Universidade de Oxford

Índia recebeu pedidos de vacinas de 69 países; ação de Ernesto coloca o Brasil no fim da fila

19.01.21 13:21

O Ministério das Relações Exteriores da Índia informou nesta terça-feira, 19, que o país recebeu encomendas de vacinas contra a Covid-19 de 69 nações e declarou que há um grande empenho para garantir o fornecimento a todos.

O Brasil aguarda o sinal verde do governo indiano para fazer a coleta de 2 milhões de doses da vacina de Oxford, fabricada pelo Instituto Serum. O Antagonista apurou, entretanto, que o país deixou de ser prioridade em razão da postura de Ernesto Araújo. Fontes diplomáticas compararam a atuação do chanceler brasileiro a de “um elefante numa loja de cristais‘.

De acordo com autoridades indianas, Ernesto mostrou-se “arrogante“, chegando a afirmar que seria um privilégio para o país fornecer vacinas ao Brasil. Na avaliação de fontes diplomáticas, faltou sensibilidade para entender o contexto social e geopolítico.

O Instituto Serum vai cumprir o contrato firmado com o Brasil, mas tem até 90 dias para fazê-lo e não há disposição para antecipar a entrega do lote de 2 milhões de vacinas — pelo menos enquanto Ernesto Araújo permanecer no comando da diplomacia brasileira.

Segundo a chancelaria indiana, na quarta-feira, 20, receberão imunizantes Butão, Maldivas, Bangladesh, Nepal, Myanmar e Seychelles. Na sequência, em data a ser definida, serão abastecidos Sri Lanka, Afeganistão e Ilhas Maurício.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

Só R$ 1,90* no primeiro mês

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

*depois, 11 x R$ 14,90

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Felipe Moura Brasil, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Ernesto jogou o Brasil para o fim da fila. Sem ele o Brasil deveria estar no meio da fila, mas nunca entre os primeiros. Os vizinhos da Índia têm obrigatoriamente de receber a vacina em primeiro lugar, para evitar que a epidemia se alastre por seus territórios e fatalmente atravesse as fronteiras com a China, que ficaria permanentemente em risco de sofrer sucessivas ondas de contágio.

  2. India esta priorizando seus vizinhos. Ela precisa muito deles em seu conflito com o Paquistão Responsabilizar o Ministro Ernesto Araujo mostra profundo desconhecimento da realidade geopolitica da regiao Ķ

  3. O Governo Bolsonaro derreteu. Não antes dele fritar em óleo quente o General Pazuello, os tolos e arrogantes Ernesto Araújo e Ricardo Salles. É só aguardar e ver.

  4. Temos o nome ou nomes dos diplomatas indianos que declararam tal fato? Há dois dias se dizia que a Índia daria prioridade a países vizinhos, parece compatível com a lista apresentada.

    1. Concordo com você Paulo. Tá parecendo fofoca da Miriam Leitão ou Cantanhede. Que alguém prove q existe relação de uma coisa com a outra.

    2. Esse Paulo bozonático é uma figura... tudo a ver com um lunático e débil idiota.

    3. PAULO, certas questões são tácitas. Você têm que ter capacidade de inferência. Não consegue manter um encadeamento de pensamento dedutivo, a partir de nuances que são divulgadas. Isso é complicado da revista resolver. Para atender você e sua limitação intelectual, toda matéria teria que ser um livro. Provavelmente a revista perderia os demais leitores.

    4. Somente a título de informação para completar a matéria, sem isso a notícia parece fofoca. Ridículo seria pensar de entrar em contato, nunca me passou pela mente nem pedi contato. A Crusoe bem que poderia em nome dos assinantes.

    5. Vc vai entrar em contato Paulo???? Cada figura que aparece aqui. Ridículo.

  5. o enxadrista bolsonaro tem uma movimento chamado GAMBITO DO BURRO TONTO , consiste em sacrificar logo no inicio do jogo todas as próprias peças sem ter nada em troca .É ISSO e só isso.

    1. existe também outra jogada de mestre dele. AFOGAR O GANSO DO REI pela bagatela de 80mil depositados na conta da RAINHA.

  6. Ernesto é o Chanceler mais burro e incompetente que já passou pelo Itamaraty, longe do segundo colocado. Pazuello é o pior e mais despreparado Ministro da Saúde de todos os tempos. E Bolsonaro é o gênio que escolheu e mantém os dois em seu ministério. Se o que ele pretendia era provar que Dilma não era imbatível no quesito "Presidente Incompetente", acertou: ele consegue ser bem pior. Já passou da hora de de ser impichado, pois tornou-se um perigo para a democracia e o futuro do País. Fora! Rua!

