Governo recua e confirma 4º caso de coronavírus no Brasil
O Ministério da Saúde recuou e confirmou no final da manhã desta quinta-feira, 5, o quarto caso de coronavírus no Brasil. Trata-se de uma adolescente de 13 anos que vive em São Paulo e esteve na Itália na semana passada. Inicialmente, a pasta informou que, embora o teste de contraprova da jovem tivesse dado positivo,...
O Ministério da Saúde recuou e confirmou no final da manhã desta quinta-feira, 5, o quarto caso de coronavírus no Brasil. Trata-se de uma adolescente de 13 anos que vive em São Paulo e esteve na Itália na semana passada.
Inicialmente, a pasta informou que, embora o teste de contraprova da jovem tivesse dado positivo, o caso não entraria na lista de infecções confirmadas, por não se enquadrar na definição do Covid-19.
De acordo com o ministério, comandado por Luiz Henrique Mandetta (foto), após reunião em Brasília, especialistas do órgão mudaram de opinião e classificaram o caso da adolescente paulista como confirmado.
Quatro elementos levaram à confirmação do caso: o resultado do exame, o local provável de infecção, a hipótese de a medicação após tratamento de uma lesão ter mascarado os traços da doença e a possibilidade de ainda haver sintomas nos próximos dias.
A situação da adolescente paulista estava sob investigação desde quarta-feira, 4. A jovem tem 13 anos e esteve na Itália, um dos países mais afetados pelo coronavírus. Lá, ela passou por Milão e depois pela região de Dolomitas, onde ficou internada em um hospital por causa de uma lesão no joelho.
Segundo o ministério, ela retornou ao Brasil no último domingo, 1º. No dia seguinte, ela esteve no hospital Beneficência Portuguesa, onde coletou amostras para exames. Um primeiro teste, feito pelo laboratório Fleury, deu positivo. Exame de contraprova feito pelo instituto Adolfo Lutz confirmou a análise.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Lucas
2020-03-06 12:49:33Falta boa-fé na Redação Crusoé.
Gegê
2020-03-05 17:30:19Recuou porque não queria divulgar, queria omitir, manipular os números de afetados no Brasil. Só pode ser isso.
RONI
2020-03-05 17:06:00qual a definição de recuar.....?! alguém pode me ajudar.....acho que estou contaminado pelo vírus da deficiência de entendimento...ou.... alguém está com problema na comunicação....na melhor hipótes.....pois pode ser mais grave a patologia jornalística do repórter!!!!
Henrique
2020-03-05 17:01:34Pera aí cumpadi, qui tem have o c... cas calças? Não tem nada de militante aí. É preferível corrigir uma informação do que manter uma dúvida. Crusoé é o jornalismo mais sério do país.
ROBERTO
2020-03-05 16:26:46Realmente decepcionado com esse jornalismo de vocês. Reavaliar um caso dentro de critérios tecnicos é bom senso. A materia só serve pra desqualificar quem "recuou" O Governo. Isso nao é jornalismo isento. É jornalismo MILITANTE. Lamentável!!!!
VERA
2020-03-05 16:14:25Por isso o correto é usar o termo “ casos notificados” no lugar de “ casos existentes”( tanto suspeitos como confirmados) porque há casos subclinicos (sem sinais ou sintomas) e outros leves que por esse motivo não procuram serviço médico, ou pelo estigma que a doença já suscitou. Embora tenham estado em regiões onde há transmissão ou tenham tido contato com pessoas que estiveram, acabam não sendo notificados. Isso é comum em toda epidemia ( maior ou menor taxa de subnotificação).
Carlos
2020-03-05 14:49:27Recua ??? Vocês estão ficando loucos ou adquiriram o vírus da "foia de São paulo" ?
Miguel
2020-03-05 14:47:29Missão Dada é Missão Cumprida! Dia 15 de março todos nas ruas.
Miguel
2020-03-05 14:37:24Pode protestar contra o presidente! Pode protestar contra Jesus! Pode protestar contra Maria! Só não pode contra o Congresso e o STF, porque aí é “ato antidemocrático!” Todoa nas Ruas no Dia 15. Só faltam 10 dias.
Miguel
2020-03-05 14:21:38IMPORTANTE: Antes, o Legislativo nem se incomodava tanto com nossas passeatas. Mas este ano é ano de eleições municipais. Estão se “borrando” de medo de não elegerem seus candidatos! Chegou a nossa vez de mostrar que vamos renovar até as Câmaras de Vereadores. #Dia15BrasilNasRuas. Só faltam 10 dias.