantido sob sigilo, prevê a compra de 6 milhões de doses importadas da China e de matéria-prima suficiente para produzir outras 40 milhões de doses no Brasil, mas os detalhes do contrato assinado com os chineses e dos pagamentos realizados nunca foram revelados.

Ainda no ano passado, o Instituto Butantan, órgão ligado ao governo paulista que se associou à Sinovac para produzir a Coronavac, alegou que os pagamentos seriam efetuados pela Fundação Butantan, entidade parceira do instituto que, por ser privada, “não se encontraria vinculada à administração pública“.

A resposta não convenceu o conselheiro Dimas Ramalho, que insistiu no questionamento alegando que a corte de contas há anos reconhece a entidade como uma “fundação de apoio” ao Instituto Butantan e, por isso, “não pode se abster de prestar os esclarecimentos requisitados“.

No mês passado, depois do início da campanha de vacinação contra Covid-19 no estado, o presidente do Instituto Butantan, Dimas Covas, enviou novo ofício ao tribunal dizendo que o laboratório Sinovac ainda não havia autorizado o levantamento do sigilo do contrato.

A alternativa sugerida ao conselheiro, que é o relator das contas do governador no tribunal, foi a assinatura de uma “transferência de sigilo“, o que permitiria a ele acesso ao contrato mediante compromisso de manter a confidencialidade das informações. Ainda assim, o Instituto Butantan iria buscar o aval da Sinovac.

Segundo as informações fornecidas até agora ao Tribunal de Contas, o custo de cada dose da Coronavac é de 10,30 dólares, cerca de 58 reais, o que inclui o valor do produto, importação, produção e logística. Ao todo, o custo das 46 milhões de doses da Coronavac chega a 2,6 bilhões de reais.

Para o Ministério Público de Contas, o instituto usa a fundação privada nas contratações relacionadas à pandemia para tentar driblar a prestação de contas, deixando o controle externo sobre os custos reais de pesquisa, produção e distribuição da vacina “bastante prejudicado”.

Em resposta a uma ação judicial movida pelo deputado estadual bolsonarista Douglas Garcia, do PTB, na qual ele pede a suspensão do contrato com a Sinovac, o presidente do Instituto Butantan afirmou que todo o custo é arcado pela fundação, que recebe doações e repasses mediante convênios, sem nenhum gasto do tesouro estadual com a vacina.

Dados da Secretaria da Fazenda mostram, contudo, que o governo repassou 85 milhões de reais à Fundação Butantan em junho do ano passado, mês em que foi assinado o primeiro acordo com o laboratório chinês para a realização do estudo clínico que viria a comprovar a eficácia da Coronavac.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

Só R$ 1,90* no primeiro mês

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

*depois, 11 x R$ 14,90

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Felipe Moura Brasil, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Impressiona o desserviço do deputado pedindo suspensão do contrato sinovac em meio a pandemia e sendo a coronavac 90% da vacinação no Brasil

    1. Suspensão não significa fim da vacina, mas sim repactuacao diretamente com o fornecedor

    1. Divulga nas redes sociais esta questão do filho do Doria. Precisamos crescer ainda mais no top of mind.

  2. Gostaria que o PAULO e a SILVIA2 revelassem quanto ganham para defender o Doria com tanto afinco e desonestidade. Está dando na cara demais...!

    1. A pouco dei o lanche da manhã para a minha filha única, que tem síndrome de Rett. Tomei depois o café da manhã com a minha linda esposa. Li algumas notícias e estou aqui humilhando bolsonaristas. Então vamos abstrair um pouco. Imagina o dia de um político corrupto. Acorda e tem que se deslocar 50 km para mascarar a escritura de uma mansão. Tem que se certificar se a Justiça que decidirá seu futuro está comprada. Vêm a público a vergonhosa compra. Mas ele não está nem aí. Qual vida é melhor?

    2. Todo dia nascem idiotas como vc PAULO, recalcado por ser um falido na vida, vive de esmola e inveja, frases copiadas e altisonantes impressionam só os ignorantes como você. Nunca foi ninguém na vida e nunca será. Aproveita o empreguinho enquanto tem.

    3. Uma vizinha fala que o filho do Doria fez uma festa. Pelo que fiquei sabendo, o Doria entrou com uma queixa-crime. Então ela vai ter que provar o que divulgou. Gosto dessa perseguição bolsonarsita ao Doria. Doria já é o político top of mind do Brasil. Não participo de redes sociais. Divulguem nas redes por favor. Isso vai ajudar o Doria a continuar crescendo nas pesquisas.