  7. E o asno presidente preguiçoso ainda chegou a dizer que ligou para o presidente da Índia para solicitar as vacinas com urgência e que seria atendido, inclusive preparou o avião para buscar os medicamentos. Esse ato, como sempre, serviu apenas para a plateia dele, da mesma forma que ele fazia quando dizia que era "amigo do Trump". Presidente patético!

  8. Comportou-se como um elefante numa cristaleria? Pois com elefantes os indianos sabem lidar, há milênios! Na base do aguilhão. Nosso país é que não merece isso.

    1. “Sou capitão de artilharia; minha especialidade é matar” JMB

  9. Como disse certa vez o Jose, pela falta de tato na relação com a Índia, entramos na fila indiana. Se pelo menos pudéssemos colocar Bolsonaro, general Pazzuelo, Esnesro Araújo, os filhos do presidente...num corredor polonês, ele aprenderiam que molecagem tem consequências.

  10. Esse é o resultado de ter sido 100% subserviente aos EUA (leia-se Trump) e ignorar as boas relações com os países do BRICS. Será que agora ele vai pedir para incluir no programa dos cursos para diplomatas a Índia como mais uma "globalista" que quer dominar o mundo contra os cristãos do ocidente?

  11. Trump criticava a China. USA pode se colocar nas questões geopolíticas com a China, tanto no que tange o "soft power", ou tendo um agravamento nas relações, recorrer ao "hard power". USA tem mercado e relações exteriores, bem como um potencial bélico, que lhe permitem uma relação de antagonismo com os chineses. E o Brasil? Foi gratuito os ataques aos chineses, nosso maior parceiro comercial. Agora sentimos na pele o que é entrar em briga de cachorro grande, sem nenhum motivo pragmático.

    1. Paulo, o nosso presidente FDP serviu de garoto de recado para o Trump diversas vezes.

  12. Ernesto Araújo na verdade é uma mosca. Como os moleques que são filhos do Bolsonaro, que também são moscas. O Bolsonaro é o elefante na loja de cristais. Essas moscas entram no ouvido do elefante e ele faz o estrago de fato. Se Bolsonaro não fosse um MOLEQUE, não estaria cercado por outros MOLEQUES. E os moleques da sua prole, não fariam tanto estrago a algo que transcende questões de família, no caso, questões de Estado. E o Brasil percebe os males que advém por ter um presidente MOLEQUE.

  13. Vergonha desse Desgoverno! As sandices do PR e do Ministro das Relações Exteriores é de um primarismo assustador! Conseguiram colocar o Brasil no final da fila mais uma vez! E ainda tem bosominions idiotas aplaudindo. Vacina é apenas um dos intens que sofreremos boicote. Outros setores serão tb penalizado s pelo amadorismo vigente! Vergonha e nojo!

    1. Coroné ô senhô esqueceu de compra vacina foi! Que nada Araújo esse Covid é melhor que Zeca Diabo, já encheu nosso cemitério. Agora corre fazer mais uma concorrência pra abrir outro. Falei pro Queiroz depositar 90 mil na conta dela. Eh hoje que vai rolar um licor de genipapo no palácio. kkkk

  14. Só tem asno neste governo. Ernesto Araújo, rude e iliterado acha que mundo afora é Brasil, que bufonices é diálogo. Beato Salu sifu...

  15. Esse bolsonaro, além de ser um cavalgadura incompetente para administrar, também o é, como só se poderia esperar, para a escolha de sua equipe (ernesto, pazuelo, paulo, ricardo).

    1. Problema é que os USA têm base para segurar o impacto. Já o Brasil...

  16. O Bozo continua jogando contra a vacinação, do contrário o medieval Ernesto Araujo já teria sido chutado para escanteio. Mas como o cercadinho do Bozo é composto apenas de meia duzia de bovinos bozistas olavistas debilóides, chutar a bunda do Ernesto é o mesmo que perder o seu curralzinho de bovinos idiotizados que trabalham firme junto com o gabinete do ódio.

  17. Além de não ter as habilidades para o cargo que exerce, Ernesto faz do ato de Diplomacia um palanque das vontades do chefe e da área ideológica. Nem Chanceleres de países que seus líderes tem características semelhante a Bolsonaro operam como papagaios de chefe, usando da soberba e agressão como regra do diálogo.

  18. Ernesto Araújo está firme no cargo. Brochanaro é uma tragédia. Não à toa Sales e o imbecil Ernesto permanecem em seu desgoverno. Essas duas antas atrapalham demais a Teresa Cristina - uma ilha nesse governo assassino.

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO