Joyce N. Boghosian/WH

‘Grande parte do povo americano desconfia do processo eleitoral’, diz Ernesto, após invasão ao Capitólio

07.01.21 15:08

O ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, condenou na tarde desta quinta-feira, 7, a invasão do Capitólio, promovida por manifestantes pró-Trump ontem. Ao mesmo tempo, no entanto, o chanceler brasileiro sublinhou que “grande parte do povo americano se sente agredida e traída por sua classe política e desconfia do processo eleitoral”.

“Há que lamentar e condenar a invasão da sede do Congresso ocorrida nos EUA ontem. Há que investigar se houve participação de elementos infiltrados na invasão. Há que deplorar e investigar a morte de 4 pessoas incluindo uma manifestante atingida por um tiro dentro do Congresso”, enumerou Ernesto Araújo, em seu Twitter.

O ministro também fez uma defesa velada das manifestações que encampam, sem provas, a tese de fraude nas eleições americanas em novembro de 2020. “Duvidar da idoneidade de um processo eleitoral não significa rejeitar a democracia. Ao contrário, uma democracia saudável requer, como condição essencial, a confiança da população na idoneidade do processo eleitoral”.

Ernesto também se referiu a manifestantes como “cidadãos de bem”. “Há que parar de chamar “fascistas” a cidadãos de bem quando se manifestam contra elementos do sistema político ou integrantes das instituições. Deslegitimar o povo na rua e nas redes só serve para manter estruturas de poder não democráticas e seus circuitos de interesse”, escreveu o chefe do Itamaraty.

“Nada justifica uma invasão como a ocorrida ontem. Mas ao mesmo tempo nada justifica, numa democracia, o desrespeito ao povo por parte das instituições ou daqueles que as controlam”, acrescentou o chanceler. “Que os fatos de ontem em Washington não sirvam de pretexto, nos EUA ou em qualquer país, para colocar qualquer instituição acima do escrutínio popular”, concluiu.

Na tarde de ontem, logo após a condenação à insurreição trumpista vinda de diversos líderes mundiais, inclusive de países vizinhos, o Ministério das Relações Exteriores foi procurado pela imprensa para comentar o ocorrido. A exemplo do Planalto, a pasta até então havia optado oficialmente pelo silêncio. Na manhã de hoje, Jair Bolsonaro voltou a falar em fraude na eleição de Joe Biden e disse que, sem voto impresso, o Brasil terá problema maior que os Estados Unidos em 2022. 

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

Só R$ 1,90* no primeiro mês

Edição nova toda Sexta-Feira. Leia com Exclusividade!

Assine a Crusoé

*depois, 11 x R$ 14,90

Deixar para mais tarde

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. É chocante a baixaria e vulgaridade que toma conta dos comentários na Crusoé... Retrato da pobreza intelectual e cultural da nação!!! Conversa de boteco!!!

    1. Bom então vc. não renovar sua assinatura e cair fora. Se informando pelas Lives do BOSTA.

  2. Pra começar, a maior parte elegeu Biden. Os partidos precisam convocar esse sujeito pra prestar esclarecimentos sobre suas falas absurdas e tb devem denunciá-lo a PGR, não cabe a um ministro de estado colocar em dúvida o processo eleitoral de nações com quem temos relações comerciais sob risco de conflitos.

  3. E agora Ernestinho. O Trump admitiu a vitória do Biden e condenou o ataque a democracia americana, chamando os desordeiros de bandidos.

  4. Ernesto. ,Bolsonaro e Trump...que trinca escabrosa.vocês são farinha do mesmo saco..o lugar de vocês é no esgoto..desculpem-me os ratos..vocês não merecem está companhia medonha

  5. Delírio de mais um negacionista! Foi uma diferença de mais de 7 milhões de votos. Se houve fraude, com esse número deveria ser muito fácil conseguir e apresentar provas!

    1. Alguém de bom senso nesses comentários!!! 👍👏

  6. Grande descoberta. Povo eh povo. Fala de tudo. Acho isso , acho aquilo. Aqui quando o voto era no papel, em toda eleição havia comentários de fraudes. Com o voto eletrônico os boatos continuam. O importante é que tanto nos “isteites” quanto aqui , ainda não foi comprovada nenhuma fraude significativa para se mudar o sistema. O fato é que perdedores não assumem a derrota e procuram culpados.

  7. A questão é que o Trump não conseguiria uma mobilização dessa ordem se o povo não compartilhasse desse pensamento. O mundo virou e os assombrados congressistas não se deram conta. Isto não é uma defesa, eu vejo como constatação.

    1. 1922 Benito Mussolini funda na Itália o partido fascista; deu no que deu. 1938 Anschluß; outro maluco anexa a Áustria à Alemanha já como imperador do 3º reich; deu no que deu. 2021 Donald Trump incentiva seus acólitos a interromper o ritual de confirmação de seu oponente eleito presidente dos EUA; quatro mortos. Só faltaram, Jair Messias (sem partido) e Ernesto baterem palmas; onde nos levarão.