    4. Eu sou um coitado que humilha o gado bolsonarista. Então vocês são o quê?

    5. Eles devem ganhar por comentário defendido, tem outros preudonimos como palhaço e galt, tem José e Maria. O cidadão ainda se proclama conhecedor de tudo universalmente, um coitado. Deve ter ido na festa do filho do governador cantar no karaoke

    6. Seja específico. Em que momento apelo para a desonestidade intelectual? Jamais receberia alguma coisa, para defender princípios e valores nos quais acredito.

  3. Imagine quando o Doria tiver que prestar contas dos valores recebidos da união e “gastos” no combate à pandemia... Vai ser CADEIA certa.

    1. O PSDB tem muitos problemas. O maior deles é manter no partido o mafioso das Gerais. Mas administrações tucanas sempre se mostraram competentes com às contas públicas. A Lei de Responsabilidade Fiscal é do FHC. Cara, melhora o nível. Assim eu não consigo evoluir. O gado irracional é muito fraco.

    1. João, você está perguntando se a casa do Flávio Bolsonaro foi comprada através de maracutaias? É óbvio que foi. Ele mesmo reconhece, quando em vez de provar a sua inocência nas rachadinhas, apelou para às negociatas objetivando jogar provas no lixo. Eu não sou a puta bem paga que é a justiça no Brasil. Me coloca numa sala com o Flávio Bolsonaro e os advogados, com gravação ao vivo para todo o Brasil, para ver se ele convence algum imbecil, que conseguiu comprar legitimamente. Eu sei fazer conta.

    2. PAULO, você faz parte da Maracutaia da margarina. Você quer insinuar que a milionária casa do governador seria fruto de Maracutaia? Divulgue nas redes sociais, vai subir no top of mind. Invejosinho, anal-iza dor.

    3. Eu preciso sobreviver. E para isso não preciso morar em mansão comprada com maracutaias. Sobrevivo com pouco. Eu estipulei um padrão de vida baixo. Se ganho mais, não aumento o padrão, ajudo os outros. Isso sabe o que é: LIBERDADE.

    4. Paulo garantindo o leitinho das crianças, o pequeno empresário sabichão da cultura inútil ganhando a vida aqui, coitado, não está fácil para ninguém, para sobreviver tem que bancar o idiota. Tempos melhores virão. Ignorem, mas ele precisa sobreviver.

    5. Sergio, eu já cansei de repetir. Eu sou o 1% do 1%. Acha alguma incongruência nas minhas convicções. O staff de imbecis que foi para Israel, não usa máscara aqui e usam máscara em Israel. O que você acha disso? A mãe do Bolsonaro tomou a vacina, por probabilidade, deve ter sido a vacina do Butantan. Se o Bolsonaro acredita que a vacina é ruim, por que deixou a sua mãe tomar? Por que somente agora ele quer comprar vacinas? Por que não comprou às vacinas da Pfizer em agosto? Isso é incongruência.

    6. Kkkkk vestiu a carapuça de doriaminion.... Que babaca...

    7. Não existe nada de errado. Existe um acordo de confidencialidade fechado num ambiente de incerteza. Se o Bozo tivesse "peito" como o Doria, teria feito o acordo com a Pfizer. Mas ele preferiu jogar contra às vacinas, pois achou que o gado irracional do cercadinho era o Brasil. Discursou que a vacina transformava às pessoas em jacaré. O gado aplaudiu. Os brasileiros querem às vacinas. Até a mãe do Bolsonaro tomou a vacina. Se tivesse ouvido a mãe em vez do gado irracional, teríamos mais vacinas

  4. Pois é. Para os comentaristas aqui pro-Doria, a lógica: se eu fiz algo de "bom" eu não preciso prestar contas ou mesmo roubar a vontade. Essa não era a mesma lógica do Lula?

  5. Ao não divulgar o contrato o governador paulista dá munição para as mais diversas teorias, sobretudo a de corrupção. Ademais, viola o princípio constitucional da publicidade. O Tribunal de Contas não pode ser conivente, tome as providências!

    1. João, vc externou o mal que um líder negativo, o Bolsonaro, faz ao país. Em vez dele se unir aos demais gestores, como os governadores, ele sempre se posicionou como um antagonista. Então além do Bolsonaro errar em tudo, provocou erros de governadores, como no caso dos hospitais de campanha. Na queda da primeira onda, Bolsonaro, mesmo contra às evidências, decretou que a pandemia tinha acabado. Os demais gestores, não mantiveram os hospitais de campanha por causa do custo, financeiro e político

    2. Anal - ize sua matemática com margarina. CAMPEÃO EM MORTES o estado de SP, o mais rico é com o seu heroico gestor, que para salvar vidas acabou com os hospitais de campanha. Tem o comando que quer e o povo continua morrendo. Se fosse competente ninguém morria, não soube controlar a pandemia mesmo o STF ter reconhecido o poder para isso e se sobrepor a determinações federais. Terá que responder pelas mortes.

