Marcello Casal Junior/Agência Brasil

Governo estima rombo de R$ 787,4 bi nas contas públicas em 2020

22.07.20 17:52

O rombo nas contas públicas do governo federal em 2020 deve chegar a 787,4 bilhões de reais, conforme informou o Ministério da Economia nesta quarta-feira, 22. O resultado seria o pior da série histórica do Tesouro Nacional, que teve início em 1997.

O déficit primário acontece quando as despesas superam as receitas com impostos e contribuições. A pasta justifica a previsão para este ano com o aumento dos gastos voltadas ao combate à pandemia do novo coronavírus.

O governo Jair Bolsonaro ampliou as despesas, por exemplo, com ações emergenciais na saúde, auxílios a vulneráveis e programas de preservação de empregos. Além disso, ressalta a Economia, com a crise, houve queda na arrecadação de impostos.

No relatório divulgado em maio, a equipe econômica havia estimado que o rombo nas contas públicas ficasse em torno de 540,533 bilhões de reais. Houve, portanto, um aumento de 45% na previsão de déficit.

Conforme o Orçamento, o governo tinha autorização para registrar um déficit primário de até 124,1 bilhões de reais. Contudo, o decreto de calamidade pública, proposto pela gestão Bolsonaro e aprovado pelo Congresso Nacional o desobriga de cumprir a meta.

Mais notícias
Assine agora
TOPO