Adriano Machado/Crusoé

Ignorando mais uma vez a lista tríplice, Bolsonaro reconduz Augusto Aras ao comando da PGR

20.07.21 16:00

O presidente Jair Bolsonaro encaminhou nesta terça-feira, 20, ao Senado uma mensagem com a proposta de recondução de Augusto Aras ao cargo de procurador-geral da República. Pela segunda vez, o chefe do Planalto ignorou a lista tríplice elaborada por integrantes do Ministério Público Federal e escolheu um nome alinhado ao governo.

Aras terá que ser sabatinado pelo Senado novamente. A sessão na Comissão de Constituição e Justiça da casa deve ocorrer em agosto, após o recesso parlamentar. Desde que chegou ao comando do MPF, o procurador-geral da República tem atuado em sintonia com os interesses de Jair Bolsonaro. A omissão de Aras em casos de grande repercussão gera constrangimento entre procuradores.

Na semana passada, integrantes do Conselho Superior do Ministério Público Federal pediram ao PGR que investigue o presidente Jair Bolsonaro pelo crime de abuso de poder. Reiteradamente, o chefe do Planalto coloca o processo eleitoral brasileiro sob suspeição, com declarações de que o pleito de 2022 pode não ocorrer, caso não seja aprovado o voto impresso.

Em maio, Augusto Aras se posicionou contra a abertura de investigação para apurar o repasse de cheques de Fabrício Queiroz, ex-assessor de Flávio Bolsonaro, para a primeira-dama Michelle Bolsonaro.

O PGR também atuou alinhado a interesses de outros integrantes do primeiro escalão do governo. Ele pediu ao Supremo Tribunal Federal, por exemplo, que o ministro Alexandre de Moraes deixasse a relatoria de um inquérito contra Ricardo Salles, ex-ministro do Meio Ambiente.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. O Presidente e os Senadores que estiverem sob suspeita e sujeitos a investigações, deveriam ser impedidos de participar da indicação e confirmação de Ministros do Supremo, STJ e PGR, pois serão os seus possíveis juízes e responsáveis por eventuais investigações.

  2. Esse bolsonaro conseguiu ser o pior presidente que este país já teve, ele reúne o de pior que já tivemos na presidência, desde a burrice da Dilma até a picaretagem do Lula.

  3. Os Senadores deveriam negar, com tantas evidências de um país aparelhado aos interesses pessoais do PR deveria dar um basta.

  4. Porque o presidente tem de obdecer uma lista tríplice? Quais são as autoridades de "notável saber" que indicam os candidatos? Indicações partidárias ou imparciais? É proibido pelas constituição? E, etc, etc e tal...?

  5. O MITO sempre correto. Tem que escalar os melhores no time pois o time adversário do STF PTralha não joga para perder. Só um lembrete para os muares: se a eleição fosse hoje, a LENDA ganharia do "nine" já no primeiro turno com mais de 100% de vantagem. Bons Pesadelos.

    1. Coitado do Nyco Penico. O muar está sofrendo de alucinações por causa das overdoses de cloroquina pelo esfíncter. Zurra muar bozista alucinado, zurra!

  6. O Presidente, preocupado com seu futuro político, vai reconduzir seu grande protetor. Ele está certo, o Aras está aí para isso mesmo.

    1. Esta é a conduta própria de todo pulha, se associar ao que são mais cafajestes.

  7. Essa ""recondução"", ao invés do stfinho, deve tá custando uma nota preta pro erário no caixa 3, ou seja, pra nós!!!!...

    1. Quem vende um discurso de um doido aloprado débil mental como o Bolaomerda, está no caminho certo, doente mental também.

  8. CRUSUÉ presta um desserviço ao povo brasileiro com essa perseguição ao presidente eleito pelo povo, é bom lembrar que está presidente porque a maioria colocou-o. Por que a revista e a mídia velha persegue tanto o presidente, será porque ele cortou os bilhões que enchia os bolso dessa mídia incompetente?

