Inspetores da agência nuclear da ONU deixam o Irã após suspensão de acordo
Parlamento iraniano decidiu suspender a cooperação entre o regime de Teerã e a AEIA

Inspetores da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), da ONU, deixaram o Irã nesta sexta-feira, 4, após a suspensão do acordo de cooperação por parte do regime de Teerã.
“ Uma equipe de inspetores da AIEA partiu do Irã em segurança hoje para retornar à sede da agência em Viena, após permanecer em Teerã durante o recente conflito militar", publicou a AEIA no X.
O diretor-geral do órgão de vigilância, Rafael Grossi (foto), destacou a "importância crucial" da "retomada das atividades de monitoramento e verificação" no país.
A suspensão do acordo foi aprovada pelo Parlamento iraniano, em 25 de junho, logo após o início do acordo de cessar-fogo entre Israel e o Irã,
O enriquecimento de urânio segue sendo um ponto crítico nas negociações nucleares entre Teerã e Washington, que estão paralisadas.
EUA condenam suspensão
A porta-voz do Departamento de Estado americano, Tammy Bruce, classificou como "inaceitável" a medida do Irã de interromper a cooperação com a AIEA.
"Usaremos a palavra inaceitável, que o Irã tenha decidido suspender a cooperação com a AIEA em um momento em que tem uma janela de oportunidade para reverter o curso e escolher um caminho de paz e prosperidade”, afirmou.
"O Irã deve cooperar com a AIEA”, acrescentou.
"Danos graves"
O ministro de Relações Exteriores do Irã, Abbas Araghchi, admitiu, em 26 de junho, que os ataques dos Estados Unidos e Israel às instalações nucleares causaram “danos graves”.
“ Esses danos são graves e estudos especializados e decisões políticas estão sendo feitos simultaneamente”, disse à tv estatal iraniana.
"Agora, o debate sobre a demanda por reparações e a necessidade de fornecê-las se tornou uma das questões mais importantes na agenda diplomática do país”, acrescentou.
Em 22 de junho, os Estados Unidos realizaram uma ofensiva contra os centros nucleares de Fordow, Natanz e Esfahan.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)