    3. O estado de São Paulo é o que tem a maior densidade demográfica, e no entanto vários estados, muitos deles governados por bolsonaristas, apresentam resultados piores. Sabe fazer conta? Faz às contas e analisa você mesmo.

    4. João Doria acabou com os hospitais de campanha e hoje é o estado campeão de mortes no país. Lá vem o Paulo me xingar. Coitado, vive disso, fazendo papel de idiota sempre e acha que todos acreditam nele.

    5. 1.3 - Enquanto João Doria investiu para salvar vidas, Bolsonaro tem gastado cada vez mais, para TIRAR A NOSSA LIBERDADE.

    6. 1.2 - Na minha análise o Instituto Butantan tem alçada para fechar um acordo nesses termos. Essa aposta certeira foi feita meses atrás, num ambiente de total incerteza. Agora o que nós brasileiros temos que ficar atento, são com os gastos nebulosos do Bolsonaro com a sua mais nova puta bem paga, às Forças Armadas. Enquanto Doria investiu nas vacinas para salvar vidas, Bolsonaro está militarizando o governo e gastando ninguém sabe quanto com mordomias para os militares.

    7. 1.1 - Eu não sei ao pé da letra todas estas questões. Mas vamos analisar o seguinte. A única fonte de receita do Butantan é o governo paulista? O Ministério da Saúde comprou todas às vacinas do Butantan. Em que se baseou a precificação da vacina, que deve ser paga pelo MS? O que fica claro para mim, é o Bolsonaro, que não conseguiu nenhuma vacina para os brasileiros, querer forçar o Instituto Butantan a quebrar um acordo com o seu parceiro chinês.

    1. Poderiam contratar alguém melhor que esse Paulo, que só anal-iza.

  6. Kkkkkk Doria e Bandido ladrãozinho de merda! Me arrependi de votar no lula em 2006 Mas esse voto que dei pra esse governador,me arrependo em dobro Deveria ter anulado meu voto! Esses comentários que vejo aqui é de quem deve trabalhar ou mamar no estado de São Paulo kkk empregados do João Agripino Doria o Bandido mor do Brasil

    1. Vocês parecem samba de uma nota só. Ficam chorando. Vai eu gosto disso. Fica explícito que o Bolsonaro não vai sobreviver aos debates. Aqui na Crusoé, o gado irracional do cercadinho é humilhado.

    2. Você Paulo é a prova viva, guerreiro da web contratado, com que dinheiro, explique......

    3. Te desafio a apontar alguma falcatrua cometida pelo Doria. Doria ao querer chutar o mafioso das Gerais para fora do PSDB, externou para o Brasil, que não tem rabo preso com ninguém. Aproveita e coloca aqui, como Flávio Bolsonaro conseguiu comprar a sua mansão, com a renda que tem. Pintei minha casa recentemente. O Flávio Bolsonaro qdo for pintar a mansão, terá que dividir em inúmeras parcelas por anos. É claro que como eu nasci a noite, mas ñ ontem a noite, dá para deduzir que está tudo dominado

    1. Antônio, isso está na boca do povo, como o ditado, a voz do povo...... Ele tem essa fama

    2. Então aponta alguma desonestidade cometida por Doria. Extremo é levar alguma coisa ao limite. E o que está sendo levado ao limite no Brasil? Os valores cristãos da nosso povo, assistindo este darwinismo social orquestrado pelo Bolsonaro. Nossa indignação com uma justiça cúmplice da corrupção, como no caso da anulação de provas contra o Flávio Bolsonaro. Nossa perplexidade em ver um governo sendo militarizado, focando em tirar a nossa liberdade. Mas isso gado pago não entende.

  7. DIMAS COVAS será reconhecido pela história como um dos maiores cientistas deste país, ao lado de Oswaldo Cruz, Carlos Chagas e Vital Brasil! No mais, ante a inépcia e arrogância do presidente em face da pandemia, tenta esse deputado bozolista afrontar o persistente e lúcido João Doria, que está dando uma lição ao povo de como salvar vidas e cumprir o papel de líder no meio dessa desgraça que já matou mais de 260 mil brasileiros...

    1. Se eu fumei maconha? Não uso nada ilegal. Vocês escrevem tanta besteira. Se as palavras que escrevem, fossem drogas ilícitas, vocês seriam presos por tráfico.

