Reprodução/Instagram

Grandes patrocinadores da Rouanet serão obrigados a investir em iniciantes

11.01.22 11:58

Grandes patrocinadores de propostas selecionadas pelo governo federal a partir da Lei Rouanet serão obrigados a investir em projetos iniciantes. A nova mudança no programa foi anunciada pelo secretário Nacional de Incentivo e Fomento à Cultura, André Porciuncula (na foto, à esquerda), na manhã desta terça-feira, 11.

De acordo com Porciuncula, as empresas deverão aplicar pelo menos 100 mil reais em projetos que nunca foram patrocinados antes a cada 1 milhão de reais de isenção de impostos que conquistarem graças ao financiamento de outras propostas. “Vamos acabar com o monopólio que predominava na Lei Rouanet“, comentou. “Chega de ficar sempre patrocinando o mesmo clubinho“, completou.

No tuite, Porciuncula não detalha os critérios para o enquadramento de um “grande patrocinador“, nem antecipa quantos financiadores seriam impactados pela medida.

As regras da Lei Rouanet autorizam os incentivadores a deduzir de seu Imposto de Renda até 100% do valor investido em propostas aprovadas pela Secretaria de Cultura.

De acordo com dados do Sistema de Apoio às Leis de Incentivo à Cultura, houve aumento de captação de recursos de 2020 para 2021. No primeiro ano da pandemia, foram arrecadados 1,5 bilhão de reais. No ano seguinte, o valor subiu para 1,9 bilhão de reais.

Logo após anunciar a medida nas redes sociais, Porciuncula recebeu críticas. “Só tem que lembrar que: quando investe num artista renomado, há uma ‘indústria’ por trás, de funcionários próprios e terceirizados, seja do próprio artista, seja da organização do evento. Famílias sustentadas. É um pensamento muito limitado achar que o artista trabalha sozinho“, disse um dos usuários do Twitter.

O secretário contra-argumentou: “Indústria tem que sobreviver de mercado próprio, não de recurso público“.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. "Grandes" nomes já estabelecidos no cenário artístico, já são considerados empresas, portanto, iniciativa privada. Nada de ficarem mamando nas tetas da Rouanet 'de grátis'. Parabéns Frias e Porciúncula.

  2. Parabéns!!! Excelente iniciativa. Não tem cabimento de um show Ivete Sangalo, Caetano, Chico Buarque, Roberto Carlos, etc. que lotam estádios ainda serem patrocinado pelos nossos impostos.

  3. Concordo. Deve haver incentivo também aos iniciantes, para que a cultura também seja arejada. Quanta gente boa deve haver sem nenhuma chance de mostrar o seu talento.

Mais notícias
Assine agora
TOPO