Grupo de Doria cogita contestar regra que impede novos filiados de votar nas prévias
Acusado de fraudar as datas de filiações ao partido para que aliados possam votar nas prévias do PSDB, em novembro, o grupo do governador paulista João Doria (foto) cogita apelar à executiva nacional da legenda ou até à Justiça contra a regra que restringiu a participação de novos filiados no processo de escolha do candidato...
Acusado de fraudar as datas de filiações ao partido para que aliados possam votar nas prévias do PSDB, em novembro, o grupo do governador paulista João Doria (foto) cogita apelar à executiva nacional da legenda ou até à Justiça contra a regra que restringiu a participação de novos filiados no processo de escolha do candidato tucano ao Palácio do Planalto em 2022.
Propostas por uma comissão especial, as regras para as prévias tucanas foram aprovadas em junho. Ficou estabelecido, por exemplo, que só terão direito a voto na eleição interna os filiados inscritos no partido até o dia 21 de maio, ou seja, seis meses antes da votação. O grupo de Doria era minoria na comissão e alegou que as regras foram aprovadas sob medida para prejudicar o paulista.
Agora, diante das acusações de fraude feitas pelo grupo que apoia o governador gaúcho Eduardo Leite, aliados de Doria falam em "casuísmo" e cogitam entrar com recurso para fazer prevalecer o estatuto do partido, que, na visão deles, é "soberano".
Pelo estatuto tucano, a carência de seis meses de filiação para participação de votações internas só vale para filiados sem mandato. Quem tem mandato, como prefeitos, governadores, deputados e senadores, o prazo de filiação é de um mês. Por essa regra, até a deputada Joice Hasselmann, filiada neste mês por Doria, estaria apta a votar nas prévias.
Segundo um aliado de Doria, "a regra dos seis meses" foi sugerida pelo dirigente tucano João Almeida, que integra o grupo do deputado Aécio Neves e coordena a campanha de Eduardo Leite. Todos que votaram a favor da norma na comissão especial também apoiam hoje a candidatura do governador gaúcho.
Na denúncia apresentada ao diretório nacional do partido na quinta-feira, 21, apoiadores de Eduardo Leite acusam tucanos paulistas de alterarem as datas de filiação no sistema da Justiça Eleitoral para que novos filiados possam votar nas prévias. As supostas fraudes teriam ocorrido em quase 100 casos. O grupo de Doria nega as acusações e diz se tratar de "desespero de perdedor".
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (9)
adenilson cirne de almeida
2021-10-25 09:06:11Penso que cada diretório deveria correr atrás de filiar políticos com mandato até a semana das prévias, partido forte, candidatos fortes …
Globolixo
2021-10-23 23:39:37Pqp ! As fraudes vão dominar as eleições do Brasil! Tudo aqui tem fraude:. Concursos, votos , provas , informações! Por isso e bolso..22 se boca de veludo deixar de fraudar!
Maria
2021-10-23 23:23:43Encosto do Rodrigo Maia.Bota essa mala para fora e da de presente para o Pães.
JOSE
2021-10-23 18:36:13Lamentável que a terceira via tenha perdido a chance de ter um candidato com a altivez do Tasso Jereissati. O país necessita de um nome que inspire confiança e que possa devolver a todos a esperança de uma ordem política, social e econômica. Creio que o Jereissati seria, com seu brioso passado administrativo, o melhor candidato.
Globolixo
2021-10-23 14:17:53Duas bichinhas se alfinetando! Bando de gente da pior qualidade! Espero q a população acorde para o pode vir!
Magda
2021-10-23 13:20:23As regras não são bem claras, como tudo no Brasil. Seja como for, como leiga, acho q Leite tem muito mais chances do que Dória. Em Leite eu voto, em Dória jamais. Se Leite "ceder a vez" ao melhor colocado para PR, será bom pro Brasil. Dória não vai ceder, mas também não vai chegar ao 2° turno. Todos perdem. Em Dória a gente não confia desde q abandonou a prefeitura de SP. Ele não pensa no Brasil, só na sua vaidade q não tem limite.
Eduardo casares da Silva
2021-10-23 12:12:11Doria com isso assina a declaração de fraudador.
Luciano M
2021-10-23 10:53:25Doria sendo Doria! Por que o espanto?
Ferreira
2021-10-23 10:33:25Moro Presidente!