    2. Vou ser específico Paulo -fumou maconha??????? - Deve ser isso Xinga aqui que ganhas mais 10 reais para mortadela Paulo.

  8. Esse deputado bolsonarista deveria, antes de encher a paciência de quem está vacinando o povo brasileiro, sem apoio $$$ nenhum do Bozonero, questionar a comitiva turística que embarcou hoje para Israel, para “comprar” um spray nasal, em fase inicial de estudos... lá vem outra cloroquina...

  9. Este país tá cheio de hipócritas, é tanta preocupação com protocolos, burocracia absurda, isto pode aquilo não atraves destes TCUs e o que assistimos ha anos é uma roubalheira desenfreada. Dória pode ter pecado por excesso aos olhos do tribunal mas não por omissão. Urgencias exigem atitude e coragem do gestor e não ficar com mimimi justificando a sua inércia e culpando o stf como faz o presidente. Parabéns ao governo Dória bota pra rodar a vacinação o resto é mimimi e encenação dos incomodados.

  10. O Tribunal de contas deveria perguntar primeiro quanto custa uma vida. Para os Bozistas, vidas não valem nada. Por isso, este esforço imenso para espalhar mais ainda a pandemia e boicotar qualquer tentativa que ajude a população a se livrar do vírus.

  11. 1.1 - Eu gosto de briga política. É através desses embates, que coisas inescrupulosas vêm a público. Mas esse é o caso de alguém que já perdeu a luta. João Doria colocou o Bolsonaro de cara na lona. Se o tribunal de contas começar a encher o saco do Instituto Butantan, e do governador Doria, empresários devem fazer um consórcio e pagar por essas vacinas. É algo óbvio. A iniciativa privada tem interesse em termos um fluxo confiável de vacinas, e o Butantan é o mais avançado nesse sentido.

    1. João, eu já externei que levo hoje, uma vida muito simples. Me relaciono com pessoas muito ricas e pessoas muito pobres, sendo que essas relações não são de poder, nem para cima, e muito menos para baixo.

    2. Paulo, você está morrendo de inveja. Casa do Doriana 150.000.000 de reais e tudo bem. A tua com certeza nada vale.

    3. 1.2 - Agora o deputado bolsonarista, deve se juntar com outros deputados bolsonaristas, para ajudar o Flávio Bolsonaro, O HOMEM DA CASA DE 1 MILHÃO DE DÓLARES. Quem sabe uma rachadinha entre os deputados, traga um pouco de fôlego para às despesas domésticas do senador. Como o Flávio Bolsonaro vai comer? E quando for pintar a mansão? "Vamos deputados, façam nesse caso um rachadão, para ajudar o Flávio Bolsonaro com a mansão."

  12. TEM que prestar contas sim. Trata-se de verba pública. Tá esquisito. Jogo de empurra-empurra é indício de irregularidade. Embora o governador esteja fazendo um ótimo trabalho, isso jamais o eximirá da prestação de contas.

  13. Nossos idosos estão sendo vacinados graças à insistência do governo paulista, que além de inteligente é grande estrategista. Deve estar dando corda para os Bolsonaristas espernearem bastante, como quando lutou pela vacina, e no final levantou o troféu da primeira dose, para desgosto do Capetão!!!! Que se pelem, povo morrendo e um bando de ineptos brigando para ver quem vai distribuir as vacinas. Brasil precisará se reinventar após a pandemia.

    1. Paulo, você é um indefinido, construído de comentários prostituindo e já se declarou mulher em outras oportunidades, o fato de ter pau no nome não define onde o tens, se na dianteira ou quando engata a marcha ré.

    2. Mércia é homem. Pela construção da frase 93% de probabilidade de ser homem. Mas vamos lá. Ainda bem que nasceu às vacinas depois de 9 meses, graças ao trabalho do governador João Doria e sua equipe. Depois de uma gestação conturbada, tendo Bolsonaro, que é contra o aborto, ter feito de tudo para abortá-la, ela nasceu para trazer esperança para os brasileiros. A vacina do Butantan nasceu, para livrar milhares de brasileiros da morte.

    3. HAHAHAHA!.. 9 meses sem se explicar. Aí tem!.. tá na hora de nascer

    4. ESSES BOLSONARISTAS MENTECAPTOS IGUAIS AO CHEFE DEVERIAM ENCHER O SACO DO LOGÍSTICO GENERAL E NÃO DE QUEM ESTÁ TRABALHANDO PARA EVITAR A MORTE DE SEU POVO.

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO