ReproduçãoReprodução

IA se espalha pelas eleições da Índia

03.04.24 17:30

A crescente incorporação da Inteligência Artificial (IA) em campanhas eleitorais pelo mundo chegou à Índia, que realizará a maior eleição da história, em número de eleitores, entre 19 de abril e 1º de junho.

A IA tem sido usada na Índia, notavelmente, no estado de Tamil Nadu, no sul do país, para ressuscitar políticos falecidos para declararem apoio aos candidatos.

Em uma manobra controversa, o partido de oposição AIADMK utilizou um áudio gerado por IA da falecida atriz e política J. Jayalalithaa para criticar a administração atual.

Paralelamente, o partido no poder estadual, DMK, projetou um vídeo criado por IA que apresentava M. Karunanidhi (foto), igualmente falecido, elogiando seu filho.

A disseminação dessas tecnologias traz consigo a preocupação com a desinformação.

Ashwini Vaishnaw, ministro da Comunicação, alertou para o potencial da IA em ser uma ferramenta de desinformação, algo reconhecido pelo primeiro-ministro Narendra Modi, que conta com o aparato do Estado para buscar a reeleição.

Recentemente, no final de 2023, a Inteligência Artificial foi usada nas eleições na Argentina.

A situação peronista usou a tecnologia em propagandas evocando também figuras falecidas, como a ex-primeira-ministra britânica Margareth Thatcher, para atacar o então presidenciável libertário Javier Milei.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
Mais notícias
Assine agora
TOPO