    2. Ruth, o Trump conseguiu chegar aonde chegou, alimentando o que um ser humano tem de pior. E mesmo assim, os supremacistas brancos que invadiram o Capitólio eram centenas. E só foram exitosos, porque contaram com uma força policial leniente. Eles não representam nada. O dia que o mundo mudar ao ponto de tipos como aqueles impor uma nova ordem, não poderemos mais chamá-lo de mundo.

  8. Cumpade, após comparar a SABATINA q o Congresso americano fez pra candidata ao STF de lá, vi q os caras jogam duro. São patriotas, quer democratas, quer republicanos. Esses congressistas americanos DIFEREM dos nossos. Bastam ver as leis protecionistas que eles criam, a impossibilidade de tomar bens de políticos, as aposentadorias após 2 mandatos, pensão integral pros familiares (e, para nós, pensão integral só se a(o) pessionista tiver mais q 45 anos de idade). Aqui, opino, precisamos disso.

  9. "Arnesto", só tinha bandeiras e cartazes do Trump, por amostragem 100% dos americanos votaram no Trump. Oh infeliz cê pensa que todos os brasileiros são bolsonaristas. Vá pensando, o Baleia vai desengavetar tudo que o Maia escondeu.

  10. São chegados numa teoria da conspiração. É só checar as redes sociais e verificar a qual partido os invasores são simpatizantes. Simples assim. Já estão arranjando desculpas.

    1. Sim, é, mas Trump desconfia dos votos enviados pelo Correio.

  11. Urna eletronica é segura no Brasil. porque o Sr Bolsonaro não reclamou de fraude quando foi eleito várias vezes para a câmara feferal?

    1. Antonio, ele já está preparando o discurso para a derrota de 2022!

  12. Em resumo, ele está propondo o fim das instituições democráticas. Como se chama isso? Fascismo! Arnesto é um fascista bozolavista!

  13. Eu não esperava nada diferente desse sujeito Ernesto Araújo. Essa visão de mundo que ele vomitou, é digna de sua mente obscura e torpe. Dizer que instituições não estão acima do clamor popular é instigar a barbárie. Esse fascista compartilha da opinião do outro fascista que era ministro da Educação. Queria prender todos os ministros do STF. A justiça nos separa da barbárie. Acabar com a justiça por qual motivo? Para tratarem os cidadãos com a vaquinha sagrada Cloroquina sem contabilizar mortos?

    1. Disse tudo! Concordo plenamente. Esse é um perfeito imbecil destruindo a diplomacia brasileira.

    2. Ou para implantar a lei do cano do fuzil, como preconiza o corrupto do Mensalão Roberto Jefferson, amigo do Bolsonaro. Instituições Araújo são como o mundo imperfeitas, mas todas tem que ser respeitadas. O Trump acusou fraude. Houve investigação e veredito, acompanhado pelos cidadãos através das mídias sérias. Não as que servem de puxadinho para divulgar as mentiras de sempre. Bolsonaro e você já dão o tom do que o Brasil enfrentará. Mas fique ciente. AQUI NO BRASIL FASCISTAS NÃO PASSARÃO.

  14. Os bolsolavistas (agora também petistas) não cansam de disseminar sua mentiras corrosivas. Grande parte do povo americano (muito maior dos que a curriola de apoiadores do bozotrumpismo), confia sim no processo eleitoral. A prova cabal disso é a vitória do Biden.

    1. Está mais para ministro da discórdia exterior. Ernesto é um retardado fissurado por teorias conspiratórias diabólicas que tenham como vilões os comunistas malvadões. Se for um comunista chines então, chega a ter orgasmos múltiplos com o seu vilão malvado o destruindo inteiro. Brincadeiras a parte, se juntar o Bozo e o Ernesto numa conferência internacional, é palhaçada e gargalhada garantida para a platéia de líderes mundiais.

  15. Quem acredita em saliva x polvora parece nao entender a diplomacia nuclear....estao testando a paciencia dos parceiros comerciais? Europa, China e agora USA podem simplesmente prescindir das commodities que o Brasil tem para vender...ou alguem acha que vai faltar comida aqui na Europa porque o Bozo so fala merda? Os cidadaos europeus apoiam maciçamente a reduçao unilateral do comercio com o Brasil.

  16. O visconde do Rio Branco e os grandes diplomatas que tivemos no Brasil já falecidos devem estar se revirando em suas tumbas com tanta asneira que esse tal de ernesto fala. Cala a boca !!!

  17. O que o governo do Pinóquio, na pessoa do ministro das Relações Exteriores, está fazendo é imoral. O governo do Pinóquio está interferindo em assuntos de outro país. IMPEACHMENT JÁ.

Mais notícias
Assine
TOPO