BioNTech

Anvisa aprova fábricas responsáveis por vacinas da Pfizer e da Janssen

19.01.21 13:44

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Anvisa, concedeu o Certificado de Boas Práticas de Fabricação a empresas envolvidas na fabricação das vacinas contra a Covid-19 produzidas pela Pfizer e pela Janssen, subsidiária belga da Johnson & Johnson.

Apesar do avanço, nenhuma das farmacêuticas pediu à Anvisa o registro definitivo das vacinas ou autorização para o uso emergencial e temporário dos imunizantes.

No caso da Pfizer, ao longo dos últimos meses, a agência reguladora analisou dados de quatro empresas participantes do processo de fabricação do ativo biológico e da formulação da vacina. Todas receberam o certificado, sendo a Pharmacia &UpjohnCompany LLC a última a obtê-lo.

Em relação à Janssen, a autarquia concluiu a avaliação das informações relativas à empresa Grand River Aseptic Manufacturing Inc, segunda companhia envolvida na fabricação. A Anvisa ainda aguarda a documentação de mais uma.

Para atestar o cumprimento das boas práticas de fabricação de medicamentos durante a pandemia, a autarquia recorre a dois métodos: a inspeção presencial nas empresas ou a análise de relatórios elaborados por autoridades reguladoras com equivalência regulatória à brasileira, que compõem o Esquema de Cooperação de Inspeção Farmacêutica.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

Só R$ 1,90* no primeiro mês

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

*depois, 11 x R$ 14,90

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Felipe Moura Brasil, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. tenho uma dúvida: para todos os remédios estes procedimentos são iguais? Estes grandes laboratórios já não tem um reconhecimento e um "atestado" que evitariam parte da burocracia e viagens que seriam desnecessárias por órgãos governamentais? Não entendo do assunto mas...

    1. Espero que você receba dose da vacina da Pfizer e tenha uma crise anafilatica para deixar de ser imbecil kkkkk

  2. As principais agencias do mundo já autorizaram várias vacinas e aqui, uma agência de terceiro mundo, somente agora resolve aprova-las. Isso é o que dá quando colocam apadrinhados no comando dessas instiuições.

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO