Incluído em inquérito, youtuber tenta apagar vídeo usado por Bolsonaro para questionar urnas
Na noite de quarta-feira, 4, o youtuber Jeterson Lordano foi pego de surpresa ao saber que terá de depor no inquérito aberto pelo Supremo Tribunal Federal para investigar o presidente Jair Bolsonaro pelas acusações sem provas de fraude nas urnas eletrônicas e ameaças à realização das eleições. Lordano foi incluído pelo ministro Alexandre de Moraes...
Na noite de quarta-feira, 4, o youtuber Jeterson Lordano foi pego de surpresa ao saber que terá de depor no inquérito aberto pelo Supremo Tribunal Federal para investigar o presidente Jair Bolsonaro pelas acusações sem provas de fraude nas urnas eletrônicas e ameaças à realização das eleições.
Lordano foi incluído pelo ministro Alexandre de Moraes em uma lista de cinco testemunhas porque um vídeo que ele gravou em 2018 foi exibido por Bolsonaro na live em que o presidente atacou as urnas eletrônicas. O vídeo dizia que houve fraude no primeiro turno das eleições presidenciais daquele ano.
Ao contrário de Lordano, que percebeu a gravidade da sua afirmação e gravou um segundo vídeo no dia seguinte dizendo que não era possível provar o que havia dito antes, Bolsonaro continua insistindo na tese, sem apresentar provas. Ao recorrer ao vídeo original, o presidente da República acabou arrastando o youtuber para dentro do processo no STF.
"Você me pegou de surpresa. Não queria esse tipo de atenção para mim", disse Lordano a Crusoé, ao ser informado sobre o inquérito. "Eu mesmo vi que falei errado, mas esse segundo vídeo em que eu tentei explicar que não dá para provar que houve fraude, não viralizou. Só viralizou o vídeo da fraude", disse.
Lordano diz que bloqueou o primeiro vídeo em menos de 24 horas no seu canal no YouTube, mas já era tarde. Por causa da polêmica provocada pela gravação, ele iniciou uma cruzada para tentar apagá-la da internet, movendo até ações contra pessoas que se recusaram a fazê-lo.
"O cantor Netinho, que é apoiador do Bolsonaro, colocou meu vídeo (da afirmação de fraude nas urnas) no Facebook dele. Eu entrei em contato e pedi para ele tirar, porque ele tem bastante audiência. Falei que se não tirasse eu ia entrar com ação. Não tinha outro argumento", relata Lordano.
Segundo o youtuber, no caso de Netinho a pressão funcionou e o cantor acabou tirando a gravação do ar. "Mas não adianta. O vídeo viralizou e continua circulando por aí", diz.
Há dez dias, o vídeo estava sendo exibido não só nas redes sociais do presidente da República como na TV Brasil, a emissora oficial do governo, para embasar a campanha de Bolsonaro contra o sistema eleitoral.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Roberto
2021-08-09 13:42:56Ser fezes é ir pro esgoto
Jose maria soares feitosa
2021-08-09 13:23:53Li ontem, procurei hoje comentário de Willian Wac sobre a saúde mental do Presidente e não encontrei , o que houve???
Heloisa
2021-08-09 12:17:16Tudo isso é consequência de ter um Sociopata no cargo mais alto no comando da república tupiniquim, que se comporta como um jovem revoltado, ignorante, inconsequente e irresponsável .
Roque
2021-08-09 10:40:06A saber: A Liberdade de dizer o que quer tem um preço bem alto: É assumir a responsabilidade e aguentar as consequências.
Carlos
2021-08-09 09:32:06Eis mais um dos comportamentos distópicos "supremos": https://youtu.be/Scp4YzF6ppw
Luiz
2021-08-09 07:36:41Não se podr questionar nada no país mais? Ditadura
sergio
2021-08-09 04:46:42Precisa prender, é um delinquente inconsequente como qq outro desse grupo de lunaticos.
Nyco
2021-08-08 23:54:54MUARES eternamente MUARES. Os ASNOS ficam rindo enquanto nossa liberdade vai se exaurindo lentamente através dessa ditadura judiciária, sob o comando dos capas pretas. Menos pior que, a paciência do povo brasileiro está indo prás-pikas na mesma proporção.
Jose
2021-08-08 23:04:36Kkkkkkkkk. O Lordano será preso e o Bozogenocida irá visitá-lo. Na visita o Bozogenocida perguntará ao Lorano: o que você está fazendo dentro da cela? E o Lordano responderá: o que você está fazendo fora dela?
Humberto
2021-08-08 21:43:00Ainda bem que temos o Ministro Alexandre de Moraes, este careca vai partir pra cima destes mentirosos, fabricantes de fake News!!! O Bozo pegou um osso duro de roer!!! Este aí já está cagado, não adianta correr para o bozo , pois o vagabundo deixa todos na mão!!!