    1. Jaime, em tempo, a LavaJato no RJ tb foi encerrada. Simplesmente o Bozzonaro, através do Aras, implodiu a maior força-tarefa contra a corrupção do 🌎, traindo seu eleitorado e realizando o sonho do PT e do Centrão. 😒 https://www.anpr.org.br/imprensa/artigos/25086-combate-a-corrupcao-exige-democracia

    2. Realmente o Bozo foi eleito pela maioria, incluindo nessa maioria o meu voto. Mas tbém foi assim com o Collor e com a Dilma, e ambos sofreram o impeachment. O povo americano elegeu o Trump, que ñ conseguiu se reeleger depois. Aqui no Brasil tudo leva a crer q o Bozo ñ será reeleito. O bom jornalismo, e esse é o caso da Crusoé, ñ se vende por tostões. O bom jornalismo ñ fecha os olhos p/ os desmandos de um déspota. O fato de ter sido eleito ñ serve de blindagem. Viva àcrítica. VIVA À DEMOCRACIA!

    3. exatamente. o mito cortou a mamada da mídia. daí as críticas infundadas

    4. Tô contigo, Marcelo. Votei em Bolsonaro em 2018 mas bastaria de votar se o quadro for o mesmo em 2022. Augusto Aras acabou com a Lava Jato de São Paulo e a de Curitiba e luta pra acabar com a Lava Jato do Rio de Janeiro. Pra mim, é um traidor. Os 57 milhões que colocaram ele no Poder em 2018 se recusaram a se filiar ao partido Aliança pelo Brasil, que ele queria criar. Esse infeliz vai ter o que merece em 2022. Moro 2022, com toda força!

    5. se provar que a crusoe recebeu deste governo ou qualquer outro eu cancelo minha assinatura. Moro 2022

  9. As questões são: 1) o senado pode barrar a indicação do, digamos, presidente? 2) como está o cartaz do Aras junto aos senadores?

  10. o problema não é a escolha do presidente e sim na forma atual que é feita. Qualquer crítica é apenas uma opinião, teria q ser reformulado quem escolhe o procurador e não apenas questionar quem escolheu.

    1. Se o doido varrido Bozo fosse honesto NÃO escolheria um cara para fazer as suas vontades e sim um Procurador interessado em manter a República brasileira.

  11. Helena Mader a Sra onde estava quando os outros presidente escolhiam os procuradores da República? Esse dever de casa a Sra fez no governo anterior. Estranho, viu...

  12. Sem surpresas . Espanto seria ele pelo menos dar uma olhada na lista tríplice . E deixar a segurança que o Aras lhe assegura. Cumprindo o acerto entre ambos . Onde chegamos , senhoras e senhores ...

  13. A revista se "esqueceu" de informar que o presidente não é obrigado a seguir a lista tríplice. Já um jornalista tem a obrigação de informar de forma completa e isenta.

    1. João, e vc se esqueceu de dizer que todos os presidentes antes do Bossalnaro escolhiam alguém da lista tríplice. Mas, pra vc, o viés não é importante, certo? Muuuuu...

    2. 👍👍👍👏👏👏🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷

    1. que sistema, João? o sistema do ministério público? e qual o sistema que deve mandar num cargo de estado e não de governo??

    1. William, os principais traíras estão no governo Bossalnaro. acorda, trouxa!!!

  14. Kkk …. o miliciano está morrendo de medo de ir pra cadeia. O capacho Aras continuará seu serviço de advocacia particular. Vergonha !

    1. Willian, deixa de ser trouxa. A pandemia deixou claro que ele está cagando pros brasileiros. Ele só quer saber de poder e roubar pra família. é o que ele sempre fez. Acorda, trouxa!

    2. São os Zezinho, Paulinhos,Palhacinhos,etc……. Eles querem o “bem” do Brasil!!!

    3. 🤣😄😅😂😆. O cara que quer o bem para o país querem colocar na cadeia 🤣😄😅😂. O cara que roubou o país querem colocar na presidência. HIPÓCRITA.

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO